em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

9 Benefícios da manga para manter a saúde em dia

A manga tem propriedades curativas incríveis que muitos desconhecem.
benefícios da manga para a saúde e para a beleza
Crédito: Pxhere

Os benefícios da manga, além do fato de essa fruta ser uma delícia, são vários. A fruta possui nutrientes fundamentais para a saúde e que acabam por contribuir também para questões estéticas. Ou seja, nessa equação o erro está apenas em não consumi-la com regularidade.

Facilmente encontrada nos mercados e até nos quintais, a manga é um fruto tropical, suculento e saboroso. A inclusão de qualquer um dos seus tipos na alimentação só traz vantagens, desde que aconteça de forma equilibrada.

9 Benefícios da manga para a saúde

Uma variedade de vitaminas e minerais reunidos em um único alimento de origem completamente natural: eis a fórmula de sucesso que justifica os benefícios da manga para a saúde. Conheça os mais importantes e encontre motivos de sobra para não deixar a fruta faltar na sua casa.

1. Auxilia no fortalecimento dos ossos

A manga é riquíssima em vitamina K que, entre outras coisas, ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio. O mineral é de extrema importância para ter ossos mais fortes.

2. Ajuda no correto funcionamento do sistema digestivo

As fibras da manga são elementos essenciais para a limpeza do aparelho digestivo. São alimentos alcalinos que, além de promoverem uma digestão mais eficaz, contribuem para uma redução da acidez estomacal.

3. Atua na prevenção e no tratamento da anemia

A manga é rica em ferro e, por esse motivo, é recomendada a mulheres em período de gestação ou na menopausa. Isso garante um transporte eficaz de oxigênio para as células do corpo e evita a o tipo mais comum de anemia, a ferropriva.

4. Estimula a função cerebral

A vitamina B6 é outro nutriente que está presente na manga em quantidades bastante relevantes. Ela atua diretamente na função cerebral e produz melhorias no humor, na concentração e no bem-estar geral. Esse poder é potencializado pela presença do ácido glutâmico.

5. Fortalece o sistema imunológico

Adicionar a fruta à sua dieta é o segredo para escapar das viroses e dos resfriados que andam por aí. Isso porque ela possui vitamina C, responsável por manter a imunidade em alta mesmo nos momentos mais críticos.

6. Promove uma boa saúde ocular

Não é só a cenoura que é boa para os olhos. A manga também contém vitamina A na sua composição. Ela é responsável por manter os olhos hidratados e por prevenir a cegueira noturna, um problema comum especialmente com o avançar da idade.

7. Regula os níveis de açúcar no sangue

Apesar de  manga ser extremamente adocicada quando está madura, isso não significa que ela é uma ameaça para quem tem diabetes. O alimento tem um índice glicêmico baixo e, além de manter o organismo saciado por mais tempo, reduz a possibilidade de picos de glicemia e de insulina.

8. Equilibra o colesterol

A presença da vitamina C em grande quantidade ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Nesse sentido, os antioxidantes polifenóis e a mangiferina também têm um papel importante.

9. Possui propriedades anticancerígenas

A alimentação é realmente uma peça chave na prevenção de doenças graves, especialmente o câncer, que mata milhares de pessoas todos os anos. A manga é rica em antioxidantes como a isoquercitrina, a quercetina, a fisetina, o galato de metilo e o ácido gálico. Todos esses possuem ação comprovada no combate às células cancerosas.

Benefícios para a gestante

Deve-se sempre dedicar uma atenção especial à alimentação em todas as fases da vida. A gravidez, no entanto, requer ainda mais cuidado por ser um período com condicionamentos e que envolve a saúde de duas pessoas, uma delas ainda em formação. Por isso, é preciso ter conhecimento dos efeitos de tudo aquilo que se ingere.

É verdade também que existe uma série de mitos relacionados com o que uma gestante pode ou não fazer. Um deles envolve a manga e possíveis prejuízos ao bebê. Essa crença, no entanto, é completamente equivocada. Cientificamente, estão provados benefícios da fruta, desde que ela tenha uma origem confiável e que seja o mais orgânica possível.

Como já foi mencionado anteriormente, o consumo da fruta é especialmente indicado para grávidas por ser uma importante fonte de ferro. Durante a gestação, há uma tendência ao desenvolvimento da anemia, mais ainda no segundo semestre. Encaixar manga e outros alimentos ricos no mineral na dieta é fundamental para manter longe os suplementos e até mesmo evitar problemas.

Outro componente essencial nessa etapa é o ácido fólico, que também é encontrado na manga em abundância. Ele previne o aparecimento de má formações e o desenvolvimento de problemas no sistema nervoso.

Benefícios para o cabelo

Os benefícios da manga não param por aí. Faz bem para o corpo, para a alma por ser tão saborosa, mas também para o cabelo. Seja consumida ao natural, em sucos ou adicionada a máscaras capilares, o alimento favorece o crescimento e a manutenção de fios verdadeiramente saudáveis.

A ação antisséptica da vitamina A auxilia na eliminação de um problema comum e bastante incômodo: as caspas. As caspas podem ser resistentes até mesmo a produtos específicos, mas ficarão afastadas do seu cabelo com um reforço na dieta.

Outra vitamina com uma função capilar incrível é a vitamina E. Esse importante antioxidante ajuda a eliminar os radicais livres do organismo, a regenerar as células e ainda estimula a circulação sanguínea no couro cabelo. O resultado é um cabelo com condições favoráveis para crescer mais.

Propriedades nutricionais

A manga é uma fruta fonte de nutrientes essenciais ao bem-estar. Contém as vitaminas A, C, B1, B2 e B5 e ainda minerais como ferro, potássio, magnésio, cálcio e fósforo, sem falar nas proteínas e gorduras. Uma composição perfeita para equilibrar o corpo e dar-lhe ferramentas para lutar contra doenças.

Em 100 gramas da fruta, é possível encontrar cerca de 2 gramas de fibras, uma quantidade incrível em termos proporcionais. Todo esse combo nutricional conta com apenas 50 calorias, um valor relativamente baixo e que só potencializa os benefícios que oferece.

Malefícios

Tal como acontece com qualquer alimento, por mais nutritivo que seja, o problema da manga está em um consumo exagerado. A fruta é pouco calórica, cheia de benefícios, mas, em excesso, pode causar algumas reações desagradáveis, como dores de estômago e prisão de ventre.

Pessoas com tendências a reações alérgicas também devem ter cuidado na hora da ingestão da manga. Mesmo que a alergia nunca tenha se manifestado, isso pode acontecer quando o fruto é consumido em grandes quantidades. Esteja atento a urticárias, a inchaços e a erupções cutâneas.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

4 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Suco para combater inflamações nas articulações
Camapu entra no tratamento do mal de Alzheimer