em

Kimchi: receitas e benefícios

Conheça esse prato oriental e veja porque deveria começar a consumi-lo
kimchi
Crédito: Pxhere

O kimchi é um dos principais pratos típicos da Coreia. Trata-se de uma conserva de vegetais, feito principalmente à base de acelga e com tempero picante, mas existem muitas variações da receita, com combinações de vegetais, temperos e tempo de fermentação. Há quem goste de comê-lo feito na hora e há quem deixe fermentando por vários dias para ficar com sabor mais característico.

Independentemente da variação da receita, todas são muito saudáveis. Veja a seguir algumas opções de preparo desse prato e depois conheça os benefícios que ele oferece à saúde, que são ótimas razões para incluir na sua alimentação.

Aqui você encontra:

Como fazer kimchi: 5 receitas

De 6 horas a 15 dias são as variações de tempo para a fermentação dessa receita, conforme as sugestões que você vai conhecer. Alguns ingredientes também mudam de uma versão para a outra, mas todas levam acelga, gengibre e pimenta.

1. Simples com acelga e nabo

receita de kimchi nabo
Crédito: Tudo Gostoso

A primeira sugestão é uma das mais simples, com ingredientes fáceis de encontrar no mercado. Vai precisar de acelga, nabo, cebolinha, sal, gengibre e pimenta vermelha em pó. Nessa sugestão o tempo de fermentação é rápido, apenas de um dia para o outro.

2. Acelga e alho-poró

receita kimchi alho
Crédito: Probióticos

Com uma pequena variação de ingredientes, essa opção sugere o uso de acelga, alho-poró, cebolinha, gengibre, pimenta biquinho, pimenta dedo-de-moça e vinagre. Dessa vez, o tempo de fermentação é de apenas seis horas.

3. Condimentado

receita kimchi condimentado
Crédito: Paladar Estadão

Se nas receitas anteriores já tinha pimenta, deixando o prato bem condimentado, nessa opção vai um pouco mais de ingredientes. Vai precisar de acelga, sal, farinha de arroz, alho, gengibre, molho de peixe, nabo, rabanete, cebolinha, pimenta vermelha, sal e açúcar.

4. Kimchi com 15 dias de fermentação

receita kimchi quinze dias
Crédito: Cozinha da Helô

Se você deseja experimentar esse prato com sabor mais forte e característico, vai precisar de paciência. Depois do preparo, são 15 dias de fermentação para que fique bem ácido. Há mais ingredientes ainda do que nas receitas anteriores, como o óleo de gergelim e o shoyu.

5. Com 3 dias de fermentação

receita kimchi três dias
Crédito: Cia dos Fermentados

Nessa outra sugestão, além dos 3 dias de fermentação, são adicionados mais ingredientes. Tem a cenoura e o pimentão, depois os mesmos das receitas anteriores, como acelga, alho, gengibre, shoyu, molho de peixe, pimentas, açúcar, cebolinha e afins.

Benefícios do consumo na rotina

Em primeiro lugar, esse prato é considerado muito saudável porque é feito apenas com vegetais, de forma artesanal. Então, cada vegetal vai oferecer ao seu corpo uma rica combinação de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

Depois, tem o processo de fermentação. Esse é o mesmo processo feito para obter-se o kefir, a kombucha e também o chucrute, que é a conserva de repolho. Nesse processo o alimento torna-se uma importante fonte de bactérias que são muito benéficas para os sistemas intestinal e imunológico.

São bactérias que já nascem com você, mas que você perde ao longo dos anos e precisa repor. Elas vão manter o equilíbrio da microbiota intestinal, o que é primordial para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo.

Essa receita também sacia por bastante tempo, o que a torna uma boa aliada nas dietas de emagrecimento. O único cuidado a ter é que, se não for acostumado a comer pimenta, deve começar com as versões menos picantes para não acabar passando mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
óleo de pequi
Para que serve e como fazer óleo de pequi
bolo de cenoura fofinho
10 Receitas de bolo de cenoura fofinho