em

Receitas de suco de gelatina e benefícios à saúde

Varie o modo de preparo da gelatina. Sirva também como suco
suco de gelatina
Crédito: Pixabay

A gelatina é uma das sobremesas mais populares porque é muito fácil de fazer, tem vários sabores e oferece benefícios à saúde. Além do mais, você não precisa fazer a gelatina somente do jeito tradicional. Também fica delicioso fazer suco de gelatina. Veja algumas receitas e conheça o que de bom esse suco traz para a sua saúde.

Veja também: 16 receitas de sobremesas com gelatina

Aqui você encontra:

Como fazer suco de gelatina: 3 receitas

Esse suco vai se tornar um dos preferidos da criançada de casa. Para o dia a dia é melhor escolher a gelatina sem açúcar. Se quiser adoçar, use o açúcar de coco ou demerara, assim controla melhor a qualidade do suco.

1. Suco básico

Essa receita é do modo mais simples de preparar, mas não deixa de ser saborosa e nutritiva:

Ingredientes

Gelatina: 1 caixinha (do sabor de preferência);
Água: 1 xícara (fervendo);
Água: 1 litro (gelada);
Açúcar: a gosto.

Modo de preparo

  1. Assim que a água ferver, coloque sobre o pó da gelatina em uma tigela.
  2. Misture bem até dissolver tudo.
  3. Adicione o litro de água gelada, adoce se achar que precisa e mexa bem.
  4. Faça na hora de beber ou o suco irá engrossar.

2. Com gelatina em folha

receitas de suco de gelatina
Crédito: Pixabay

Se você quiser oferecer os benefícios do suco de gelatina às crianças, mas não quiser a versão em pó com muitos conservantes, faça um suco de frutas com folhas de gelatina pura, sem sabor.

Ingredientes

Água: a gosto (gelada);
Gelatina: 1 folha;
Água: 50 ml (morna);
Suco de frutas concentrado: 200 ml.

Modo de preparo

  1. Coloque a folha de gelatina para hidratar, conforme as recomendações da embalagem, primeiro em água gelada, depois em água morna.
  2. Depois faça o suco de fruta ou compre uma versão concentrado, sem adição de açúcar.
  3. Dilua em um pouco de água gelada, quantidade a gosto, e então misture a folha de gelatina hidratada e diluída na água quente. Mexa bem e sirva.

3. Smoothie

Se você prefere tomar uma vitamina logo pela manhã, que é uma opção de líquido mais consistente, confira essa receita:

Ingredientes

Iogurte desnatado: 1 copo;
Água: 1 colher (chá, quente);
Gelatina em pó: ½ xícara.

Modo de preparo

  1. Dilua a gelatina em água quente, mexendo até que se dissolva por completo ou quase tudo.
  2. Depois misture o iogurte, batendo bem, e já pode consumir.
  3. Se achar muito grosso, misture um pouco de leite.

Benefícios do suco de gelatina

Para que a gelatina fique com a consistência durinha depois de solidificar, ela conta com o colágeno que é aproveitado das cartilagens e outras partes de animais. É o mesmo colágeno que compõe o corpo humano, responsável por funções importantes, onde estão seus benefícios. A gelatina vegetal também tem suas vantagens, mas com nutrientes em quantidades diferentes.

1. Firmeza da pele

colágeno hidrolisado
Crédito: NZ Herald

Uma das funções do colágeno no corpo é trabalhar na firmeza da pele, garantindo sua elasticidade e prevenindo o surgimento de rugas precoces. Com o tempo, o corpo vai produzindo menos colágeno, então é possível fazer reposição de várias formas, uma delas por meio do suco de gelatina.

2. Reforço dos ligamentos e tendões

Outra função do colágeno é reforçar os ligamentos e tendões em todo o corpo, mantendo-os funcionando corretamente e prevenindo lesões ao praticar qualquer atividade física. Além de retardar o surgimento de doenças reumáticas.

3. Unhas e cabelos mais bonitos

Para fortalecer as unhas e os fios de cabelo o colágeno também é benéfico, pois participa dessas estruturas. Como o suco é composto por bastante água, também ajuda a manter pele, cabelos e unhas mais hidratados e saudáveis, de modo geral.

4. Fonte de proteínas

As gelatinas de origem animal, são uma boa fonte de proteínas, macronutrientes essenciais para a manutenção do organismo, todos os dias. As proteínas estão em todas as partes do corpo, não apenas nos músculos, como muitos pensam. Então esse é um ótimo benefício do suco de gelatina para a saúde.

5. Proteção dos ossos e dentes

O cálcio também faz parte da composição nutricional da gelatina de origem animal. A vegetal não contém esse nutriente. O cálcio participa de vários processos no corpo, mas o mais conhecido é a composição dos ossos e dentes. Então é um suco que pode ser consumido para ajudar no crescimento do mais novos e a prevenir osteoporose nos mais velhos.

6. Fonte de vitamina C

Quanto a vitamina C, ela está presente em mais quantidade na gelatina vegetal do que na animal. Ao consumir essa vitamina todos os dias você ajuda ser corpo a fortalecer o sistema imunológico, além de melhorar a saúde das células que ficam protegidas da oxidação que as envelhece e adoece.

Emagrece?

suco de gelatina emagrece ou não
Crédito: Pixabay

O suco de gelatina não tem a função de atuar no emagrecimento. Entretanto, se você preferir tomar um zero açúcar no lugar de um suco industrializado açucarado ou refrigerante, com certeza será uma escolha melhor.

Mesmo nas versões sem açúcar fica um sabor docinho, então ajuda a controlar a compulsão por doces. Também, por causa da sua densidade, ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

A gelatina de ágar-ágar, que é a vegetal, é rica em fibras, então contribui para o melhor funcionamento do intestino, o que também é bom para quem está emagrecendo.

Dessa forma indireta pode-se dizer que o suco de gelatina contribui com o processo de emagrecimento, desde que seja consumido dentro de um plano alimentar saudável e combinado com a prática de atividade física.

receitas com frango desfiado
10 receitas com frango desfiado que são de dar água na boca
suco com gengibre
Suco com gengibre: receitas para acelerar o metabolismo