cortar melancia
Crédito: Pxhere
em

Descubra 7 dicas de como cortar melancia de forma simples e fácil

Saiba como fazer cortes perfeitos nessa fruta para as mais diversas ocasiões e economize tempo

A melancia é uma fruta versátil que pode ser ingerida crua, em sucos e até mesmo em drinks. Acontece que ela possui um aspecto decorativo único, fator que destaca a importância de saber cortar melancia de maneiras diversas, para aproveitá-la em diferentes ocasiões. Desse modo, aprneda a cortá-la de maneiras diferentes:

7 formas de cortar melancia

A melancia é uma fruta rica em ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre, fibras e vitaminas C, B1, B2, B3 e B6. Portanto, ela possui diversos benefícios para a saúde e deve ser utilizada com frequência, por ser rica fonte em vitaminas do complexo B; excelente para gerar saciedade – por conta das fibras – e por ter um baixo índice calórico.

Outro ponto é que ela é uma fruta que satisfaz muitas pessoas durante dias quentes, pois ela possui um enorme potencial de hidratação, devido a sua grande quantidade de água presente na polpa. Isso faz com que ela seja frequentemente usada em sucos e drinks que exigem uma decoração apropriada, para festas e eventos.

Conheça os benefícios do suco de melancia e como fazer 

1. Cubos

Esse corte em cubos médios é excelente para quem deseja bater essa fruta no liquidificador para fazer suco ou para quem almeja comer a melancia in natura. Para isso, você necessitará de uma faca grande e afiada e deverá fazer cortes longitudinais por quase toda a extensão da superfície da melancia e depois fazer um corte arredondado em sua superfície, na parte superior da fruta.

Depois, continue na parte superior externa e corte no outro sentido, para que os cubinhos saiam facilmente da fruta na hora de consumi-la.

2. Tiras

O corte em tirinhas é excelente para fazer petiscos com a melancia em eventos ou até mesmo utilizá-la para fazer um café da manhã sofisticado e repleto de frutas. Para isso, corte a melancia ao meio e depois comece a cortar cada metade separadamente.

Ao clicar no vídeo, você irá esclarecer suas dúvidas e conferir o quanto esse método de corte é simples e o quanto ele poderá ser útil para o seu dia a dia.

3. Sem o “chapéu”

Como diria a expressão popular, esse método é de “tirar o chapéu”. Quando se diz tirar o chapéu, a expressão é literal! Você irá remover os dois polos da melancia e deixar a parte de cima e de baixo nivelada e plana.

Pode guardar dessa maneira na geladeira e, para consumir, retire fatias finas da fruta com a faca. Essas fatias são muito simples de serem removidas e ainda por cima, ficam fininhas e deliciosa para ir comendo boas quantidades.

Quais são os benefícios da melancia para a saúde

4. Com cortador

Você também pode cortar melancia com esse instrumento, que se assemelha à roda de um carro. Ele possui diversos espaços para pressionar contra a fruta e um círculo pequeno para o centro.

Para utilizá-lo, basta pressionar esse círculo contra a melancia até a parte oposta do ponto de origem. Isso irá dividi-la em pedaços iguais nas bordas e um miolo redondo no centro.

5. Em triângulos

O corte em triângulos pode dar um pouco mais de trabalho do que os anteriores, mas é perfeito para a elaboração e decoração de drinks e sucos. Para isso, faça um corte base no centro da melancia e a partir daí, faça pequenos triângulos nos sentidos norte e sul da melancia e não se esqueça de cortar até o limite de onde a faca puder alcançar.

6. Método português

Essa é uma dica econômica de como cortar melancia, pois não sobra nenhum resto no interior da casca. Nesse vídeo, ele dá duas técnicas para corte e a segunda é interessante, pois você fará cortes na superfície da casca e depois cortes em outro sentido na polpa da fruta, sendo que a priori você deve cortar a polpa levemente em formato circular.

O diferencial dessa receita está nos tapinhas do final que são úteis para soltar toda a polpa da casca e evitar desperdício.

Melancia engorda? Sim ou não?

7. Descascando

Esse método de cortar melancia consiste em descascar toda a fruta, para depois cortá-la em rodelas grandes e finas. Para descascar, você irá utilizar a faca deitada e fazer cortes finos verticais para remover a casca, por toda a extensão da melancia.

Por fim, corte as duas coroas (polos) da melancia e comece a remover a casca. Depois, basta cortar a parte vermelha em rodelas e estará pronto!

Qual desses modos de cortar melancia foi o seu preferido? Comente abaixo!

42 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sucos para grávidas

10 Melhores sucos para grávidas saudáveis

bolo vulcão

Bolo vulcão: 20 receitas para os apaixonados por doces