em

Açúcar de coco: os benefícios e uma receita deliciosa

Esse açúcar é o novo queridinho de quem leva uma vida saudável, veja por qual razão
açúcar de coco
Crédito: Public Domain Pictures

O açúcar de coco é mais um entre tantos ingredientes que estão caindo no gosto de quem faz dieta e busca por alternativas mais saudáveis ao tradicional açúcar de cana refinado. Esse produto é obtido da seiva do coqueiro desidratada, resultado em cristais de açúcar integrais, ou seja, que não passam pelo processo de refinamento que elimina todos os seus nutrientes. Ele também é livre de conservantes e considerado, atualmente, como uma das alternativas mais saudáveis ao açúcar refinado.

Benefícios para a saúde

beneficios do açúcar de coco
Crédito: Pexels

Sua composição é muito rica, tanto por vir da fruta, que é altamente recomendada em uma alimentação de qualidade, quanto por ser integral, preservando esses nutrientes. Ele é composto por vitaminas do complexo B, muitos minerais essenciais à manutenção da saúde e oferece os seguintes benefícios:

Baixo índice glicêmico

A vantagem de consumir produtos com baixo índice glicêmico é sentida no dia a dia. Esse efeito quer dizer que a glicose contida no produto é liberada de forma lenta na corrente sanguínea, evitando os picos de açúcar no sangue. Esse picos são perigosos para pessoas pré-diabéticas ou diabéticas e são prejudiciais a todas as pessoas, pois dificultam a perda de peso, provocam a pressão baixa e aumentam a fome em pouco tempo depois de comer.

Contribui com o ganho de massa muscular

Tanto as pessoas que desejam emagrecer e tonificar o corpo, quanto as que desejam fazer dieta para engordar aumentando a massa muscular, necessitam de fontes saudáveis de carboidratos para fornecer energia aos poucos e de forma contínua. O fato de ser um produto com baixo índice glicêmico oferece esse efeito ao corpo que é muito importante na hora do exercício físico, favorecendo o ganho de massa e dificultando o acúmulo de gordura.

Previne a retenção de líquidos

Produtos com açúcar refinado, gordura trans e excesso de sal contribuem muito para a retenção de líquidos, pois utilizam muita água do organismo para serem metabolizados. Esse efeito causa inchaço e desconforto no corpo, além de prejudicar o bom funcionamento das células.

O açúcar de coco não causa esse efeito na mesma proporção por ser um alimento com baixo índice glicêmico e por conter potássio, mineral que, entre outras funções, atua na regulação dos líquidos no organismo.

Contribui com a saúde do sistema nervoso

Uma das vitaminas importantes para a manutenção do sistema nervoso é a do tipo B, e esse tipo de açúcar contém alguns tipos dessa vitamina, como a B1, B2, B3 e B6. Elas atuam na formação de novas fibras nervosas e neurotransmissores, contribuindo com a qualidade no funcionamento da memória e na melhora de todas as funções cognitivas.

Fortalece o sistema imunológico e a microbiota intestinal

Por conter um tipo de fibra chamado inulina, ele atua no fortalecimento do sistema imunológico ao mesmo tempo em que contribui com a saúde da microbiota intestinal, essencial para uma boa digestão dos alimentos e boa distribuição de nutrientes para a corrente sanguínea.

Preço e onde comprar

Esse tipo de açúcar é encontrado nos supermercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em algumas grandes farmácias, nas prateleiras de alimentos naturais. Ele tem uma cor mais escura por ser integral e o preço varia de acordo com o tamanho da embalagem.

Como já é de se esperar, por ser um produto de alto valor agregado, seu preço é superior ao açúcar comum, variando entre R$ 10 e R$ 30 conforme a quantidade.

Tem como fazer em casa?

Se você tiver coqueiros em abundância perto de casa e habilidade o suficiente para subir neles, pode tentar fazer, mas não é uma tarefa simples.

Para isso, precisa ter algum conhecimento sobre a árvore do coqueiro para saber quando é o momento de extrair a seiva, que deve ser antes da formação da fruta. Ou seja, ao retirar a seiva das flores da árvore, não vai mais haver formação da fruta.

Depois de retirada a seiva então ela deve ser deixada no sol para desidratar e o produto final será o açúcar de coco. Portanto, ele não é feito da fruta e, de fato, talvez seja melhor comprá-lo pronto do que se arriscar nesse procedimento complexo. Veja como é um dos métodos utilizados na fabricação artesanal do açúcar de coco na Tailândia:

Receita de bolo com açúcar de coco

receita com açúcar de coco
Crédito: Pexels

Agora que já conhece todos os benefícios desse tipo saudável de açúcar, veja com preparar um delicioso bolo de coco que também leva óleo de coco, leite de coco e coco ralado.

Ingredientes

Óleo de coco líquido: ½ xícara (chá);
Açúcar de coco: 1 ½ xícara (chá);
Ovo: 4 unidades;
Sal: 1 colher (chá);
Leite de coco: 1 ½  xícara (chá);
Trigo: 1 xícara (chá);
Fermento em pó: 1 colher (sopa);
Coco ralado: a gosto.

Modo de preparo

  1. Separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Reserve;
  2. Em uma tigela misture o trigo peneirado com o açúcar e o sal. Adicione o óleo de coco, as gemas, o leite de coco e misture muito bem até formar uma massa homogênea;
  3. Misture as claras em neve à massa, delicadamente. Por fim misture o fermento e transfira a massa para uma forma untada. Decore com o coco ralado e leve para assar em forno médio por cerca de meia hora até fazer o teste do palito e ele sair limpo da massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tirar manchas de água do vidro
Como tirar manchas de água do vidro
pizza saudável
8 Receitas de pizza saudável