em ,

6 Benefícios do grão-de-bico para sua saúde

Conheça melhor essa super leguminosa e aprenda uma receita deliciosa de uma salada com grão-de-bico
grão-de-bico benefícios
Crédito: Pixabay

Chamado de superalimento, o grão-de-bico é repleto de nutrientes, proteínas, sais minerais e vitamina B. Essas substâncias são preciosas e ajudam o nosso organismo a funcionar devidamente.

Ajuda no combate aos problemas do sistema cardíaco, anemia entre outras, sendo rico em ferro, cálcio e magnésio, fundamentais o correto funcionamento do corpo.

Além disso, ele ajuda na produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade, que ativa os campos do cérebro relacionados ao prazer e satisfação, dada a presença do triptofano.

É também muito versátil e pode ser parte de saladas frias, acompanhamentos quentes, entradas e até pratos principais.

Benefícios para a saúde

Como é rico em diversos nutrientes, seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a sua saúde.

1. Redução do colesterol ruim

Os ômegas 3 e 6, presentes nessa leguminosa, são a razão pela qual ela contribui para uma redução do chamado colesterol ruim, o LDL.

Isso conduz a uma redução dos níveis de gordura na corrente sanguínea, o que vai diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e AVC.

2. Bom funcionamento cardíaco

Além das vantagens referidas no ponto anterior, o bom funcionamento cardíaco acontece por que as fibras se dissolvem em água, o que vai reduzir a absorção de açúcar, gordura e colesterol, por parte do organismo.

3. Emagrecimento

Essa leguminosa vai ajudar o intestino a funcionar corretamente. Junto, traz uma sensação de saciedade, que vai ajudar a regular o apetite e, consequentemente, a emagrecer.

A liberação de serotonina também faz parte desse processo, pois reduz a ansiedade e a compulsão alimentar.

4. Fonte de proteínas

O grão-de-bico é um dos alimentos preferenciais de quem deixou de incluir carne em sua dieta. Combinado com arroz, por exemplo, garante o consumo de proteínas de alta qualidade.

5. Diabetes

O consumo regular ajuda a reduzir o açúcar no sangue, durante o processo de digestão desse alimento, dada a alta quantidade de fibras solúveis. Os hidratos de carbono são absorvidos lentamente, o que contribui para essa melhora.

6. Boa disposição

Ele contribui para um aumento da produção de serotonina, o que leva a uma melhoria de humor e a um afastamento do cenário de depressão. Traz também mais energia para realizar as atividades do dia a dia.

Sendo esse um alimento com uma forte componente de ferro, vai ajudar a transportar oxigênio para todas as células do corpo, aumentando dessa forma a fabricação de energia.

Propriedades nutricionais

A cada 100 gramas dessa leguminosa, você vai ingerir 364 calorias, tendo 875 mg de potássio, 61g de carboidratos, 17g de fibra e 19g de proteínas.

Proporciona 67% da necessidade diária de vitamina A, 4 mg de vitamina C, vitamina D e B6, além de 6,2 mg de ferro, 105 mg de cálcio e 115 mg de magnésio.

Possui também bastante amido, que irá conferir energia para as atividades, sendo muito pobre em gorduras e rico em fibras solúveis.

Como consumir grão-de-bico

Muito famoso pelo preparo do homus, patê vegano tipicamente árabe, o grão-de-bico pode ser consumido de diversas formas, desde a entrada até a sobremesa.

Além do cozimento, pode-se utilizar o pó dessa grão, substituindo a farinha de trigo. Essa forma é utilizada na Índia e na culinária mediterrânea em geral.

Se for consumi-lo cozido, é importante que o deixe de molho na noite anterior e retire a casca antes de comer, pois ela é composta de celulose, que o organismo não consegue processar devidamente.

Contraindicações e cuidados

Assim como o feijão, esse grão pode provocar dores oriunda da formação de gases no intestino, caso não se retire adequadamente a casca.

Por isso, veja em vídeo como tirar sua pele e evitar o desconforto após ingerir.

Receita de salada de grão-de-bico

Ingredientes

Grão-de-bico cozido, sem casca e frio: 1 xícara (chá);
Rúcula: 1 xícara (chá);
Alface crespa roxa: 1 xícara (chá);
Tomate cereja: 1 xícara (chá);
Gergelim: 2 colheres (sopa);
Queijo frescal: 1 xícara (chá) em cubinhos;
Azeitonas: ½ xícara (chá);
Azeite de oliva, sal e vinagre balsâmico: a gosto.

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas e deixe de molho por 10 minutos em uma solução apropriada para a esterilização;
  2. Tempere o grão-de-bico com azeite de oliva, sal e vinagre balsâmico e deixe descansando por uma hora;
  3. Adicione os outros ingredientes, exceto o queijo;
  4. Misture bem;
  5. Adicione o queijo e mexa delicadamente;
  6. Corrija o sal e está pronto.

Super simples e deliciosa, com certeza será um diferencial na sua refeição.

Conhece alguma receita gostosa com esse grão? Compartilhe nos comentários!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

remédios caseiros para emagrecer
9 Remédios caseiros para emagrecer
como tirar manchas de desodorante
Como tirar manchas de desodorante das roupas