em

AmeiAmei FofoFofo

Benefícios das amêndoas para a saúde

Conheça os benefícios das amêndoas para a sua saúde, além de receitas saborosas de água, leite e barrinha com elas
benefícios das amendoas
Crédito: Pixabay

As amêndoas são saborosas e têm múltiplos componentes e vitaminas. Para usufruir de seus múltiplos benefícios, não precisa muito, bastam pequenas porções que devem ser distribuídas ao longo do dia.

E atenção, como elas são bastante calóricas, não é recomendável abusar e comer muitas. De qualquer forma, tê-las na dieta é assegurar a regulação de múltiplas funções do corpo e a prevenção de doenças.

Benefícios para a saúde

amendoas benefícios
Crédito: Freepik

1. Boa para o coração

Seu consumo regular reduz as chances de se desenvolver problemas no coração, pois é rica em gordura boa, potássio e antioxidantes.

Além disso, fornecem ácido fólico e vitamina E, que fortalecem as artérias, sendo necessário que você coma ao menos quatro unidades de manhã ou à noite. Isso dará a quantidade básica diária necessária de nutrientes que o coração necessita.

2. Dá energia

Por serem ricas em gordura boa, elas garantem uma boa dose de energia diária e oferecem vigor, queimando a gordura ao invés de carboidratos, o que garante energia por mais tempo.

3. Reduz o colesterol ruim

Isso acontece porque são a maior fonte natural de vitamina E da natureza, o que ajuda a regular o colesterol e manter livre o trânsito nas artérias, sendo necessários somente 42 gramas por dia para isso.

4. Ajuda o sistema neurológico

Sua composição, com L-carnitina e riboflavina, ajuda nas funções cerebrais, sendo fonte também de diversos outros nutrientes fundamentais para seu funcionamento.

O consumo ajuda a criar novas conexões entre os neurônios, aumentando a produtividade e reduzindo o risco de doenças como o Alzheimer.

Ela também protege as células cerebrais, retardando o envelhecimento, ativando assim a memória e os processos cognitivos.

5. Fortalece os ossos

Como tem boas doses de cálcio, elas ajudam a fortalecer os ossos e isso é uma poderosa arma contra fraturas.

Além disso, o ômega-3 ajuda na fixação do cálcio pelos ossos, bem como na produção do colágeno, fortalecendo todo o sistema.

Além de ser rica nestes dois nutrientes fundamentais para a saúde óssea, contém magnésio e fósforo, que ajudam a prevenir a osteoporose.

6. Auxilia na regulação da pressão arterial

Esse benefício é alcançado porque as amêndoas são uma boa arma contra o colesterol ruim, dada a presença da gordura boa. O magnésio auxilia quem sofre com pressão alta, assim como o potássio, ambos presentes nas oleaginosas.

7. Ajuda a combater o câncer

Por protegerem a estrutura da célula, seu consumo pode ajudar a proteger e até fazer parte do tratamento contra o câncer. A grande quantidade de antioxidantes combate os radicais livres, fazendo com que seu organismo fique mais forte e resistente.

As fibras presentes nessa castanha ajudam a manter o fluxo no cólon, prevenindo também o desenvolvimento de câncer no local.

8. Pele mais jovem

Elas são excelentes para a pele, não somente em forma de cremes ou óleos. Ingeri-las diariamente vai garantir uma pele mais protegida da ação do envelhecimento precoce, além de nutrir, de dentro para fora.

Ajuda ainda na produção do colágeno, o que mantém a firmeza da pele, além de fornecer uma quantidade significativa de vitamina E e outros nutrientes essenciais para uma pele mais jovem.

9. Emagrece

Por conter uma boa quantidade de fibras, gordura boa e muitos nutrientes, ela pode ajudar no processo de emagrecimento, se consumida corretamente, de acordo com a recomendação do nutricionista.

Aumenta a sensação de saciedade, além de nutrir o corpo, e se for associado com os alimentos corretos e uma boa ingestão de líquidos, pode fazer com que o corpo pare de pedir alimentos com frequência.

Além disso, cooperam para acelerar o metabolismo, ajudando assim na queima da gordura já estocada no corpo além de produzir mais energia para a prática de atividades físicas.

10. Previne o diabetes

Se você ingerir amêndoas depois das refeições, ela faz com que o nível de glicose e insulina se normalizem, evitando assim os picos de açúcar que podem levar a uma hipoglicemia reativa ou até mesmo ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Além disso é rico em magnésio, que participa em mais de 300 funções químicas no sangue, inclusive no controle do açúcar.

Propriedades nutricionais

Deliciosas e muito nutritivas, elas têm fibras, proteína, vitaminas E, B2, fósforo, magnésio e muitos outros nutrientes essenciais ao corpo.

Para cada porção de 2 gramas ou 23 unidades, você consome 164 calorias, 6 gramas de proteínas, 3,3 gramas de fibras, 2016 mg de potássio, sem nenhum colesterol ou sódio!

Como toda oleaginosa, é um pouco calórica, mas se consumida da forma correta, é um excelente acréscimo na alimentação diária.

Quantas amêndoas se pode comer por dia?

amendoas quantas consumir
Crédito: Unsplash

O ideal para que se possa tirar proveito da qualidade nutricional delas é consumir no máximo 12 unidades ao dia, o que dá menos de 100 calorias.

Coma sempre junto às refeições, principalmente quando forem frutas doces, dividindo em 3 porções de 4 unidades cada.

Como consumir

Existem algumas formas de consumi-las, pois são extremamente versáteis na culinária.

1. De forma natural

Você pode simplesmente consumi-la como ela chega do mercado, seja pura ou misturada a iogurtes, cereais, saladas… Use a criatividade!

2. Snacks

Ela é bastante utilizada como snack entre as refeições, sendo excelente se acompanhadas de frutas secas ou frescas e um chazinho detox ou termogênico.

3. Pratos quentes e frios

Muito utilizada na culinária, ela pode compor diversos pratos quentes e frios, adicionando além de sabor, uma certa crocância e uma grande quantidade de nutrientes.

4. Doces e aperitivos

Um docinho de amêndoa tem seu espaço em qualquer comemoração, dando um ar mais sofisticado e nutritivo. Ela serve também como aperitivo, para aquela reunião com os amigos ou a família.

5. Leite vegano

Ama leite, mas tem intolerância à lactose ou é vegano? Sem problemas, é só testar outras formas. Que tal o leite dessas oleaginosas? Além de saboroso, possui todos os benefícios que você já conhece.

Receitas com amêndoa

amendoas receitas
Crédito: Pexels

1. Água de amêndoa

Ingredientes

Amêndoas: 4 unidades;
Água: 1 copo.

Modo de preparo

  1. Lave-as e coloque-as em um copo de água filtrada;
  2. Coloque na geladeira à noite e deixe descansar, com a boca do copo fechado com plástico filme;
  3. Pela manhã, assim que acordar, já está pronta.

2. Leite de amêndoas

Ingredientes

Amêndoas: 1 xícara (chá);
Água: 4 xícaras (chá).

Modo de preparo

  1. A noite, coloque as amêndoas de molho em água filtrada;
  2. Pela manhã, coe e descarte a água;
  3. Coloque no liquidificador e bata com as 4 xícaras de água;
  4. Coe com um tecido específico ou até mesmo um coador de café, de tecido;
  5. Consuma ao longo do dia, armazenando em geladeira.

3. Barrinha saudável

Ingredientes

Tâmara: 1 xícara (chá);
Semente de girassol: ¼ de xícara (chá);
Amêndoa crua: ½ copo;
Noz: ¼ xícara (chá);
Chia: 2 colheres (sopa);
Damasco: ¾ xícara (chá);
Óleo de coco: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no processador por 2 minutos;
  2. Coloque em uma assadeira ou travessa, forrada com papel manteiga;
  3. Deixe na geladeira por 20 minutos;
  4. Corte em quadradinhos e sirva.

Veja também como fazer a farinha de amêndoas:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
remédio caseiro para tosse
Remédio caseiro para tosse: aprenda a fazer 15 opções
risco de salmonela em saladas com milho
Marcas trazem risco de salmonela em saladas com milho