em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo TristeTriste

25 Alimentos alcalinos que fazem bem à saúde

Entenda o que e quais são os alimentos alcalinos, seus benefícios e como eles agem no seu corpo
Crédito: Pexels

Ao considerar-se o pH de um alimento no organismo, existem dois tipos de alimento disponíveis: os ácidos, que provocam inflamações e doenças, e os alimentos alcalinos, que ajudam a manter a saúde.

O que são?

O pH do sangue deve estar sempre entre 7,3 e 7,4 para ser considerado saudável. Lembrando que pH 7 é básico, então tudo acima disso é alcalino e abaixo é ácido.

Quando seu organismo está ácido, suas células têm maior propensão a inflamar, reduzir as trocas com o meio – inclusive toxinas e vitaminas – facilitando o desenvolvimento de doenças.

Os alimentos alcalinos são aqueles que ajudam o seu corpo a manter um pH acima de 7, garantindo assim uma maior chance de manter a saúde e evitar o envelhecimento precoce.

Para que servem e benefícios

Os alimentos alcalinos são fundamentais para manter o seu organismo com o pH adequado, evitando que ele retenha toxinas e metabolize corretamente os alimentos. Isso faz com que os nutrientes essenciais sejam absorvidos com maior eficácia, além de emagrecer e prevenir doenças.

Quando seu corpo não consegue metabolizar corretamente, terá que retirar os nutrientes de diversas funções vitais, danificando assim as células como um todo.

E o que torna o seu organismo ácido? A alimentação tem uma papel fundamental, principalmente os alimentos processados e industrializados. Porém outros pontos também podem pesar, como a poluição, exposição a agentes químicos, drogas e outros.

Para tentar equilibrar esses índices um pouco mais, procure ter uma vida mais balanceada, com atividades físicas e alimentação adequada.

Lista de alimentos alcalinos

1. Acelga

alimentos alcalinizantes acelga
Crédito: Frutaria Pinheiros

É um dos alimentos mais alcalinos da dieta e protege contra vírus, bactérias e radicais livres. Pode ser consumida cortada em tiras, como salada, em sucos detox, sopas e também em sua versão fermentada, chamada de kimchi.

2. Melão

alimentos alcalinizantes melão
Crédito: Oh My Mag

Essa fruta ajuda a eliminar toxinas e alcalinizar o pH do corpo. Normalmente é consumido puro, em sucos ou salada de frutas. Aproveite para acrescentar um pouco de linhaça!

3. Linhaça

alimentos alcalinizantes linhaça
Crédito: Jasmine Alimentos

Essa semente é rica em fibras e vitaminas, além de ser muito alcalina. A linhaça é muito versátil, podendo ser consumida inteira ou em forma de farinha, crua ou assada.

4. Trigo sarraceno

alimentos alcalinizantes trigo sarraceno
Crédito: Freepik

Esse alimento não contém glúten, aumenta a energia do corpo e melhora as atividades cardiovasculares. Além disso, é alcalino e considerado um superalimento, indicado para pessoas com doença celíaca.

5. Banana

alimentos alcalinizantes banana
Crédito: Unsplash

É uma fruta extremamente rica e nutritiva, além de ser a queridinha dos brasileiros. Presente nas fruteiras de toda casa, ela pode ser consumida de incontáveis formas, desde bolo de banana, tortas, sorvetes fit, pasta de banana verde, farinhas, chips e muito mais.

6. Cenoura

alimentos alcalinizantes cenoura
Crédito: Unsplash

Contém betacaroteno e melhora nossa visão, entre diversas outras qualidades. Combate os radicais livres, fortalecendo ainda mais o seu papel alcalinizante.

7. Abacate

alimentos alcalinizantes abacate
Crédito: Unsplash

Possui gorduras saudáveis que fortalecem o coração, além de fibras e muitas outras qualidades. Ele pode ser consumido doce, como é o costume no Brasil, em vitaminas ou sorvete de abacate. Pode também ser consumido salgado, em molhos como guacamole.

8. Amora

alimentos alcalinizantes amora
Crédito: Unsplash

Conta com antioxidantes que ajudam no rejuvenescimento do corpo, além de vitamina C. Mais facilmente encontrada na região Sul e Sudeste do Brasil, ela pode ser comprada congelada e consumida pura, como geleia, sucos e tortas.

