em

Melhores remédios caseiros para tosse alérgica

Aprenda a preparar os melhores remédios caseiros para tosse alérgica
remédios caseiros para tosse alérgica
Crédito: Freepik

Crises alérgicas são realmente incômodas e podem vir acompanhadas de coriza, olhos lacrimejando, coceira, cansaço extremo e muitos outros sintomas, porém talvez o pior seja a tosse seca e constante. Saiba quais os melhores remédios caseiros para tosse alérgica e resolva esse problema de forma natural.

9 Remédios caseiros para tosse alérgica

melhores remédios caseiros para tosse alérgica
Crédito: Freepik

A tosse alérgica irrita a garganta, podendo causar dor e ardor na região, além de ser um tanto constrangedora, pois é bastante frequente e impossível de controlar sem remédios.

Tomar anti-alérgico o tempo todo não é o mais recomendado. É importante investigar o que causa a reação alérgica para tratar os gatilhos da doença.

Como um complemento ao tratamento alopático, invista em remédios caseiros para tosse alérgica.

1. Alho

O alho é um grande aliado da saúde, ajudando também como um dos remédios caseiros para tosse alérgica. Primeiro, ele ajuda a cicatrizar e amenizar a irritação na garganta,  causada pela tosse repetida. Evita também que a região seja contaminada por bactérias, evoluindo para uma crise de garganta também.

Além disso, reforça o sistema imunológico, combatendo a alergia desde a raiz. Para isso, você pode utilizá-lo de várias formas, seja caprichando no tempero ou em forma de chá.

Para preparar o chá de alho, coloque uma xícara de água para ferver com um dente de alho em rodelas e deixe por 1 minuto depois de levantar fervura. Desligue, deixe amornar, coe e beba. Se quiser, pode adoçar com mel.

2. Gengibre

Excelente anti-inflamatório, o gengibre vai também ajudar a aliviar os sintomas da alergia, tendo a vantagem de ter o sabor mais agradável e ainda deixar o seu hálito mais fresco.

Ele pode ser utilizado como chá, sendo feito da mesma forma que o chá de alho, porém é mais versátil no seu consumo. Você pode simplesmente mastigar pequenos pedaços de gengibre ao longo do dia ou até mesmo aromatizar a água que costuma beber.

3. Mel

Excelente parceiro para aliviar a tosse, tem ação anti-inflamatória, além de reforçar a imunidade e poder ser utilizado das mais variadas formas.

Use para adoçar os chás contra tosse, potencializando o efeito. Pode também fazer um remédio à base de mel e alho, perfeito para combater alergia e até asma: coloque três dentes de alho esmagados dentro de um pote com meia xícara de mel. Deixe curtir por 24 horas e tome uma colher, três vezes ao dia.

4. Tomilho

O chá de tomilho é outro dos remédios caseiros para tosse alérgica, fazendo com que o corpo se recupere mais rapidamente, devido à alta quantidade de antioxidantes, aumentando também as defesas do organismo.

Ele é indicado para alergias e até bronquite, acalmando a tosse e ajudando a tratar a doença. O chá deve ser feito no momento do consumo. Para preparar, basta colocar 200 ml de água para ferver e adicionar duas colheres de sopa de tomilho. Aí basta desligar o fogo, tampar, abafar e tomar adoçado com mel, depois de morno e coado.

5. Alimentos inflamatórios

De nada adianta tomar remédios se você continua se alimentado com coisas que são nocivas ao seu corpo. Que tal então mudar alguns hábitos alimentares que possam estar prejudicando sua saúde? Elimine alimentos que possam inflamar o seu corpo, substituindo pelos que lhe farão bem.

Tire fast food em geral, salgadinhos, doces, balas, chocolates de baixa qualidade e outros alimentos ricos em gordura trans, colesterol, açúcares e afins. Eles inflamam seu corpo e reduzem a sua imunidade. Procure alimentos anti-inflamatórios, como os dessa lista, que possam trazer benefícios para sua saúde a curto e longo prazo.

6. Probióticos

Entre os alimentos que vão trazer benefícios a curto e longo prazo, estão os probióticos, responsáveis por manter a flora intestinal mais saudável.

Eles fazem com que as bactérias boas se multipliquem, reduzindo assim a quantidade de bactérias ruins, responsáveis por boa parte dos problemas do seu corpo.

7. Hortelã

O uso de hortelã, seja mastigando a folha, nos alimentos ou em forma de chá, ajuda a acalmar a tosse e a aliviar o incômodo, a sensação se arranhão na garganta.

Ele é antisséptico e anestésico, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ser uma delícia. Para preparar o chá, aqueça 250 ml de água para meia xícara de folhas de hortelã lavadas. Depois que levantar fervura, coloque as folhas, tampe e desligue o fogo. Quando estiver morno, adoce com mel e sirva.

8. Manjerona

Também com ação anti-inflamatória, ajuda a combater a coceira na garganta, tão comum durante as crises alérgicas. Além disso, alivia a dor e diminui a intensidade e frequência da tosse seca, reduzindo assim a irritação na garganta.

Ela pode ser consumida na alimentação, mas, para os casos de crise, o ideal é o chá, dada a concentração dos nutrientes. Para cada 200 ml de água, utilize 2 colheres (chá) de manjerona fresca. Adoce com mel.

9. Açafrão

O açafrão deveria estar na alimentação de todas as pessoas, pois é um ótimo anti-inflamatório, antiviral e antibacteriano, impedindo assim a alergia de evoluir para algo mais grave.

Ele serve também para reduzir a tosse e fortalecer o sistema imunológico, podendo ser misturado no leite ou bebido como chá. Nesse caso, o recomendado é uma colher de sopa para cada 200 ml de água.

Lembre-se de que é fundamental aliar uma dieta saudável e exercícios físicos regulares para poder aproveitar melhor os benefícios dos remédios naturais, bem como tomar ao menos 15 minutos de sol por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
escaras o que é
Escaras: o que são e como tratar
cotonete faz mal
Cotonete faz mal: sim ou não? Descubra a verdade