em

7 Remédios naturais para ansiedade e dicas de como viver tranquilo

Os chás são os grandes amigos da tranquilidade. Veja quais os tipos recomendados e outras dicas para se acalmar.
remédios naturais para ansiedade
Crédito: Freepik

A ansiedade é um sentimento absolutamente normal, mas não precisa atrapalhar a sua vida. Sentir um pouco de ansiedade em situações específicas faz parte. Mas se você se sentir ansioso demais com a expectativa de algum acontecimento, talvez devesse tomar algum dos remédios naturais para ansiedade e conseguir lidar melhor com a situação. Veja quais são.

Melhores remédios naturais para ansiedade

chás são remédios naturais para ansiedade
Crédito: Freepik

Antes de ir para a lista de remédios, vale lembrar que eles servem para a ansiedade normal, que ocorre esporadicamente em uma situação isolada de tensão na sua vida. Se tiver passando por uma crise de ansiedade que nenhum remédio natural seja capaz de aliviar, busque ajuda médica para o seu bem. Agora sim, veja quais são os remédios naturais para ansiedade.

1. Chá de camomila

No topo da lista, o mais utilizado de todos. O chá de camomila é popular por ser calmante. A camomila possui compostos que se conectam aos mesmos receptores de medicamentos calmantes sintéticos, como Diazepam. Então, na hora da tensão, tome uma xícara de chá morno.

2. Chá verde

Embora o chá verde seja um estimulante porque contém cafeína, ele também contém L-teanina, que ajuda a reduzir a frequência do coração e a pressão arterial. Assim, você vai conseguir se acalmar sem ficar sonolento, o que é importante caso esteja nervoso para um compromisso.

3. Chá de valeriana

Essa é outra planta que acalma o corpo, mas diferente do chá verde, ela é sedativa. Então é recomendada para quando está ansioso e não consegue dormir. Pode combiná-la com a camomila, a hortelã ou a cidreira no mesmo chá.

4. Chá de maracujá

Certamente você já ouviu falar da Maracugina. Mas se não quiser comprar o xarope, faça um chá de folhas ou flores de maracujá em casa para beber morno. Assim como a valeriana, o maracujá tem um efeito calmante sedativo, então prefira tomar para relaxar e dormir.

5. Óleo de lavanda

Esse não é um chá. Você pode comprar o óleo essencial de lavanda e até combinar com outros, como o óleo de hortelã-pimenta. Você deve sentir o aroma desse óleo para se acalmar. Então pode fazer uma mistura para aplicar no corpo durante uma massagem, pode colocar em um banho relaxante ou mesmo em um difusor de ambientes.

6. Coma alimentos com ômega-3

O ômega-3 é muito importante para desinflamar o organismo, causando dores, obesidade, doenças crônicas, exaustão e ansiedade. Além disso, ele ajuda a melhorar a circulação do sangue, o raciocínio, a memória e os sintomas de depressão. Dentro de uma dieta saudável inclua abacate, salmão, sardinha, atum, coco, amêndoas, nozes, castanhas e linhaça.

7. Lúpulo

Você pode fazer chá de lúpulo misturado com cidreira ou camomila, pois ele é bem amargo. Essa planta, comumente usada para fazer cerveja, é um dos remédios naturais para ansiedade, agitação, alivia cólicas menstruais e ajuda a dormir melhor. Beba o chá antes de dormir ou quando não tiver compromissos.

Dicas para controlar a ansiedade

bons hábitos para aliviar ansiedade
Crédito: Freepik

Depois de conhecer os melhores remédios naturais para ansiedade, é bom saber que você pode se manter mais calmo o dia todo se incluir atividades relaxantes na sua rotina. Algumas delas não relaxam durante a prática, mas sim depois que terminar. O importante é fazê-las com frequência para que o seu organismo se acostume com a sensação.

1. Pratique exercício cardiorrespiratório

Fazer uma atividade física que faça você ficar ofegante e acelere o seu coração é ótimo, quando respeita os seus limites. Além de fortalecer o seu sistema cardiorrespiratório e deixar seu corpo em boa forma, também libera neurotransmissores e hormônios que relaxam e promovem o bem-estar. Pode ser corrida, bicicleta, natação, dança ou crossfit, por exemplo.

2. Pratique yoga

A yoga, assim como a meditação e até o pilates, são exercícios opostos aos cardiorrespiratórios. Eles não vão acelerar o seu coração, mas vão fortalecer seus músculos, equilibrar a sua respiração e promover a sua concentração no momento presente.

Essas práticas são essenciais para aliviar e até prevenir a ansiedade em qualquer momento da sua vida. É interessante intercalar esses dois tipos de exercícios durante a semana.

3. Alimente-se corretamente

A sua alimentação é altamente responsável por desencadear a ansiedade ou evitar que ela aconteça. Então fazer todas as refeições do dia, sem comer demais nem passar fome, é essencial. Além disso, é importante escolher alimentos saudáveis, sem nenhum excesso de açúcar industrializado, de sal, condimentos e gorduras trans.

Junto com a alimentação equilibrada, beba bastante água ao longo do dia.

4. Converse com um profissional

Falar sobre o que lhe aflige é essencial para compreender de onde vêm os seus problemas e descobrir como resolver a sua ansiedade. Nem todo mundo consegue se questionar e encontrar respostas sozinho.

Então, a melhor ajuda vem de um terapeuta, psicólogo, analista ou psiquiatra. Todos esses profissionais estão aptos a lhe ajudar no que diz respeito à sua compreensão de si mesmo. Assim vai ficar mais fácil colocar a cabeça no lugar em um momento de ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

limpar melissa
Como limpar Melissa por dentro e por fora
óleo de tomilho
Benefícios e como fazer óleo de tomilho em casa