em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

5 Benefícios da melancia

Imagine uma melancia vermelhinha, suculenta e bem doce… Delícia, não é? Além de saborosa, a melancia tem muitos outros benefícios.
benefícios da melancia
Crédito: Pexels

Muito apreciada no Brasil e no mundo, os benefícios da melancia, cujo nome científico é Citrullus lanatus, são vários. Ela é da família cucurbitácea, a mesma do melão, da abóbora e do pepino. Pode ser arredondada ou ovalada, com polpa vermelha ou amarela, com ou sem sementes.

Normalmente tem a casca verde bem lisa e brilhante, com riscos em tons mais escuros no sentido do comprimento, é doce e tem muita água, além de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Com origem no deserto de Kalahari, na África, é consumida há mais de cinco mil anos, sendo disseminada para outros países em navios mercantes através do Mar Mediterrâneo.

Chegou na China – seu maior consumidor – no século 10, propagando-se para a Europa no século 13 e enviada para as Américas durante o período da escravidão.

No Brasil, ela é adorada em todas as regiões, sendo cultivada em grande escala nos Estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

5 Benefícios da melancia para a saúde

Além de saborosa, muitos são os benefícios da melancia para a saúde, como o auxílio em tratamentos contra o diabetes. Ela também tem propriedades anti-inflamatórias, agindo fortemente contra os radicais livres, provendo energia e hidratação.

É recomendada também para o emagrecimento, combate à asma, equilíbrio do pH do sangue, manutenção da saúde bucal e renal, além de ser um excelente digestivo.

Conheça mais benefícios da melancia e veja o que ela pode fazer pela sua saúde:

1. Hidratação garantida

Ela é excelente para repor água e hidratar o corpo, podendo ser consumida livremente devido a seu baixo teor calórico: uma porção de 100 gramas da fruta possui apenas 30 calorias.

Além disso, também é rica em sais minerais como sódio, magnésio e potássio, que ajudam a manter a hidratação – como um isotônico natural.

Ingerir alimentos que têm alto teor de água também pode ajudar a manter o organismo bem hidratado e a melancia é composta principalmente por água, sendo 92% do seu peso.

2. Rica em nutrientes

Com apenas 46 calorias em uma porção de uma xícara, bem menos do que outras frutas, como o morango, a melancia tem também muitos outros nutrientes.

Em uma xícara de melancia, se encontra 21% da sua necessidade diária de vitamina C, 18% de vitamina A, 5% de potássio, 4% de magnésio e 3% das vitaminas B1, B5 e B6.

Além disso, possui carotenoides como o betacaroteno e licopeno, citrulina e outros, o que faz com que um dos benefícios da melancia seja ajudar a combater os radicais livres. Isso impede que suas células sejam danificadas, tornando seu corpo mais saudável e jovem.

3. Ajuda a prevenir o câncer

O licopeno é um poderoso antioxidante e, como tal, pode ajudar o organismo a combater o câncer e prevenir várias outras doenças. Ele é eficiente na inibição do crescimento de células cancerígenas que atingem o cólon, a mama, a próstata e o pulmão.

Além disso, o licopeno forma uma barreira natural, reforçando nossa imunidade. Estudos mostram a relação da diminuição do risco de determinados tipos de câncer com o consumo de licopeno, principalmente no trato digestivo.

Ainda de acordo com estudos, o licopeno reduz o crescimento de uma proteína chamada IGF, que participa no processo de divisão das células e que, quando elevada, está relacionada ao câncer.

Outro dos benefícios da melancia pode estar sendo descoberto: estudiosos trabalham para comprovar que a cucurbitacina, presente na melancia, tem capacidade de reduzir o crescimento de tumores.

4. Boa para o coração

Por não possuir gorduras e contar com uma boa quantidade de Vitamina C, betacaroteno e licopeno, a melancia é excelente na prevenção de problemas cardíacos e outras doenças relacionadas.

O licopeno é fundamental para a manutenção dos níveis do colesterol e controle da pressão sanguínea, fazendo também com que as paredes das artérias se tornem menos rígidas e espessas, o que facilita o fluxo do sangue.

A citrulina, aminoácido presente na melancia, ajuda a elevar os níveis de óxido nítrico, o que promove a expansão dos vasos, reduzindo assim a pressão arterial.

5. Previne a degeneração macular

A medida em que o tempo vai passando, os olhos começam a exigir maiores cuidados para a manutenção da sua saúde, sendo um nutriente fundamental o licopeno, presente em diversas partes do órgão.

O licopeno previne contra a oxidação e degeneração macular, doença que causa cegueira ou visão subnormal (quando apenas uma parte da visão funciona, neste caso a periférica). Ele é auxiliado pela vitamina C, também presente na melancia.

Assim, por ser rica em licopeno, um antioxidante e anti-inflamatório, um dos benefícios da melancia é cooperar na manutenção da saúde ocular, principalmente dos mais idosos.

Como consumir a melancia

benefícios da melancia como consumir
Crédito: Pixabay

A melancia pode ser consumida natural, em forma de sucos, geleias, doces e o que mais a imaginação permitir. Um doce tradicional é o feito da casca da melancia, em compotas, mostrando sua versatilidade na cozinha.

Dada sua elevada quantidade de nutrientes e baixas calorias, ser ingrediente dos sucos desintoxicantes é um dos benefícios da melancia, que pode ser misturada com gengibre, limão, salsa e outros elementos.

Para você que gosta de opções práticas, a melhor forma ainda é aquela fatia generosa, com ou sem gotinhas de limão.

Cuidados no consumo

O primeiro cuidado no consumo da melancia está na hora da compra. Para escolher corretamente, primeiro erga a fruta para sentir seu peso. Se ela estiver muito leve, quer dizer que está seca por dentro.

Em seguida, veja se ela não está amassada, cortada ou com marcas de batida, pois isso pode contaminar e alterar o sabor e durabilidade da mesma.

Agora o pulo do gato para ter uma melancia bem doce: quanto mais amarela estiver a mancha em uma das extremidades, melhor. Aproveite, lembrando-se de lavar a fruta assim que chegar em casa.

O consumo da melancia é extremamente recomendado para a maioria das pessoas, mas se você tem alguma condição especial, é importante buscar orientação de um profissional antes de comprar.

Separe as sementes da melancia ao ingerir, elas podem causar danos ao seu organismo. Se forem as melancias sem sementes, não tem problema, pois as mini sementinhas brancas dessa variedade não fazem mal.

Você gosta de melancia? Compartilhe sua forma favorita de degustação nos comentários e veja se alguém faz igual!

Se você ainda tem dúvidas de como cortar uma melancia da forma menos complicada, veja no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios do melão
7 Benefícios do melão
como limpar panela queimada
Como limpar panela queimada