benefícios do pilates
Crédito: Pxhere

6 Benefícios do pilates para o corpo e para a saúde

O pilates se encontra entre os exercícios mais completos para quem quer tonificar os músculos e melhorar a postura corporal.

Publicidade

Já faz alguns anos que os benefícios do pilates para a saúde, para o corpo e para a estética chamam a atenção daqueles que buscam uma atividade física diferente. O treino é considerado um método que une alongamentos e exercícios físicos que usam o peso do próprio corpo para sua execução, trabalhando, assim, o equilíbrio muscular e mental.

6 Benefícios do pilates para o corpo

pilates 02
Crédito: Pixabay

O pilates prioriza a concentração, o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo. Isso ocorre por meio de movimentos contínuos e suaves, focados na qualidade em vez da quantidade. Eles melhoram a postura, alongam e tonificam os músculos e garantem mais qualidade de vida. Conheça outras vantagens de praticar pilates.

1. Melhora a respiração

Uma das principais funções do pilates é trabalhar a musculatura respiratória, em especial o diafragma, já que no dia a dia tendemos a bloquear esse músculo em momentos de estresse. O tempo preciso de inspiração e de expiração entre os exercícios ajuda a manter a respiração normal e até a combater a ansiedade e o estresse.

2. Aumenta a resistência e a força muscular

Se você não curte o tipo sarado de academia, vai se encantar por esses benefícios do pilates. O fortalecimento muscular se dá no corpo todo em vez de em um grupo específico. Os exercícios ativam diversos pontos musculares diferentes e promovem uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Você fica mais forte e definido, mas sem exageros.

Publicidade

3. Melhora a flexibilidade e mobilidade articular

Os exercícios de alongamento corporal trabalham a extensão dos músculos e das articulações, o que naturalmente faz com que o indivíduo fique mais flexível e sinta uma mudança nas articulações.

4. Corrige e melhora a postura

pilates 01
Crédito: Pxhere

A coluna possui curvas fisiológicas naturais que devem ser respeitadas. Os exercícios do pilates são os que mais respeitam isso. Eles são voltados para uma maior absorção e para uma maior resistência da lombar, prometendo fortalecer os músculos que a sustentam.

Isso só é possível com a realização de treinos com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, cujos reflexos se manifestam no dia a dia. Como ao sentar em uma cadeira ou andar de cabeça erguida, por exemplo.

5. Previne lesões osteoporóticas

As mulheres na fase pós-menopausa têm mais chances de adquirir osteoporose devido à queda brusca dos hormônios, que atrapalha a absorção de cálcio. Talvez isso explique porque elas são as principais fãs dos benefícios do pilates, já que os exercícios aumentam a força muscular e ajudam a modelar a estrutura óssea, prevenindo fraturas e lesões.

Publicidade

Além disso, por melhorar a coordenação motora e estimular o alongamento, o pilates deixa a pessoa mais ágil, atenta e equilibrada, o que previne quedas e acidentes.

6. Alivia as dores, principalmente nas costas

Os exercícios de fortalecimento e de alongamento para partes específicas ajudam na reabilitação de diversas patologias, em especial para quem sofre de dores crônicas nas costas. Ao promover o realinhamento da coluna e o fortalecimento da região abdominal, o pilates faz com que o indivíduo deixe de forçar as costas para fazer qualquer mínimo esforço.

Alinhado a todos esses benefícios do pilates, que são considerados primários, estão os benefícios secundários, tais como:

Publicidade
  • Ganho de consciência corporal e melhora na postura;
  • Aumento da autoestima;
  • Redução da fadiga muscular;
  • Melhora da coordenação motora e do equilíbrio;
  • Equilíbrio do sistema nervoso autônomo;
  • Melhora do humor e do estado de estresse;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Controle de doenças como hipertensão e diabetes;
  • Regulação hormonal associada à atividade física;
  • Regulação de funções corporais, como digestão e funcionamento do intestino.

Benefícios do pilates para gestantes

pilates para gestantes
Crédito: Pixabay

A prática de exercícios físicos é essencial para as grávidas manterem a saúde em dia durante esse período tão delicado. O pilates é uma das atividades mais recomendadas, pois proporciona equilíbrio e conforto para a gestante, além de preparar o corpo para o parto.

Os exercícios são adaptados para cada estágio da gestação e realizados de forma lenta e controlada, visando os cuidados e o que deve ser focado em cada trimestre. Além dos benefícios gerais já mencionados, o pilates reduz as dores gerais, principalmente nas costas, que são mais comuns nesse período devido à barriga e ao ganho de peso.

Os exercícios respiratórios, feitos de maneira profunda e controlada, são recomendados para o momento das contrações e do parto. O fortalecimento da região pélvica e dos músculos mais profundos também farão diferença na hora do parto e na recuperação depois do nascimento do bebê. A mamãe aprende a controlar seus músculos pélvicos, tornando o parto mais tranquilo.

Publicidade

No mais, o pilates traz um aumento de autoestima, muitas vezes afetada nessa fase de tantas mudanças no corpo. O bom humor e a companhia de outras futuras mamães nas aulas em grupo traz uma sensação de segurança e bem estar.

Pilates emagrece?

Toda atividade física regular promove uma perda de peso, que pode ou não ser significativa dependendo da intensidade e da combinação com uma dieta regrada e mudanças de hábitos. O pilates ajuda na definição muscular e melhora a postura corporal, mas não é o mais recomendado para quem deseja emagrecer, pois não é eficaz na queima de gorduras.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM