em

10 Alimentos que ajudam a limpar o rim

Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue. É importante deixá-los saudáveis para executar sua função
Crédito: Freepik

“Que seu alimento seja seu remédio”. Hipócrates, patrono da medicina, sabia do que estava falando. Dessa forma, que tal fazer escolhas sábias para seu dia a dia? Investir em alimentos que ajudam a limpar o rim é fundamental para deixar a saúde em dia.

Para manter seus rins funcionando adequadamente, procure manter uma alimentação saudável e beber muita água. Veja quais são os alimentos que ajudam a limpar o rim.

Aqui você encontra:

Quais são os alimentos que ajudam a limpar o rim?

Os rins são responsáveis por filtrar o sangue, retirando toxicidades e excesso de nutrientes que não devem estar na corrente sanguínea, como o caso do potássio.

Com a alimentação desregulada, grande consumo de açúcares e outros carboidratos refinados, além de gordura de baixa qualidade e suplementação inadequada, todo o sistema de purificação do corpo sofre, desencadeando uma série de doenças.

1. Alho

alimentos que ajudam a limpar o rim alho
Crédito: Freepik

O alho é um poderoso anti-inflamatório e por isso é um dos alimentos que ajudam a limpar o rim. Ele aumenta a imunidade e ajuda a desintoxicar o corpo. Além disso é pobre em potássio, mantendo a saúde dos rins em dia.

Experimente colocar o alho fresco amassado nos alimentos, ao invés do tempero pronto. Tem como fazer pastas e passar em pães integrais ou carnes, tomar o chá e até mesmo preparar um azeite com alho, para colocar na salada.

2. Salsa

alimentos que ajudam a limpar o rim salsa
Crédito: Freepik

O chá de salsa é considerado como um remédio natural muito poderoso para combater a infecção urinária. Seu consumo mantém a saúde renal, limpando e desinflamando a região.

Experimente incluir um litro de água aromatizada com salsa por dia. Basta pegar o raminho bem lavado e colocar na garrafa, deixando a infusão descansar por ao menos uma hora antes de beber.

3. Urtiga amarela

alimentos que ajudam a limpar o rim urtiga
Crédito: Sabedoria da Natureza

Apesar de ser excelente para os rins, deve ser manipulada e administrada com certa cautela, pois o ácido fórmico pode ser realmente incômodo em contato com a pele.

Ela é excelente para tratar problemas renais, devendo utilizar as flores em forma de infusão, no máximo um litro ao dia.

4. Dente-de-leão

alimentos que ajudam a limpar o rim dente-de-leão
Crédito: Freepik

Anti-inflamatório e antioxidante, o chá de dente-de-leão ajuda a preservar a saúde dos rins, liberando mais água e reduzindo o inchaço e dores ao urinar.

Basta colocar uma colher de sopa da erva seca em uma xícara de água, deixando ferver e descansar, até ficar morno.

5. Gengibre

alimentos que ajudam a limpar o rim gengibre
Crédito: Freepik

O gengibre é um conhecido aliado para a manutenção da saúde como um todo, mas você sabia que ele também é excelente para os rins?

Ele age como um alimento detox, retirando as impurezas e deixando o trabalho de limpeza mais fácil. Além disso, combate inflamações no local, ajudando a tornar o sistema urinário mais saudável.

6. Semente de abóbora

alimentos que ajudam a limpar o rim semente de abóbora
Crédito: Freepik

A semente de abóbora é rica em diversos nutrientes essenciais, porém o mais importante é que, além de sua ação sobre a imunidade, ela ajuda a combater as pedras nos rins.

Basta torrar as sementes da abóbora, retirar a casca que a envolve e comer pura, salgada, triturada… Existem muitas formas, basta escolher a que mais agrade.

7. Limão

alimentos que ajudam a limpar o rim limão
Crédito: Freepik

O limão é um santo remédio para os rins, pois além do seu efeito diurético, estimula a imunidade e reduz a inflamação. Tomar água morna com limão todos os dias pela manhã, em jejum, irá favorecer não somente seus rins, como todo o organismo.

8. Melancia

alimentos que ajudam a limpar o rim melancia
Crédito: Freepik

A melancia é rica em água, sendo excelente para quem não bebe a quantidade necessária de água todos os dias. Ela é também um excelente diurético, facilitando o fluxo de urina para fora dos rins, sem deixar resíduos no mesmo.

9. Cebola

alimentos que ajudam a limpar o rim cebola
Crédito: Freepik

A cebola é outra aliada da saúde do seu corpo, sendo a base para remédios para as mais diversas doenças. Ela tem ação anti-inflamatória e diurética. Pode ser utilizada na comida, consumida crua ou em forma de chá.

10. Morango

alimentos que ajudam a limpar o rim morango
Crédito: Freepik

Surpreendentemente, o morango também é excelente para os rins, ajudando a combater e a prevenir os cálculos renais.

Basta meia xícara de morangos todos os dias para garantir um pouco mais de saúde e bem estar, preferencialmente crus.

Para atingir os resultados desejados é fundamental que você procure um médico, se alimente adequadamente e faça atividades físicas regulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Como cuidar da pele madura
limpeza de pele profunda
Limpeza de pele profunda: como e quando fazer