em

Para que serve e como fazer o chá de salsa

Tem muitas plantas, como a salsa, que você usa só para temperar a comida e deixa de aproveitar seus efeitos medicinais.
chá de salsa
Crédito: PxHere

A salsa é um tempero muito comum nas hortas domésticas, mas tem utilidades que vão além do uso culinário. Assim como é possível fazer chá de manjericão, outro tempero muito comum, o chá de salsa também traz benefícios à saúde e por isso a salsinha é considerada uma planta medicinal. Veja quais são esses benefícios e como preparar o chá.

Benefícios do chá de salsa

Cheirosa, saborosa e ainda deixa a comida com aspecto mais apetitoso. Essa é a salsa, ou salsinha, que pode ser usada para fazer chá porque oferece propriedades valiosas ao organismo, que são:

1. Melhora a saúde de ossos e dentes

A salsa contém cálcio, um mineral muito importante para a formação e fortalecimento dos ossos e dos dentes. Por isso o chá pode ser oferecido a pessoas de todas as idades, de forma moderada. Para as crianças é melhor ter recomendação médica.

Para os idosos e mulheres na menopausa, essa reposição de cálcio é importante porque nessa fase da vida aumenta o risco de desenvolver osteoporose.

2. Ajuda a tratar a anemia

Uma das principais causas da anemia é quando existe deficiência de ferro no organismo. Embora a absorção desse nutriente seja mais eficaz quando vem da carne, a salsa também oferece, então é mais uma forma de manter o organismo nutrido e prevenir essa doença

3. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente na salsa é muito importante para manter o sistema imunológico fortalecido, prevenindo o corpo do ataque de vírus e bactérias, seja de doenças leves ou graves.

4. Atua como antioxidante

As vitaminas ingeridas pelo corpo tem como uma de suas funções a limpeza das células. Elas fazem isso eliminando o excesso dos chamados radicais livres, que oxidam as células impedindo que elas funcionem corretamente.

5. Alivia dores nos nervos

As dores neurálgicas, que ocorrem quando algum nervo do corpo é afetado, podem ser aliviadas com o chá de salsa por causa de uma substância chamada apiol. Ela também ajuda a reduzir a febre. Mas é importante ressaltar que o chá deve ser usado como complemento do tratamento médico, e não como substituto.

Chá de salsa emagrece?

receita de chá de salsa
Crédito: Pxhere

Pelo fato de ser uma bebida diurética, não apenas por causa da água, mas também da própria planta, pode-se dizer que o chá de salsa contribui com o emagrecimento.

Sua função nesse sentido é a de ajudar a eliminar o excesso de líquidos retidos no corpo, aliviando o inchaço, melhorando a circulação sanguínea e a função dos rins.

Mas para que isso aconteça é importante aliar o chá a uma dieta saudável e à prática de atividade física regular.

Como fazer a receita

A receita do chá de salsa pode ser feita simples, apenas com salsa e água, ou pode-se adicionar outros ingredientes para potencializar seu efeito, como gengibre, limão e canela. Veja a receita simples e, se quiser incrementar, basta adicionar o que preferir.

Ingredientes

  • Salsa picada: 2 colheres de sopa;
  • Água: 500 mililitros.

Modo de preparo

1. Comece higienizando bem a salsa. Pique a quantidade que for utilizar para o chá.

2. Coloque a água para ferver com as folhas de salsa e deixe fervendo durante 5 minutos com a tampa na panela.

3. Desligue o fogo, deixe descansando por 10 minutos, depois é só coar e beber duas vezes ao dia.

4. Se for adicionar gengibre, coloque-o junto durante a fervura. Já a canela ou o limão podem ir depois, na hora de servir.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Benefícios e como preparar açafrão com leite
chips de abacate
Receita de chips de abacate: um petisco diferente e surpreendente