soja faz mal
Crédito: Pixabay
em

Soja faz mal? Descubra a verdade e como consumí-la corretamente

Retire o véu que envolve esse grão, conheça os seus tipos e como ele age no organismo

A soja é um vegetal amplamente utilizado por veganos, por ser tida como uma rica fonte de proteína. Além disso, ela possui diversos derivados, como o tofu e o shoyu. Por isso, é importante que se saiba se a soja faz mal ou não, para que o seu consumo seja consciente.

Soja faz mal ou faz bem?

A soja faz mal para determinados grupos de pessoas, pois pode provocar dor de cabeça, gases e alterações intestinais. Porém, isso depende da reação do organismo de cada um. Na maioria dos casos, a soja faz bem! Na realidade, ela é tida como um alimento completo, pois é rica em proteínas, vitaminas, minerais e até em isoflavonoides.

De acordo com o artigo produzido e publicado pela Unicamp, os impactos da emissão de CO2 pode colaborar para o aumento de isoflavonoides na soja, e esta reação pode ser importante para a prevenção do câncer. Isso por ser um antioxidante responsável por combater os radicais livres que geram danos nas células.

Tipos de soja

soja faz mal
Crédito: Pixabay / Anapolis Seeds / Valor Soja

Sim, você deve estar surpreso por descobrir que existem diferentes tipos de soja. Afinal, é muito comum consumir apenas um dos tipos. Isso por ser geneticamente modificada pela Embrapa na década de 70, aumentando assim a produção, cultivo e difusão desse grão. O que não concluir que a soja faz mal, mesmo desta forma!

Vale destacar que o grão é um dos pilares da economia brasileira, pois é a principal entre as commodities (produtos de matéria prima) exportadas pelo país. Confira abaixo quais são os 3 tipos existentes e descubra ainda mais informações sobre esse grão.

1. Verde

Esse tipo de grão de soja ainda não é muito popular no Brasil, mas está ganhando espaço ao redor do mundo. Desse modo, é provável que em alguns anos o grão de soja verde se torne mais popular no Brasil.

É caracterizado pelo estágio imaturo desse alimento, o que faz com que venha ainda dentro da vagem. Essa variante é rica em folatos, proteínas, vitamina B1 e vitamina C. Responsáveis por diversos benefícios para o organismo. O folato contribui para a síntese do DNA celular, e as vitaminas atuam como anti-inflamatórias.

2. Preta

Essa soja é ideal para quem deseja emagrecer, por ser é rica em antocianinas, que colaboram diretamente para a queima de gordura (acelera o metabolismo). Também ajuda a regular os níveis de insulina, importante para a correta metabolização do açúcar pelo organismo.

Conforme artigo disponibilizado pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas da USP, a soja preta é melhor do que a amarela para prevenir o envelhecimento. É mais rica em compostos fenólicos e flavonoides. Esses dois componentes são importantes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular.

3. Amarela

A soja amarela é a mais comum dentre os tipos e é mais resistente a mudanças genéticas para comercialização. Apesar de ser menos nutritiva, não significa que a soja faz mal. Mas ainda assim, esse grão possui propriedades antioxidantes, além de proteínas, vitaminas e minerais.

Como consumi-la corretamente

soja faz mal
Crédito: Sabores Ajinomoto

A soja pode ser consumida de diversas maneiras. O tofu, por exemplo, é o tipo de produto originário desse grão que possui mais proteínas. São cerca de 12 gramas de proteína em 100 gramas.

Vale lembrar que muita gente não sabe preparar soja corretamente, o que faz com que ela não seja tão popular quanto deveria ser. Então, se você deseja usufruir do sabor, confira abaixo o passo a passo:

  1. Coloque a soja em água quente e logo depois deixe-a em água gelada.
  2. Espere que ela fique de molho nessa água gelada por 6 horas.
  3. Coloque suas mãos e esfregue os grãos, com o intuito de remover as cascas.
  4. Coe e repita o processo para garantir que soltaram todas. Lave e está pronto!

Se quiser fazer leite de soja, o recomendado é que se bata os grãos no liquidificador.

Se a preferência é cozida, basta cozinhar para que fique ao dente e em seguida refogá-la da forma como preferir. Pode usar temperos caseiros e azeite, por exemplo. Acrescentar legumes!

Conhece alguma pessoa que ainda acha que soja faz mal? Compartilhe esse artigo para ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos que engordam

Alimentos que engordam (e muito): 10 exemplos para evitar

mal súbito

Mal súbito: o que é, sintomas e causas