em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Folha de manga: os 10 benefícios para a sua saúde e como usá-la

A folha da manga é rica em sais minerais, antioxidantes, vitaminas A, B e C, que fazem muito bem ao organismo
folha de manga
Crédito: Wikimedia Commons

A folha de manga é rica em vitamina A, B, C, em sais minerais e antioxidantes. Porém, em que isso influencia no organismo? Esses nutrientes influenciam em muitas funções, trazendo diversos benefícios para o corpo.

Assim, se você pretende começar a utilizar essas folhas em casa, é ideal que você saiba para que ela serve e como usar. Portanto, surpreenda-se com as incríveis propriedades dessa folha e adote-a em sua casa!

Aqui você encontra:

Quais são os benefícios da folha de manga?

A folha de manga é excelente para quem deseja um estilo de vida mais saudável, com mais obtenção de nutrientes para o organismo. Isso se deve aos seus poderosos benefícios. Confira abaixo quais são eles:

1. Protege a visão

A folha de manga é um excelente componente para proteger a visão contra o desgaste gerado pelo tempo e pelo meio externo. Isso se deve ao teor de vitamina A que essa folha possui, vitamina fundamental para a saúde dos olhos.

2. Combate a diarreia

folha de manga
Crédito: Decoração e Plantas

A diarreia pode parecer algo muito simples de ser tratado, para quem tem boas condições financeiras. Porém, em regiões carentes, é altamente letal e mata principalmente crianças.

Essa folha é um poderoso remédio contra a diarreia, pois é rica em vitamina A e a vitamina C, que combatem inflamações que possam decorrer do processo.

A importância da vitamina A para o combate da diarreia é tão grande que o Ministério da Saúde brasileiro afirmou que a suplementação da vitamina A reduziria a mortalidade por diarreia em 28%.

3. Evita a anemia

Achou que apenas o ferro prevenia a anemia? Então saiba que essas folhas são ricas em vitamina B2, também chamadas de riboflavina e que ela previne a anemia.

A vitamina B2 presente nesse ingrediente previne esse mal, pois ela colabora para a produção de hemácias no sangue. Assim, a carência de vitamina B2 certamente levará a pessoa a ter um quadro anêmico.

Conheça os benefícios da manga para deixar a saúde em dia

4. Fortalece a imunidade

Por ser rica em vitamina C, ela pode ser utilizada para combater gripes e resfriados, além de fortalecer o sistema imunológico do corpo. Desse modo, essa folha se torna um aliado para os glóbulos brancos, responsáveis pelo combate de agentes invasores do organismo.

5. Recupera o cabelo

Se você sofre com o problema de queda de cabelo, ela pode ajudar. Afinal, a folha de manga é rica em vitamina A, nutriente responsável por fortalecer e recuperar  as raízes dos fios de cabelo.

6. Controla os hormônios

A vitamina B2 é essencial para a regulação hormonal no organismo. Como você sabe, essa folha é rica em vitamina B2, o que faz com que ela seja poderosa para evitar problemas de ordem hormonal, como ansiedade e depressão.

7. Rejuvenesce a pele

Além de ser rica em antioxidantes, que combatem o desgaste gerado pelos radicais livres, essa folha é rica em vitamina C. Essa vitamina é ideal para que o colágeno aja devidamente, deixando a pele mais firme e jovem. Portanto, essa planta é maravilhosa para o rejuvenescimento.

8. Previne doenças degenerativas

Essa folha previne doenças degenerativas referentes ao sistema nervoso, como o Alzheimer e o mal de Parkinson. Isso se deve ao seu alto teor de vitamina A.

9. Diminui incidência de acnes

Essa folha possui um excelente papel para combater as incômodas acnes no rosto. Isso se deve a suas propriedades anti-inflamatórias que impedem a intensificação dos sintomas e o exacerbamento do pus.

10. Fortalece os ossos

A vitamina A presente na folha de manga possui um importante papel, aliado ao cálcio, para o controle da densidade óssea. Desse modo, o consumo dessa folha aumenta o teor de vitamina A no organismo, o que tornará o osso mais denso e a pessoa menos propensa a lesões e problemas ósseos futuros.

Como usar?

folha de manga
Crédito: Mercado Livre

Para usufruir dos poderosos benefícios da folha de manga é importante que se saiba como usá-la. Desse modo, confira as mais diversas utilidades que esse ingrediente pode ter no seu dia a dia.

1. Banho

Coloque quantidade suficiente de folhas de manga em uma banheira, isso irá depender do volume de água que você utilizar. Deixe 10 minutos de molho e entre na água. Assim, boa parte das propriedades da folha irá passar para a água que em contato com a pele, será absorvida pelo corpo.

Se não for o caso de ter uma banheira em casa, poderá fazer um escalda pés. Basta colocar água morna, junto com as folhas dentro de uma bacia e deixar os pés de molho por cerca de 30 minutos.

2. Chá

O chá de folha de manga é o método mais eficaz para usufruir dos nutrientes. O processo de infusão que é feito nessa bebida, faz com que haja uma absorção muito maior de nutrientes. Confira abaixo como fazer:

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folhas de manga: 1 punhado.

Modo de preparo

  1. Ferva a água em uma panela;
  2. Adicione as folhas de manga;
  3. Desligue a água e tampe por cerca de 10 minutos;
  4. Tome de 2 a 3 vezes por dia.

3. Solução capilar

Para usufruir dos benefícios que a vitamina A possui para o crescimento e fortalecimento capilar, faça uma infusão com água e folhas de manga (deixar as folhas ferverem por 5 minutos).

Depois desse processo, espere esfriar e passe no cabelo.Deixe em contato por 1 hora no cabelo e depois lave bem, como de costume, para remover a infusão.

4. Aromaterapia

Esse tratamento irá ajudar você a ter uma noite de sono mais tranquila, combatendo a insônia. Para isso, coloque 10 folhas de manga, com 10 de manjericão e 10 de eucalipto em um saquinho de pano (gaze ou filó, por exemplo). Deixe-o pendurado na cabeceira da cama ou no criado ao lado durante a noite. No dia a seguir jogue fora. Pode repetir esse processo sempre que desejar, para ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Conheça o que é Aromaterapia, benefícios e como funciona

5. Emoliente para pele seca

Para quem não sabe, um emoliente possui o propósito de hidratação. Desse modo, a folha de manga pode ser usada como para peles secas, hidratando-as e rejuvenescendo-as.

O seu preparo consiste na queima da folha e utilização de suas cinzas na pele. Deixe as cinzas em contato com a região por 20 minutos. Depois, enxague bem.

Pretende usar folha de manga em sua casa? Compartilhe!

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios da alfafa para a saúde
Alfafa: benefícios para a saúde
clareamento dental caseiro
Clareamento dental caseiro funciona?