em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

13 Benefícios da manga para manter a saúde em dia

Além de deliciosa, essa fruta faz muito bem para a saúde. Saiba quais são suas propriedades
benefícios da manga para a saúde e para a beleza
Crédito: Pxhere

Os benefícios da manga, além do fato de essa fruta ser uma delícia, são vários. A fruta possui nutrientes fundamentais para a saúde e que acabam por contribuir também para questões estéticas. Ou seja, nessa equação o erro está apenas em não consumi-la com regularidade.

Facilmente encontrada nos mercados e até nos quintais, a manga é um fruto tropical, suculento e saboroso. A inclusão de qualquer um dos seus tipos na alimentação só traz vantagens, desde que aconteça de forma equilibrada.

Aqui você encontra:

13 Benefícios da manga para a saúde

manga benefícios para a saúde
Crédito: Freepik

Uma variedade de vitaminas e minerais reunidos em um único alimento de origem completamente natural: eis a fórmula de sucesso que justifica esses benefícios para a saúde. Conheça os mais importantes e encontre motivos de sobra para não deixar a fruta faltar na sua casa.

1. Auxilia no fortalecimento dos ossos

É riquíssima em vitamina K que, entre outras coisas, ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio. O mineral é de extrema importância para ter ossos mais fortes.

2. Ajuda no correto funcionamento do sistema digestivo

Suas fibras são elementos essenciais para a limpeza do aparelho digestivo. São alimentos alcalinos que, além de promoverem uma digestão mais eficaz, contribuem para uma redução da acidez estomacal.

3. Atua na prevenção e no tratamento da anemia

Rica em ferro, é recomendada a mulheres em período de gestação ou na menopausa. Isso garante um transporte eficaz de oxigênio para as células do corpo e evita a o tipo mais comum de anemia, a ferropriva.

4. Estimula a função cerebral

A vitamina B6 é outro nutriente que está presente na manga em quantidades bastante relevantes. Ela atua diretamente na função cerebral e produz melhorias no humor, na concentração e no bem-estar geral. Esse poder é potencializado pela presença do ácido glutâmico.

5. Fortalece o sistema imunológico

Adicionar a fruta à sua dieta é o segredo para escapar das viroses e dos resfriados que andam por aí. Isso porque ela possui vitamina C, responsável por manter a imunidade em alta mesmo nos momentos mais críticos.

6. Promove uma boa saúde ocular

Não é só a cenoura que é boa para os olhos. A manga também contém vitamina A na sua composição. Ela é responsável por manter os olhos hidratados e por prevenir a cegueira noturna, um problema comum especialmente com o avançar da idade.

7. Regula os níveis de açúcar no sangue

Apesar de ser extremamente adocicada quando está madura, isso não significa que ela é uma ameaça para quem tem diabetes. O alimento tem um índice glicêmico baixo e, além de manter o organismo saciado por mais tempo, reduz a possibilidade de picos de glicemia e de insulina.

8. Equilibra o colesterol

A presença da vitamina C em grande quantidade ajuda a diminuir o colesterol “ruim”, o LDL. Nesse sentido, os antioxidantes polifenóis e a mangiferina também têm um papel importante.

9. Possui propriedades anticancerígenas

A alimentação é realmente uma peça-chave na prevenção de doenças graves, especialmente o câncer, que mata milhares de pessoas todos os anos. A manga é rica em antioxidantes como a isoquercitrina, a quercetina, a fisetina, o galato de metilo e o ácido gálico. Todos esses possuem ação comprovada no combate às células cancerosas.

10. Boa para a saúde da gestante

Como já foi mencionado anteriormente, o consumo da fruta é especialmente indicado para grávidas por ser uma importante fonte de ferro.

Durante a gestação, há uma tendência ao desenvolvimento da anemia, mais ainda no segundo semestre. Encaixar a fruta e outros alimentos ricos no mineral na dieta é fundamental para manter longe os suplementos e até mesmo evitar problemas.

Isso ajuda a prevenir o aparecimento de más-formações e o desenvolvimento de problemas no sistema nervoso.

11. Fortalece os cabelos

Seja consumida ao natural, em sucos ou adicionada a máscaras capilares, o alimento favorece o crescimento e a manutenção de fios verdadeiramente saudáveis.

Outra vitamina com uma função capilar incrível é a vitamina E. Esse importante antioxidante ajuda a eliminar os radicais livres do organismo, a regenerar as células e ainda estimula a circulação sanguínea no couro cabelo.

12. Combate a caspa

A ação antisséptica da vitamina A auxilia na eliminação de um problema comum e bastante incômodo: as caspas.

Esse problema pode ser resistente até mesmo a produtos específicos e uma boa ajuda da alimentação é muito bem-vinda.

13. Prisão de ventre

Seu consumo regular ajuda a normalizar o funcionamento do intestino, além de combater a prisão de ventre. Isso se dá devido a alta quantidade de fibras em sua composição.

Benefícios para a gestante

manga benefícios para gestantes
Crédito: Freepik

Deve-se sempre dedicar uma atenção especial à alimentação em todas as fases da vida. A gravidez, no entanto, requer ainda mais cuidado por ser um período com condicionamentos e que envolve a saúde de duas pessoas, uma delas ainda em formação. Por isso, é preciso ter conhecimento dos efeitos de tudo aquilo que se ingere.

É verdade também que existe uma série de mitos relacionados com o que uma gestante pode ou não fazer. Um deles envolve essa fruta e possíveis prejuízos ao bebê. Essa crença, no entanto, é completamente equivocada. Cientificamente, estão provados seus benefícios, desde que ela tenha uma origem confiável e que seja o mais orgânica possível.