9. Brócolis

alimentos alcalinizantes brocolis
Crédito: Unsplash

Possui nutrientes que reduzem o colesterol, além de ser rica em minerais essenciais para a manutenção da saúde. O brócolis pode ser consumido cozido ou cru, salteado ou até mesmo em sucos verdes.

10. Alho

alimentos alcalinizantes alho
Crédito: Unsplash

Tem propriedades que regulam a pressão arterial, além de ser anti-inflamatório e antibiótico. Pode ser feito xarope de alho, chá, usar como condimento e até ser consumido puro, com moderação.

11. Uva

alimentos alcalinizantes uva
Crédito: Unsplash

As uvas são ricas em vitaminas e antioxidantes. São muito indicadas para quem sofre de hipertensão. Além de suco, elas podem ser utilizadas em tortas, geleias e – por que não – numa boa taça de vinho.

12. Abacaxi

alimentos alcalinizantes abacaxi
Crédito: Pexels

Suas propriedades auxiliam na perda de peso, dadas suas propriedades diuréticas e fibras. Ele é um componente essencial em sucos detox e águas aromatizadas.

13. Limão

alimentos alcalinizantes limão
Crédito: Unsplash

Apesar de ter o sabor ácido, o limão é uma fruta alcalina e fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.

O ideal é consumi-lo imediatamente, para aproveitar todo o seu potencial nutricional.

14. Laranja

alimentos alcalinizantes laranja
Crédito: Unsplash

Fruta extremamente rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Assim como o limão, o consumo imediato é importante.

15. Brotos

alimentos alcalinizantes brotos
Crédito: Broto Fácil

Um exemplo é o broto de feijão, que facilita a digestão e possui enzimas, além de auxiliar no equilíbrio hormonal. Eles podem ser feitos em casa, de forma simples e econômica.

16. Couve-de-Bruxelas

alimentos alcalinizantes couve de bruxelas
Crédito: Unsplash

Possui propriedades que ajudam a combater o câncer, além de serem um tanto exóticas.

17. Couve-flor

alimentos alcalinizantes couve-flor
Crédito: Pixabay

Repleta de antioxidantes, ajuda a limpar o organismo. Normalmente é consumida cozida, seja em sopas, ensopados ou até no vapor.

18. Quinoa

alimentos alcalinizantes quinoa
Crédito: Jasmine Alimentos

Essa semente é excelente para regular o açúcar no sangue, sendo considerada um superalimento.

19. Salsa

alimentos alcalinizantes salsa
Crédito: Planet Organic

Possui propriedades que desintoxicam os intestinos grosso e delgado, além de ser um excelente diurético, cuidando dos rins. O chá de salsa é perfeito para casos de cistite ou infecção urinária.

20. Algas marinhas comestíveis

alimentos alcalinizantes algas comestíveis
Crédito: Alibaba

Essas algas possuem em sua composição uma grande quantidade de iodo e ferro e diminuem a acidez no organismo.

21. Pepino

alimentos alcalinos pepino
Crédito: Pixabay

É um excelente diurético, pois é composto por 90% de água, deixando a pele saudável com uma aparência rejuvenescida.

22. Rúcula

alimentos alcalinos rúcula
Crédito: Pxhere

Apresenta cálcio e vitamina A em sua composição, excelentes para o corpo. Pode ser usada em sucos, sopas e outras preparações.

23. Mamão papaia

alimentos alcalinos mamão papaia
Crédito: Pão de Açúcar

Essa fruta libera toxinas do corpo e age como um laxante natural. Normalmente é consumido puro, em sucos e vitaminas.

24. Painço

alimentos alcalinos painço
Crédito: Freepik

O painço é um cereal alcalino e age melhor no organismo do que o arroz.

É rico em nutrientes essenciais e deve ser consumido cozido ou em forma de farinha na preparação de bolos e pães sem glúten.

25. Manga

alimentos alcalinos manga
Crédito: Pexels

Essa fruta possui propriedades que limpam o cólon, além de ser deliciosa e alcalina.

Tenha sempre esses alimentos alcalinos na sua alimentação, evitando embutidos e industrializados. Lembre-se de adequar a alimentação às suas condições médicas, sempre com a orientação de um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
impermeablizar madeira
Como impermeabilizar madeira
estresse visual
Estresse visual: o que é e quais são os sintomas