alimentos diureticos para desinchar
Crédito: Unsplash
em

13 Alimentos diuréticos para desinchar

Confira quais são esses alimentos que irão revolucionar de uma vez por todas a sua dieta

Você conhece algum tipo de alimento que possua a capacidade de eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o inchaço? Essa propriedade é típica de alimentos diuréticos, componentes essenciais para auxiliar no processo de emagrecimento. Desse modo, confira abaixo quais são esses alimentos e como usufruir de suas propriedades.

Quais são os melhores alimentos diuréticos?

Muito se sabe sobre esses alimentos e a sua eficácia nas dietas. Vale lembrar que para que os alimentos diuréticos tragam melhores resultados para o organismo, é necessário que eles sejam aliados a atividades físicas frequentes e a uma alimentação balanceada.

1. Aveia

A aveia é uma excelente opção de diurético, pois além de eliminar o inchaço, ela ajuda no emagrecimento como um todo, reduzindo a quantidade de colesterol presente no organismo e fornecendo muitas fibras para melhorar o trânsito intestinal.

2. Limão

O limão é um excelente agente para o emagrecimento, pois além de ser um dos alimentos diuréticos, reduzindo o inchaço e o acúmulo excessivo de líquidos, ele é termogênico, facilitando o processo da queima de gordura localizada.

Além disso, ele é muito simples de ser ingerido, bastando fazer um suco ou até mesmo a água com limão, excelente se ingerida em jejum para remover impurezas e regular o pH do sangue.

3. Couve de Bruxelas

alimentos diuréticos couve bruxelas
Crédito: Unsplash

A couve de Bruxelas é um alimento com poucas calorias que tem muitos antioxidantes e é ótimo para sua saúde, sendo diurético e um excelente instrumento para a remoção de toxinas e radicais livres do organismo.

Algumas pessoas não gostam do sabor desse alimento cru em saladas, logo, é recomendável que se faça esse ingrediente refogado, tornando-o uma opção muito saborosa para acompanhar refeições.

4. Gengibre

Assim como o limão, o gengibre também é incrível para auxiliar no emagrecimento, possuindo propriedades diuréticas e termogênicas, o que favorece na redução do inchaço e da retenção excessiva de líquidos, culminando posteriormente na queima de gordura localizada, através do aumento do metabolismo.

Veja também essa receita de suco de beterraba com gengibre.

5. Beterraba

Além de ser um dos alimentos diuréticos, a beterraba também é rica em antioxidantes e tem um antioxidante específico, a betalaína, muito difícil de ser encontrado e bastante benéfico para o organismo.

Por isso, a beterraba é uma opção bastante saudável para emagrecimento, além de ser muito saborosa, devido ao seu sabor doce, que é utilizado até para se fazer açúcar em alguns países europeus.

6. Repolho

Quem nunca apreciou uma maravilhosa salada com repolho? Eis um alimento que, quando bem temperado, é extremamente saboroso. Porém, ele transcende a esfera do sabor, sendo importante também devido a suas propriedades nutricionais, pois é um excelente diurético, eliminando o excesso de líquidos retidos no organismo.

O repolho também é bom para a manutenção de uma boa saúde corporal, prevenindo doenças cardíacas e muitos outros problemas.

7. Berinjela

alimentos diureticos berinjela
Crédito: Unsplash

A berinjela é um poderoso alimento para desinchar, sendo diurético e muito famoso nas dietas de emagrecimento. Além disso, por ser totalmente natural, a berinjela é muito saudável, contribuindo para o bom funcionamento do metabolismo e dos órgãos em geral.

Por esses motivos, surgiram diversas dietas que envolviam berinjela em seus componentes, como a água de berinjela, ingrediente usado em diversas dietas atuais, devido ao seu excelente poder de eliminação do inchaço.

8. Melancia e melão

Por essas frutas serem compostas principalmente por água, elas possuem a interessante propriedade de elevar a frequência urinária de quem as consome, fator que estimula a eliminação de líquidos desnecessários presentes no organismo. Por isso, a melancia e o melão são excelentes diuréticos, além de contribuírem substancialmente para uma saúde forte.

9. Abacaxi

O abacaxi é mais um dos alimentos diuréticos mais poderosos, pois é composto por muita água e fibras, então ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos e a melhorar a função gastrointestinal, o que é essencial para desintoxicar o corpo dos metais pesados e todos os excessos que causam inflamação nas células.

10. Pepino

Uma saladinha fresca de pepino é sempre bem-vinda como acompanhamento no almoço. Esse vegetal tem um alto teor de água, o que faz dele um ótimo diurético para incluir na rotina alimentar. Outro benefício é que ele ajuda a regular o ácido úrico no organismo, contribuindo com a prevenção da gota.

11. Aipo

Utilizar o aipo em todas as receitas possíveis é uma ótima ideia para ajudar a desinchar e emagrecer. Esse alimento é diurético, laxante, desintoxicante e antioxidante. É muito fácil adicioná-lo em suas receitas, pois ele pode ser usado para fazer suco verde, quiche, sopa, creme, risoto e muito mais.

12. Chás

Depois de falar de cada vegetal, também é interessante saber quais são os preparos diuréticos que pode fazer para desinchar e acelerar o emagrecimento de forma saudável. Os chás devem entrar na sua rotina alimentar quentes ou frios, só precisa escolher quais plantas utilizar.

É legal pedir a recomendação do seu nutricionista para que faça a escolha certa de acordo com as necessidades e limitações do seu organismo. Alguns bons exemplos são chá de cabelo de milho, de funcho, hortelã, hibisco e dente-de-leão.

Veja deliciosas receitas de chás gelados para tomar ao longo do dia.

13. Sopas

Assim como os chás, as sopas são compostas por bastante água e, por isso, são um ótimo alimento diurético para incluir no almoço ou jantar. Para que sejam ainda mais eficientes no emagrecimento, escolha ingredientes saudáveis para suas receitas, variando com legumes bem coloridos e evitando carnes, massas e arroz branco dentro delas.

Também prefira temperos saudáveis, como caldos caseiros e sal rosa ou flor de sal, pois embora o sódio seja muito importante para a saúde, ele atua na retenção de líquidos.

Receita diurética

Essa receita consiste em um suco diurético combinando diversos ingredientes que estimulam a excreção de líquidos desnecessários para o organismo. Ele é ideal para ser tomado de manhã, pois também possui efeito termogênico, acelerando o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura localizada. Confira abaixo como fazê-lo em casa e aproveitar todos os seus benefícios para um emagrecimento mais eficaz.

Ingredientes

Limão: 1 unidade;
Pepino japonês: ½ unidade cortada com casca;
Maçã: 1 unidade com casca e sem sementes;
Folha de hortelã: 1 punhado;
Água gelada: 200 mililitros.

Modo de preparo

  1. Corte o pepino e retire as sementes da maçã;
  2. Coloque tudo em um liquidificador e bata bem;
  3. Pode consumir imediatamente.

Incremente seus novos hábitos com essa receita de chá diurético:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bacon faz mal

Bacon faz mal?

esmalte durar mais

Como fazer o esmalte durar mais