em

EstranhoEstranho

Benefícios da batata-doce: saiba como esse alimento atua em seu corpo

Descubra de que forma essa raiz pode beneficiar sua saúde. Veja como e por que comê-la!
19 benefícios da batata-doce
Crédito: Freepik

A batata-doce é um dos alimentos mais funcionais que existem, uma vez que é aproveitada das mais diversas formas na gastronomia. Ela pode ser assada, frita, cozida e mesmo grelhada. Você pode usá-la como acompanhamento ou, se preferir, como prato principal. Independente da forma de consumo, os benefícios da batata-doce são sempre ótimos para você!

O consumo da batata-doce é normalmente associado à alimentação de atletas e de demais esportistas. Isso porque, primeiramente, essa raiz rica é em proteínas e possui baixo teor de gordura. Por consequência, não há estímulo para criação de gordura localizada. Além disso, ela proporciona uma maior sensação de saciedade, o que inibe o consumo exagerado de calorias.

Os benefícios da batata-doce, contudo, não estão ligados apenas ao mundo esportivo. Essa raiz tem uma concentração enorme de nutrientes, como vitaminas A, C, E e K e vitaminas do complexo B. Há a presença, ainda, de minerais como fósforo, potássio, magnésio, cálcio e ferro. A composição desse alimento fornece também agentes antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico.

19 Benefícios da batata-doce para a saúde

A batata-doce é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, visto que costuma ser barata e está disponível durante todo o ano. Nem todas as pessoas, contudo, sabem o quanto ela pode ser benéfica. Ela atua nas mais diversas funções do organismo, principalmente se aliada a uma dieta equilibrada e saudável. Confira a seguir 19 benefícios da batata-doce para sua saúde.

1. Regula a glicemia

Em comparação à batata branca, a batata-doce tem um índice glicêmico consideravelmente menor. Isso a torna uma boa opção alimentar para diabéticos. Os especialistas alertam, no entanto, que o modo de preparo desse alimento interfere nesse benefício. Portanto dê preferência a cozinhá-lo ou mesmo a assá-lo, mas com pouca gordura.

2. É antioxidante

os benefícios da batata-doce
Crédito: Pexels

As vitaminas C e E, além do betacaroteno, tornam a batata-doce um alimento com boas propriedades antioxidantes. Os antioxidantes são essenciais no combate aos radicais livres. O estresse do dia a dia, o consumo de tabaco, a exposição solar e a poluição podem causar aumento desses radicais no organismo, por isso especialistas recomendam esse alimento nesses casos.

Quanto mais intensa a cor da casca da batata-doce, maior é a concentração de betacarotenos. A casca, entretanto, também tem alta concentração de glicoalcaloides, que podem afetar o sistema nervoso central e provocar danos no cérebro. Os especialistas recomendam, portanto, que o consumo da casca seja moderado.

3. Fortalece o sistema imunológico

A alta presença das vitaminas A e C na composição dessa raiz aumentam a defesa do corpo humano. Uma vez que o sistema imunológico está protegido e fortalecido, as chances de surgirem resfriados, gripes e outros problemas, portanto, acaba por diminuir.

4. Desintoxica o organismo

Se você bebeu demais ou comeu algo que lhe fez mal, comer batata-doce pode lhe ajudar. Isso porque ela atua na desintoxicação do organismo e livra seu corpo de alguns “venenos”.

5. Protege o estômago

Devido ao potássio, aos betacarotenos e às vitaminas A e B, a batata-doce protege o estômago de problemas gástricos, como úlceras. Além disso, promove o bom fluxo intestinal.

6. Previne a prisão de ventre

Visto que a batata-doce melhora o sistema digestivo, ela automaticamente acaba com constipação e com a prisão de ventre.

7. Estimula a perda de peso

benefícios da batata-doce e a perda de peso
Crédito: Pxhere

Nenhum alimento por si só emagrece uma pessoa. A batata-doce, no entanto, tem boa concentração de fibra e de carboidratos complexos. Esses dois elementos reduzem o apetite e aumentam a sensação de saciedade, portanto vale incluir essa raiz em sua dieta.

8. Proporciona o ganho de massa muscular

A batata-doce é um alimento interessante de ser consumido antes de um treino muscular. Isso porque ela fornece energia de forma lenta para a musculação e aumenta a troca de massa gorda pela massa magra. Se unir o consumo da raiz ao de proteínas magras, a energia dura do início ao fim do treino, além de promover boa recuperação muscular e redução de cãibras.

9. Atua como anti-inflamatório

Se você procura um anti-inflamatório natural, com certeza deve consumir batata-doce. Ela é uma aliada indispensável, por exemplo, no tratamento de pacientes com artrite.

10. Fortalece a visão

Novamente a vitamina A aparece como fonte de benefícios, pois ela é uma das responsáveis pela proteção e pelo fortalecimento das córneas e da retina.

11. Regulariza a pressão arterial

Especialistas confirmam que consumir batata-doce cozida ajuda o organismo a controlar a pressão arterial. Por essa e por outras razões, portanto, essa raiz é uma aliada de quem tem problemas do coração.

12. Retarda o envelhecimento

A vitamina A protege contra os danos causados pela exposição solar. As vitaminas C e E estimulam o corpo a produzir colágeno. Essa combinação, portanto, mantém a pele mais bonita e mais vistosa por mais tempo. Além disso, há receitas caseiras com a batata-doce boas para tratar pele oleosa e para melhorar sua textura.

13. É calmante

benefícios da batata-doce e redução de estresse
Crédito: Pxhere

Uma vez que essa raiz tem boas taxas de magnésio, ela é usada para combater o estresse. O magnésio proporciona relaxamento e melhoria do humor.

