em

Chá de dente-de-leão: para que serve e como fazer

Descubra as utilidades do chá de dente-de-leão e saiba como fazê-lo
para que serve chá de dente-de-leão
Crédito: Pexels

O dente-de-leão é uma planta medicinal encontrada em diversos locais, possuindo diversas propriedades benéficas para o corpo humano. Descubra as propriedades do chá de dente-de-leão e os benefícios trazidos por ele, aprendendo como fazê-lo em sua casa.

Benefícios do chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão possui diversos benefícios, aumenta o bem-estar e melhora a saúde.

Protege os rins

Esse chá possui propriedades diuréticas, o que colabora para a manutenção da saúde do trato renal, devido a constante eliminação de líquidos. Essa manutenção consiste na frequente eliminação de bactérias e outros seres que possam prejudicar o trato renal, através da urina.

Ajuda a combater a acne

O chá de dente-de-leão é desintoxicante, sendo eficaz para o tratamento da acne. Ele ajuda a regular a secreção hormonal, um dos grandes fatores causadores da acne.

Além disso, esse chá impede a infecção microbiana, sendo útil também para combater a vermelhidão e a inflamação da área afetada pelas temidas acnes. Aplique no rosto.

Anti-inflamatório

O chá de dente-de-leão possui um efeito anti-inflamatório muito eficaz, devido a algumas propriedades dessa planta, como a forte taxa de vitamina C.

Preserva o fígado

O chá de dente-de-leão ajuda na conservação do bom estado do fígado, pois contém antioxidantes muito importantes para a manutenção da saúde desse órgão, ajudando a manter o fluxo biliar, como a vitamina C e luteolina.

Além disso, reduz as chances de constipação, diminuindo as probabilidades de ocorrerem problemas gastrointestinais.

Previne a celulite

Devido a suas substâncias regeneradoras, esse chá possui um efeito medicinal muito forte para o combate à celulite, além de regenerar alguns danos gerados na pele.

Isso tudo porque a vitamina C é o receptor ideal do colágeno, o que faz com que esse ingrediente maximize a produção de colágeno, e assim, o fortalecimento da pele.

Controla a pressão arterial

O chá de dente-de-leão também ajuda a aumentar a frequência em que a pessoa urina, o que ajuda a reduzir a pressão arterial. Além disso, ele é uma boa fonte de potássio, sendo muito importante para o ciclo osmótico do sangue, fator responsável pela variação da pressão arterial.

Emagrece?

chá de dente-de-leão emagrece
Crédito: Pexels

Sim, o chá de dente-de-leão pode ajudar no emagrecimento! Isso porque, além de possuir poucas calorias, o dente-de-leão possui propriedades diuréticas, conseguindo remover o excesso de líquidos responsável pela sensação de inchaço.

Desse modo, o chá dessa planta possui um excelente papel como complemento de uma dieta para emagrecer, possibilitando que a alimentação balanceada e os exercícios físicos possam ter mais efeito.

Como preparar

Existem diversos tipos desse chá, cada um possuindo uma determinada função.
O primeiro tipo é formulado especialmente para possuir o melhor efeito anti-inflamatório.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Raiz de dente-de-leão: 1 porção;
Raiz de malvarisco: 1 porção;
Alcaçuz: ½ porção.

Modo de preparo

  1. Em uma panela, junte todos os ingredientes, inclusive as folhas, e leve ao fogo;
  2. Ferva por 5 minutos;
  3. Tome 1 a 2 xícaras por dia.

Além desse chá, há também outra receita especificamente formulada para a desintoxicação do fígado. Ela também vai te ajudar no combate à celulite. Veja como se faz.

Ingredientes

Água: 1,5 litro;
Raízes de dente-de-leão: 100 g.

Modo de preparo

  1. Ferva as raízes de dente-de-leão na água por 5 minutos;
  2. Tome 3 xícaras por dia.
  3. Se quiser, você pode adicionar meio limão a esse chá, para que sua vitamina C favoreça na recepção do colágeno do organismo.

Além dos chás, essa planta pode também fazer parte do seu cardápio. Veja mais receitas com dente-de-leão.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de dente-de-leão necessita de alguns cuidados ao ser ingerido. Ele não é recomendado para pessoas que têm cálculos biliares. Além disso, essa planta possui um nível alto de álcool, não sendo aconselhado para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Vale lembrar que em caso de alguma doença, é recomendável consultar um especialista primeiro.

Saiba mais sobre o dente-de-leão no vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Tucumã
Benefícios do tucumã para a saúde
sinais de amizade verdadeira
8 Sinais de amizade verdadeira para prestar atenção