melhores alimentos para quem tem artrite
Crédito: Freepik
em

Os melhores alimentos para quem tem artrite

Conheça os alimentos que podem ajudar a controlar os sintomas e dores dessa doença

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidades e dificuldades nos movimentos, que ainda não tem cura. Apesar de não ter cura, há tratamento, que é feito com medicamentos, fisioterapia, exercícios, cirurgia e com o auxílio da alimentação. Veja agora a lista de alimentos para quem tem artrite que pode ajudar a melhorar suas dores.

Alimentos bons para quem tem artrite

alimentos para quem tem artrite beneficios
Crédito: Login to Articlization

Normalmente, a artrite é uma doença que vem acompanhada da idade. Porém, para que você não sofra com isso no futuro, tem de começar a se preocupar com sua alimentação o quanto antes. Conheça alguns alimentos que podem ajudar nessa prevenção.

1. Frutas roxa

Algumas frutas contêm antocianina, pigmento que dá o tom roxo e combate o estresse oxidativo, já que ela é antioxidante e combate os radicais livres que geram tal estresse. A uva, ameixa e mirtilo são bons exemplos de frutas para evitar a artrite.

Além disso, a antocianina é destacada pelo Ministério da Saúde como um redutor natural do colesterol. Porém, é importante dizer que os resultados foram obtidos com animais, o que não invalida o fato de esse componente ser importante para esse propósito.

2. Peixe e azeite

O peixe e o azeite trazem com eles uma quantidade elevada de ômega-3. Esse nutriente fortalece os ossos, ligamentos e cartilagens do corpo. São opções muito boas contra a artrite, pois o ômega 3 tem efeito anti-inflamatório e fortalecedor. Os principais peixes são salmão, sardinha, atum e bacalhau. Quanto ao azeite, prefira os extra virgens.

3. Alho e cebola

O alho também tem propriedades anti-inflamatórias, já que é rico em alilsulfetos e vitamina C. Consumi-los diariamente traz muitos benefícios à saúde e torna-se muito eficaz contra a artrite.

A cebola, assim como o alho, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Utilizar a cebola, preferencialmente crua, e o alho em saladas e outras comidas é uma ótima opção.

4. Ervas e especiarias

Açafrão e gengibre são alimentos quase milagrosos. Ambos têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de muitos outros benefícios que trazem a saúde. Estes são alimentos muito bons para o tratamento da artrite.

5. Óleo de linhaça

A linhaça possui o ácido a-linoleico que, conforme o Ministério da Saúde, é anti-inflamatório. Desse modo, seu óleo é muito importante para aliviar os sintomas da artrite, já que essa doença consiste em uma inflamação crônica. Esse componente também estimula o sistema imunológico, o que torna o organismo mais forte e menos propenso a gripes e infecções.

6. Soja

A soja e seus derivados são uma opção bem querida pelos veganos, já que ela é uma rica fonte de proteína vegetal e se assemelha bastante à carne. Além disso, ela pode ser consumida por quem não é adepto ao veganismo, já que possui uma série de vantagens, como o seu alto teor de flavonoides. Tem tem efeito antioxidante e auxilia no combate aos sintomas da artrite.

7. Maçã

A maçã é rica em taninos que colaboram para combater os sintomas gerados pela artrite ou artrose, já que esse componente é antioxidante e combate os radicais livres, responsáveis por gerar o estresse oxidativo. Vale destacar que essa fruta também é excelente para a pele, visão e cabelos, proporcionando diferentes vantagens para o corpo.

8. Frutas vermelhas

Frutas como morango, cerejas, acerolas e outras variantes de coloração avermelhada, são excelentes para combater a artrite. Isso se deve ao fato de serem antioxidantes e possuírem vitamina C em um teor elevado, já que essa vitamina possui propriedades anti-inflamatórias.

Para você ter uma ideia, a acerola possui maior teor dessa vitamina do que o limão e a laranja, de um modo que se torna um importante componente para a alimentação.

9. Chia

Se você deseja ingerir ômega-3, mas não gosta muito de comer peixe, a chia é uma excelente opção. Ela é anti-inflamatória e antioxidante, o que a torna um componente importante para combater a artrite. Vale destacar que esse grão também é rico em proteínas, carboidratos complexos e fibras, sendo um excelente pré-treino.

10. Nozes

As nozes estão no grupo de alimentos para quem tem artrite porque são fontes preciosas de ácido a-linoleico, que fazem parte do grupo dos ácidos graxos ômega-3. Portanto, ela é antioxidante e anti-inflamatória, o que a torna muito útil para combater os sintomas dessa doença crônica. Vale destacar que as amêndoas podem substituir as nozes, já que possuem propriedades equivalentes.

Alimentos a evitar

Sofrer com essa doença implica em uma diminuição da qualidade de vida, especialmente quando afeta a mobilidade para fazer tarefas cotidianas que antes pareciam simples. Assim, é bom também conhecer alguns alimentos que devem ser evitados.

  • Lácteos: eles contêm um tipo de proteína chamada caseína que pode aumentar a inflamação e a dor nas áreas problemáticas;
  • Carne vermelha: quando consumidas em excesso, aumentam o risco de ocorrer a doença e outras patologias inflamatórias relativas ao deterioramento dos tecidos do corpo;
  • Ovos: eles contêm ácido araquidônico em sua gema, uma substância que aumenta a resposta inflamatória;
  • Café: a cafeína ocasiona uma diminuição das vitaminas e minerais essenciais e assim aumenta a inflamação e os demais sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

decração de quarto simples e barato

Decoração de quarto simples e barato: 16 ideias para se inspirar

decoração de quarto de casal

Decoração de quarto de casal: 12 ideias para o quarto dos sonhos