em

Os melhores alimentos para quem tem artrite

Conheça os alimentos que podem ajudar a controlar os sintomas e dores dessa doença
melhores alimentos para quem tem artrite
Crédito: Freepik

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidades e dificuldades nos movimentos, que ainda não tem cura. Apesar de não ter cura, há tratamento, que é feito com medicamentos, fisioterapia, exercícios, cirurgia e com o auxílio da alimentação. Veja agora a lista de alimentos para quem tem artrite que pode ajudar a melhorar suas dores.

Alimentos bons para quem tem artrite

alimentos para quem tem artrite beneficios
Crédito: Login to Articlization

Normalmente, a artrite é uma doença que vem acompanhada da idade. Porém, para que você não sofra com isso no futuro, tem de começar a se preocupar com sua alimentação o quanto antes. Conheça alguns alimentos que podem ajudar nessa prevenção.

1. Frutas

Algumas frutas contêm antocianina, pigmento que dá o tom roxo e também combate o estresse oxidativo e as moléculas inflamatórias. A uva, ameixa e mirtilo são bons exemplos de frutas para evitar a artrite. A manga, por exemplo, ajuda na manutenção das cartilagens. A maçã contém quercetina, que é um elemento fundamental anti rigidez.

O melhor a se fazer é garantir variedade na seleção de frutas, aproveitando sempre os alimentos da estação e deixando o cardápio colorido.

2. Peixe e azeite

O peixe e o azeite trazem com eles uma quantidade elevada de ômega 3. Esse nutriente fortalece os ossos, ligamentos e cartilagens do corpo. São opções muito boas contra a artrite, pois o ômega 3 tem efeito anti-inflamatório e fortalecedor. Os principais peixes são salmão, sardinha, atum e bacalhau. Quanto ao azeite, prefira os extra virgens.

3. Alho e cebola

O alho também tem propriedades anti-inflamatórias. Consumi-lo diariamente traz muitos benefícios à saúde e torna-se muito eficaz contra a artrite. A cebola, assim como o alho, tem propriedades anti-inflamatórias e também antioxidantes.

Consumir a cebola, preferencialmente crua, e o alho em saladas e outras comidas é uma ótima opção.

4. Ervas e especiarias

Açafrão e gengibre são alimentos quase milagrosos. Ambos têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de muitos outros benefícios que trazem a saúde. Estes são alimentos muito bons para o tratamento da artrite.

Alimentos a evitar

Sofrer com essa doença implica em uma diminuição da qualidade de vida, especialmente quando afeta a mobilidade para fazer tarefas cotidianas que antes pareciam simples. Assim, é bom também conhecer alguns alimentos que devem ser evitados.

  • Lácteos: eles contêm um tipo de proteína chamada caseína que pode aumentar a inflamação e a dor nas áreas problemáticas;
  • Carne vermelha: quando consumidas em excesso, aumentam o risco de ocorrer a doença e outras patologias inflamatórias relativas ao deterioramento dos tecidos do corpo;
  • Ovos: eles contêm ácido araquidônico em sua gema, uma substância que aumenta a resposta inflamatória;
  • Café: a cafeína ocasiona uma diminuição das vitaminas e minerais essenciais e assim aumenta a inflamação e os demais sintomas.
Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos que prejudcam o fígado
5 Alimentos que prejudicam o fígado
remédios caseiros para infecção na garganta
4 Remédios caseiros para infecção na garganta