14. Controla o colesterol

As fibras solúveis auxiliam no controle do colesterol no sangue. Dessa forma, a batata-doce é indispensável para evitar derrames, infartos e demais doenças cardiovasculares.

15. Atua no combate ao câncer

Algumas pesquisas recentes têm mostrado que um dos benefícios da batata-doce é prevenir alguns tipos de câncer. Os estudos apontam que os betacarotenos podem ter um papel importante na prevenção do câncer de próstata, por exemplo. Esses mesmos betacarotenos, de acordo com os pesquisadores, preveniriam também a formação dos cânceres do colo do útero, de mama e de ovário.

16. Auxilia em problemas pulmonares

Pessoas com problemas pulmonares como enfisema possuem uma grande deficiência de vitamina A. O consumo de batata-doce, portanto, é uma forma de melhorar essa situação.

17. Previne anemia

Uma vez que a batata-doce possui ferro e vitamina C em sua composição, ela deve estar na dieta de pessoas que tenham ou que possam ter anemia.

18. Estimula o cérebro

Os betacarotenos e os antioxidantes trabalham em conjunto para eliminar os radicais livres do organismo. Isso proporciona um cérebro ativo e estimula a memória.

19. Fortalece os ossos

Os níveis de fósforo na composição da batata-doce são bastante elevados. Dessa forma, tanto os ossos quanto os dentes se propiciam disso e se fortalecem.

Receitas saudáveis com batata-doce

benefícios da batata-doce e receitas
Crédito: Pxhere

Uma das muitas qualidades da batata-doce é ser um alimento versátil. Quem já está acostumado a utilizar essa raiz em sua cozinha já sabe que existem incontáveis receitas saudáveis que podem ser feitas com ela. Se usar a criatividade é possível preparar pratos saborosos e equilibrados, que mantém os benefícios da batata-doce. Veja abaixo algumas ideias de receitas.

Suco de batata-doce

benefícios da batata-doce e suco
Crédito: Tudo Receitas

Não se deixe enganar, pois, apesar de parecer uma receita improvável, o suco de batata-doce é essencial para quem busca uma vida mais saudável. É altamente recomendado, por exemplo, a atletas ou a pessoas que queiram trocar massa gorda por massa magra. Veja abaixo os ingredientes e como preparar.

Ingredientes:

  • Batata-doce cozida com casca: 100 gramas;
  • Água: 300 ml.

Modo de preparo:

1. Bata tudo no liquidificador. Se ficar muito grosso, acrescente mais água.

2. Beba logo que estiver pronto o suco. Acrescente pedras de gelo se quiser.

Purê de batata-doce

benefícios da batata-doce e pure
Crédito: Hora d Comer

Todo mundo gosta de um bom purê de batata. Essa receita aproveita os mais variados benefícios da batata-doce e fica tão gostosa quanto e mais saudável. Você pode servir como acompanhamento de um prato principal, ao lado de uma saladinha, por exemplo.

Ingredientes:

  • Batata-doce: 1 kg;
  • Leite: a gosto.

Modo de preparo:

1. Descasque a batata e corte em rodelas.

2. Transfira as rodelas para uma tigela e leve ao micro-ondas. Cozinhe por 20 minutos.

3. Amasse ou triture a batata-doce e vá adicionando leite.

4. Mexa e bata bem até tudo ficar incorporado.

Suflê de batata-doce

benefícios da batata-doce e suflê
Crédito: Private Cook

Suflês costumam ser opções rápidas de receita para quando se está com pressa ou não se tem muitos ingredientes em casa. O suflê de batata-doce segue essa lógica, além de se mostrar como um prato saudável e simples de ser feito em casa. Confira como fazer.

Ingredientes:

  • Batata-doce: meia unidade, cortada em pequenos cubos;
  • Abóbora: 4 pedaços cortados em cubos;
  • Brócolis: meia unidade;
  • Cenoura: meia unidade;
  • Clara de ovo: 3 unidades;
  • Farinha de trigo: 3 colheres de sopa;
  • Cebola: 1 unidade;
  • Margarina light: 2 colheres de sopa;
  • Leite desnatado: 500 ml;
  • Fermento em pó: 1 colher de sopa;
  • Queijo parmesão ralado: um pacote de 100 gramas;
  • Farinha de rosca: 1 colher de sopa;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo:

1. Lave todos os legumes e corte-os em cubos. Cozinhe-os no vapor.

2. Pique a cebola e refogue-a na margarina. Adicione farinha de trigo e misture.

3. Adicione o leite, o sal e as claras em neve. Mexa tudo até incorporar.

4. Adicione o fermento e polvilhe o queijo ralado e a farinha de rosca.

5. Coloque essa mistura em uma forma untada com margarina.

6. Leve ao forno preaquecido a 180º por 20 minutos ou até que doure.

7. Sirva quente.

Dica: Aproveite os benefícios da batata-doce em sua dieta

Incluir a batata-doce em sua alimentação diária é uma atitude inteligente. Ela não é apenas um alimento saboroso e que permite variadas receitas, mas também atua em sua saúde de variadas formas. A dica, portanto, é você aliar o consumo desse e de outros alimentos saudáveis a um estilo de vida que inclua atividades físicas e que promovam bem-estar.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Confira o vídeo abaixo e descubra uma saborosa receita de coxinha fit de batata-doce e frango:

Fonte: UAEX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
horta de garrafas pet
Como fazer uma horta com garrafa pet
Eucalipto – uma forma eficaz e natural de tratar a sinusite