Como já foi mencionado anteriormente, seu consumo é especialmente indicado para grávidas por ser uma importante fonte de ferro. Durante a gestação, há uma tendência ao desenvolvimento da anemia, mais ainda no segundo semestre. Encaixar manga e outros alimentos ricos no mineral na dieta é fundamental para manter longe os suplementos e até mesmo evitar problemas.

Outro componente essencial nessa etapa é o ácido fólico, que também é encontrado na manga em abundância.

Propriedades nutricionais

A manga é uma fruta fonte de nutrientes essenciais ao bem-estar. Contém as vitaminas A, C, B1, B2 e B5 e ainda minerais como ferro, potássio, magnésio, cálcio e fósforo, sem falar nas proteínas e gorduras. Uma composição perfeita para equilibrar o corpo e dar-lhe ferramentas para lutar contra doenças.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a cada 100 gramas da espécie Tommy, crua, encontra-se:

  • Energia: 51 kcal;
  • Proteína: 0,9 g;
  • Lipídeo: 0,2 g;
  • Carboidrato: 12,8 g;
  • Fibra alimentar: 2,1 g;
  • Cálcio: 8 mg;
  • Magnésio: 7 mg;
  • Manganês: 0,34 mg;
  • Fósforo: 14 mg;
  • Potássio: 138 mg.

Tipos mais comuns

manga tipos mais comuns
Crédito: Freepik

Existem diversos tipos de manga, mas cinco são as mais conhecidas no Brasil:

  • Rosa: presente nas músicas e em muitos quintais, essa espécie é muito comum nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Ela tem menos fibras e sabor mais suave, sendo mais fácil o seu consumo;
  • Espada: tem esse nome por causa do seu formato mais comprido, também comum na região Nordeste, estando presente em outras. É o mais indicado para fazer sucos e, apesar do seu sabor inigualável, é a que tem mais fiapos entre todas;
  • Bourbon: mais difícil de encontrar, sendo normalmente cultivada para exportação, como ocorre nas áreas irrigadas de Juazeiro (BA), ela é sensível e com sabor delicado;
  • Ourinho: pequena, amarela e delicada, ela é bastante resistente e saborosa. Redondinha, ela faz muito sucesso na região sudeste do país;
  • Tommy Atkins: ela é a mais cultivada para comercialização e exportação, sendo facilmente encontrada em mercados. Com pouca fibra e muita polpa, está presente nas mesas de todo país.

Como consumir

Seja pura, tirada do pé ou em preparações, ela é sempre um sucesso. Veja algumas formas possíveis de consumo:

  • In natura
  • Congelada
  • Compota
  • Sucos diversos
  • Doces
  • Sobremesas
  • Tortas
  • Saladas
  • Pratos frios

São diversas as opções, sendo o único problema, a sujeira que se faz tentando comer. Se você quiser cortá-la de um jeito fácil e rápido, siga o passo a passo desse vídeo.

Engorda?

Apesar de ser doce e deliciosa, ela pode não engordar, a depender da sua forma de consumo. Por conter um baixo índice glicêmico e uma grande quantidade de nutrientes, ela pode, sim, ser inclusa em uma alimentação restritiva, porém com cautela.

Suas fibras e nutrientes ajudarão a dar saciedade por mais tempo, nutrindo verdadeiramente o corpo, o que assegura um maior período sem fome. Se sua ingestão se der com oleaginosas, é um lanche perfeito para segurar até a próxima refeição.

Manga com leite faz mal?

Absolutamente, não! Aliás, é uma delícia. Esse mito vem desde a época do Brasil-Colônia, quando a alimentação dos escravos tinha bastante da fruta (dada a oferta gratuita, da natureza) e os senhores de escravos não queriam que eles tomassem o leite das vacas.

Dessa forma, se repetiu diversas vezes a história, até que ela firmasse e fizesse com que os ricos economizassem o leite, às custas daqueles que eram obrigados a produzir.

Então se você quiser tomar manga com leite, não há problemas, salvo sob restrições alimentares pessoais.

Receitas

manga receitas
Crédito: Freepik

E que tal aprender duas receitas fantásticas e fáceis de fazer com essa fruta?

Mousse saudável

Geladinho, ótimo para aqueles dias de verão em que não dá para abrir mão da dieta.

Ingredientes

Iogurte desnatado puro: 1 potinho;
Manga: 1 xícara (chá) bem gelada e madura.

Modo de preparo

  1. Tire a casca da manga;
  2. Bata os ingredientes no liquidificador, até que fiquem homogêneos;
  3. Coloque em taças e faça a decoração com pequenos pedaços de manga;
  4. Deixe na geladeira por uma hora e sirva com uma folha de hortelã decorando

Sorvete refrescante fit

Já entendeu que essa fruta combina com o calor, não é? Mais uma receita ótima para os dias quentes.

Ingredientes

Manga: 2 unidades bem maduras e congeladas;
Banana: 1 unidade congelada;
Hortelã: 3 folhas.

Modo de preparo

  1. Bata os ingredientes em um processador, mexa com uma colher e bata novamente;
  2. Coloque em taças e sirva imediatamente, decoradas com folhinhas de hortelã.

Malefícios

Tal como acontece com qualquer alimento, por mais nutritivo que seja, o problema está em um consumo exagerado. A fruta é pouco calórica, cheia de benefícios, mas, em excesso, pode causar algumas reações desagradáveis, como dores de estômago e prisão de ventre.

Pessoas com tendências a reações alérgicas também devem ter cuidado na hora da sua ingestão. Mesmo que a alergia nunca tenha se manifestado, isso pode acontecer quando o fruto é consumido em grandes quantidades. Esteja atento a urticárias, a inchaços e a erupções cutâneas.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

4 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
homeopatia para ansiedade
Homeopatia para ansiedade funciona?
amizades tóxicas
Amizades tóxicas: como identificar e o que fazer