em

Conheça as propriedades do brócolis e veja como ele ajuda no combate ao câncer

As propriedades do brócolis fazem com que ele seja considerado um superalimento essencial ao ser humano.
propriedades do brócolis
Crédito: Pxhere

As propriedades do brócolis são reconhecidas pela ciência, tanto que ele é considerado um superalimento que deveria estar presente na rotina de todos e serve de recheio para muitos pratos da cozinha vegetariana e vegana.

Entre seus principais benefícios reconhecidos está a ação anticancerígena e anti-inflamatória, graças à grande quantidade de antioxidantes. Saiba mais sobre esse “verde” e veja como aproveitar tudo que ele pode oferecer.

Benefícios e propriedades do brócolis

O Brasil é o principal produtor do vegetal na América Latina, mas nem de longe é o país que mais consome. Isso é um problema, já que ele é extremamente nutritivo e essencial para manutenção da saúde humana.

Rico em vitaminas A, B, C e K, o brócolis tem como principais nutrientes o potássio, o selênio, o cálcio, o ferro, o zinco, o manganês e o fósforo.

É composto basicamente de 90% de água, 7% de carboidratos e 3% de proteína. Além das vitaminas essenciais, as propriedades do brócolis incluem antioxidantes, como carotenoides, luteína e zeaxantina, fitoquímicos, ácidos graxos e ômega-3.

Tudo isso ajuda a combater pelo menos 11 doenças e a prevenir o envelhecimento precoce. Conheça os benefícios do consumo desse alimento.

Tem ação anti-inflamatória

Os antioxidantes interrompem a ação de enzimas que levam à inflamação e agravamento de quadros dolorosos, como artrite e osteoartrose, além de evitar o acúmulo de gordura, que agrava inflamações no estômago e fígado e pode evoluir para cirrose e câncer.

É aliado da dieta e do bom funcionamento do sistema digestivo

A grande quantidade de fibras e proteínas junto ao baixo número de calorias e sódio faz com que o brócolis seja um dos alimentos mais consumidos por quem quer perder peso. Os fitonutrientes também protegem a mucosa do estômago e impedem o crescimento de bactérias, além da ação anti-inflamatória que evita o acumulo de gordura.

Faz bem para o coração

O cálcio e o magnésio regulam a pressão arterial, enquanto as propriedades anti-inflamatórias evitam uma catástrofe nas artérias e nos músculos cardiovasculares, prevenindo, inclusive, a diabetes. A grande quantidade de fibras também contribui para diminuição do nível de
colesterol ruim.

Reforça o sistema imunológico

Os antioxidantes são as principais propriedades do brócolis, além do betacaroteno derivado da vitamina A, e eles dão uma força extra para sua imunidade, prevenindo doenças e infecções de todo tipo.

A grande quantidade de ferro também previne quadros de anemia, além do cobre que contribui para produção de hemácias.

Previne o envelhecimento precoce

Mais uma vez, os antioxidantes são os astros responsáveis por destruir os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento e dos problemas de pele. Além disso, a vitamina C é outra aliada que retarda o surgimento das rugas de expressão e manchas na pele.

Outros benefícios atrelados ao consumo de brócolis incluem prevenção da degeneração macular, ação cicatrizante, melhora da saúde hormonal e da fertilidade, função desintoxicadora e combate à doenças neurodegenerativas.

Propriedades do brócolis contra o câncer

propriedades do talo do brócolis
Crédito: Pxhere

Os antioxidantes presentes no brócolis combatem a ação de radicais livres no organismo, que levam à formação de células cancerígenas em longo prazo.

O alimento previne, principalmente, o câncer de estomago, cólon, mama e próstata graças à presença de sulforafano, antioxidante que inibe uma enzima responsável pela progressão de tumores, chamada HDAC.

Essas enzimas são uma família que afeta diretamente o DNA celular e desempenha importante papel na expressão de genes, como os supressores de tumores, e define se eles se manifestarão ou não.

O consumo rotineiro de brócolis mostra-se eficaz em impedir ou pelo menos diminuir as chances de eles se manifestarem.

Sua ação anti-inflamatória, que impede o acumulo de gordura no organismo, também inibe a formação de células cancerígenas e cirrose, além do selênio que retarda o crescimento dessas mesmas células.

Como preparar e potencializar os efeitos

O ideal é que o brócolis seja consumido cru para que suas propriedades não sejam perdidas ou afetadas. Você pode preparar saladas e sucos e adicionar outros ingredientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como o limão, a laranja e o gengibre.

Para recheios e refeições é necessário cozinhar o legume, mas faça isso com o mínimo de água para que ele não encharque. Não desperdice esse caldo quando acabar: use em sopas ou molhos, pois ele é rico em nutrientes.

Nunca deixe o alimento ferver na água, pois isso desperdiça suas vitaminas. O ideal é usar água já fervida. Durante o cozimento, cubra a panela com uma tampa para que nada seja perdido com o vapor.

Não deixe os talos, folhas e brotos de lado! É neles que se encontra a maior parte das propriedades do brócolis. Use em saladas, sucos, sopas e caldos, ou até como aperitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

fatos curiosos
Uau! 22 fatos curiosos que você provavelmente não sabia
beneficios do gengibre com moringa
Conheça os benefícios do gengibre com moringa