Crédito: Unsplash
em

Alimentos para prevenir o câncer de pele

Saiba que sua alimentação pode ser uma aliada na luta para prevenir o câncer mais comum do Brasil

Todo mundo conhece um caso de alguém que já teve câncer, às vezes mais próximas do que gostariam. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil, correspondente a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, tem altas chances de cura se diagnosticado cedo. Mais do que a cura, preocupe-se em evitar. Fora o protetor solar, você sabia que existem alimentos para prevenir o câncer de pele?

Melhores alimentos para prevenir câncer da pele

1. Feijão

Por conter em sua composição uma elevada quantidade de butirato, o feijão é um dos alimentos para prevenir o câncer de pele e de outros tipos também, como o de mama e de cólon.

2. Alho

A alicina, presente no alho, ajuda a reter o crescimento do câncer e a prevenir o seu aparecimento, sendo recomendado o seu consumo.

Além deste nutriente, ele é um poderoso anti-inflamatório, sendo rico em selênio e triptofano, fundamentais para a saúde celular.

3. Brócolis

alimentos para prevenir o câncer de pele brócolis
Crédito: Pexels

Dada a presença do sulforafano, o brócolis pode ajudar a combater as células doentes, evitando que o câncer se espalhe para outras ainda saudáveis.

Da mesma forma, auxilia na função celular, fazendo com que estas permaneçam saudáveis, por isso é um dos alimentos para prevenir o câncer de pele.

4. Linhaça

A linhaça é rica em fitoestrógenos, que reduzem o risco de se desenvolver o câncer de pele, bem como o de mama e de pulmão.

Ela é mais eficaz se utilizada em forma de óleo essencial, pois, dessa forma, os fitoestrógenos estarão em uma maior concentração.

5. Frutas vermelhas

São dois os nutrientes que fazem das frutas vermelhas poderosos alimentos para prevenir o câncer de pele: o ácido elágico, bastante comum nos morangos, e os antocionósidos, em maior quantidade nas amoras.

Eles agem combatendo os radicais livres, reduzindo assim a multiplicação das células doentes.

Além das frutas, são interessantes também a cenoura, a acerola, abóbora e manga, pela presença do carotenoide; folhas verde escuro, repolho, couve-flor e muitos outros, sendo fundamental caprichar na dose diária de vitamina C.

Dicas para prevenir o câncer da pele

Além da alimentação, outros cuidados são importantes para evitar desenvolver um câncer na pele.

1. Proteja-se

Se você não quer desenvolver essa doença, evite expor-se aos raios solares nos horários de maior pico, utilizando sempre protetor solar e roupas anti-UV.

Chapéu também é importante, pois sua aba irá proteger seu rosto, olhos e orelhas da exposição solar excessiva, sendo os de tecido preferíveis aos de palha.

Além disso, os óculos de sol são fundamentais para a proteção dos olhos, evitando assim maiores riscos para a região sensíveis abaixo dos olhos e das pálpebras.

2. Bronzeamento artificial

Há estudos que relacionam o surgimento de câncer de pele com o uso contínuo das câmaras de bronzeamento artificial, principalmente se for antes dos 30.

Para você ter uma ideia do risco, além de utilizar lâmpadas que emite a radiação ultravioleta, no Brasil, esta prática não é permitida desde 2009!

3. Observe manchas e pintas na pele

Normalmente as manchas e sinais na pele são absolutamente inofensivas, mas é sempre bom consultar um dermatologista, principalmente se elas tiverem surgido há pouco tempo, tiverem bordas irregulares ou um crescimento perceptível.

Veja mais características a ficar atento no vídeo:

4. Fortaleça o sistema imunológico

Se suas defesas estão baixas, há uma maior probabilidade de que o câncer se desenvolva, sendo fundamental que você dê uma atenção especial a isso.

Alimente-se bem, faça atividades físicas e mantenha relações saudáveis, sempre utilizando preservativos, para sua proteção.

5. Alivie o estresse

O câncer é considerado uma doença de cunho psicossomático, então procure atividades que te deem prazer e deixem seu dia mais leve e interessante.

O autoconhecimento é importante para poder lidar com as incertezas e dilemas do dia a dia, sendo assim fundamental que você busque compreender seus gatilhos emocionais e tratá-los com um especialista.

Faça atividades físicas, com ou sem intensidade, a fim de estimular a liberação dos famosos hormônios da felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
ideias para reciclar CDs

15 Ideias para reciclar CDs velhos

mingau de maizena

6 Receitas fáceis de mingau de Maizena