frutas indicadas para quem tem diabetes
Designed by Freepik
em

Saiba quais são as 7 frutas indicadas para quem tem diabetes

Conheça as melhores para comer e também as que devem ser consumidas com bastante moderação.

Ser diabético é uma condição que implica certas limitações. Uma das principais é referente à alimentação. Mas como a diabetes é uma doença crônica, ou seja, depois de desenvolvida, não é reversível, mais vale se adaptar para viver melhor. Por isso, veja quais são as frutas indicadas para quem tem diabetes, bem como aquelas que devem ser evitadas.

7 Frutas mais indicadas para quem tem diabetes

Quem já nasceu com diabetes e mesmo quem desenvolveu ao longo da vida sabe que essa doença está diretamente ligada ao processo de absorção de açúcar no organismo. Sendo assim, os cuidados com a alimentação são primordiais para não sofrer com os sintomas e efeitos colaterais.

Além de manter uma dieta bem variada, de beber muita água, de praticar atividade física e de visitar seu médico regularmente, também é necessário cuidar com os alimentos ricos em carboidratos e açúcares, mesmo os naturais, como a frutose das frutas. Por isso, veja essa seleção de frutas indicadas para quem tem diabetes.

1. Pera

Os benefícios da pera para diabéticos estão no fato de ela ser uma fruta rica em fibras que são importantes para o controle da liberação da glicose no sangue. Além disso, as fibras aumentam a saciedade e reduzem o desejo por comer a toda hora. A pera também contém potássio, que é essencial para a boa circulação do sangue, o que é fundamental para os diabéticos.

2. Maçã

Também rica em fibras, a maçã vai fornecer ao organismo as mesmas funções da pera, incluindo o controle do colesterol. A maçã também é rica em vitaminas, e uma ótima maneira de comê-la é cozida com canela, para aumentar ainda mais a saciedade.

3. Abacate

O abacate é uma fruta rica em gordura insaturada, que é muito importante para o organismo, em especial para o de quem sofre com uma doença crônica e precisa se manter saudável em todos os aspectos. Além disso, o teor de açúcar do abacate é muito baixo, o que é outra grande vantagem.

4. Coco

Assim como o abacate, o coco entra na lista de alimentos ricos em gordura insaturada, aumentando a saciedade e promovendo o equilíbrio do sistema imunológico. Como os diabéticos são mais propensos a contrair inflamações e infecções, é essencial estar com o organismo sempre fortalecido.

5. Amora

A amora é uma frutinha bastante doce, mas em contrapartida estimula a liberação da insulina, que é o hormônio responsável pela absorção e pela distribuição correta da glicose no sangue. A amora também ajuda a controlar a pressão sanguínea e age como anti-inflamatório.

6. Limão

O limão é uma fruta muito importante. Ele ajuda a equilibrar o pH do sangue, para que fique mais alcalino do que ácido, o que é fundamental para a saúde. Sendo assim, colabora para prevenir inflamações e atua na cicatrização de feridas, que é um problema real na vida dos diabéticos. Por melhorar a circulação, o limão também ajuda a prevenir trombose e problemas cardíacos.

7. Cereja

Essa frutinha, quando in natura (e não em calda) é uma rica fonte de flavonoides, que são excelentes antioxidantes. Esse efeito é primordial para a renovação das células do corpo, que previnem processos inflamatórios, melhorar a cicatrização e promovem a boa saúde de modo geral.

Cuidados ao consumir as frutas

É importante ressaltar que, mesmo oferecendo benefícios à saúde, todas as frutas indicadas para quem tem diabetes devem ser consumidas com moderação, dentro das orientações do médico e nutricionista.

Outra recomendação importante é que as frutas sejam comidas inteiras, sempre que possível com casca, pois assim preservam-se as fibras e mais nutrientes que perdem-se quando se faz suco.

Frutas que devem ser evitadas

As frutas que devem ser evitadas pelos diabéticos são aquelas com teor muito elevado de frutose, como:

  • Damasco;
  • Figo;
  • Banana;
  • Tâmara;
  • Uva;
  • Ameixa;
  • Manga;
  • Abacaxi;
  • Tangerina.

Não quer dizer que a pessoa diabética nunca possa comer essas frutas, até porque elas também possuem um lado nutricional bastante positivo. Porém, outra vez a recomendação é dar preferência às frutas indicadas para quem tem diabetes. Respeite sempre as orientações do médico e do nutricionista, afim de comer com equilíbrio e dentro de uma vida com hábitos saudáveis.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

importância do açúcar para o cérebro

Qual a importância do açúcar para a saúde do cérebro?

receitas de mousse de goiaba

6 Receitas de mousse de goiaba deliciosas para você experimentar