em

Confira os incríveis benefícios do chá de tomilho

Aprenda como fazer chá de tomilho e aproveite todas as suas propriedades
chá de tomilho
Crédito: Pixabay

Já percebeu que a natureza disponibiliza diversos remédios para você? Sim, diversos problemas podem ser resolvidos ou prevenidos apenas com o uso de produtos da natureza. O chá de tomilho é um desses remédios naturais, trazendo diversos benefícios para a saúde de quem o ingere.

Para que serve o chá de tomilho

Essa erva aromática possui muitos benefícios, contribuindo para a saúde do corpo e para o bem-estar. Confira abaixo todas as vantagens que o chá de tomilho pode trazer para o seu dia a dia.

Preserva a visão

O tomilho possui vitamina A que é uma vitamina solúvel em gordura e antioxidantes. Essa vitamina é essencial para as membranas e para o muco, também ajudando a controlar a saúde de sua visão.

Se usado acompanhado de alimentos como cenoura ou abóbora, o chá tomilho pode proporcionar ainda mais dessa vitamina, pois esses alimentos também são bastante ricos em vitamina A.

Recomenda-se que esse chá seja bebido durante a manhã, em jejum, para que seu organismo o absorva melhor e seus resultados sejam maiores.

Combate a acne

Esse chá também é eficaz contra as bactérias que causam acne, possuindo um efeito antibacteriano muito poderoso, inclusive com propriedades químicas semelhantes a de cremes contra a acne.

Para obter esse efeito, passe o chá diretamente no rosto, em compressas, como um complemento para o tratamento contra a acne.

Ajuda a prevenir o câncer

O tomilho é repleto de componentes que contêm propriedades antioxidantes, prevenindo os danos causados pelos radicais livres e o estresse oxidativo, um dos responsáveis por aumentar o risco de câncer.

Sendo assim, o chá de tomilho pode atuar como um poderoso agente preventivo contra o câncer e outros problemas, como doenças cardíacas.

Agente rejuvenescedor

O chá de tomilho também possui efeito rejuvenescedor, pois, por ter muitos antioxidantes, ele acaba consertando os desgastes gerados na pele pelos radicais livres. Isso faz com que a pele fique lisinha e macia, mantendo-a rejuvenescida.

Protege o DNA

O tomilho possui excelentes funções na preservação do material genético, porque tem em sua composição fenóis antioxidantes e flavonoides, que juntamente com vitaminas e minerais, são responsáveis por proteger o DNA contra danos oxidativos.

Isso o mantém intacto e impede a formação de mutações indesejadas. Incorporar o chá de tomilho no seu cotidiano pode evitar o desenvolvimento de diversas doenças causadas pela alteração genética.

Importante para o cérebro

Ainda por conta da alta presença de antioxidantes, o chá de tomilho possui um forte potencial para aumentar o nível de ômega-3 e gorduras saudáveis em suas células cerebrais.

Além disso, ele pode fornecer proteção contra mudanças relacionadas à idade em células cerebrais. Sendo assim, esse chá entra no restrito hall de comidas que fazem bem para as células cerebrais, aumentando a sua longevidade.

Atua contra a perda de cabelo

O chá de tomilho possui incríveis propriedades de fortalecimento capilar, contribuindo para a preservação das raízes do cabelo.

Para se aproveitar desse benefício, você pode aplicar um pouco do chá concentrado diretamente no couro cabeludo e deixar agir por 10 minutos.

Fortalece os ossos

O tomilho é uma erva que pode fortalecer a saúde óssea, já que é uma boa fonte de vitamina K, ferro, cálcio e manganês, nutrientes essenciais para um crescimento ósseo adequado.

Uma dica é que se misture o chá dessa planta com o leite, pois assim a absorção de cálcio é maximizada.

Protege o corpo de bactérias e fungos

Por possuir timol, um óleo que tem propriedades antissépticas e antifúngicas, o chá de tomilho é uma poderosa forma de preservar o organismo de micro-organismos prejudiciais.

Como preparar

chá de tomilho como fazer
Crédito: Pexels

O chá de tomilho tradicional pode ser preparado de um modo bem simples e ser consumido diariamente.

Ingredientes

Água: 2 xícaras (chá);
Gengibre ralado: 1 colher (sopa);
Tomilho fresco ou seco: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Ferva a água e adicione o gengibre;
  2. Deixe cozinhar por três minutos em fogo baixo;
  3. Antes de desligar, junte o tomilho e tampe a panela, retirando-a do fogo em seguida;
  4. Coe o chá e deixe-o esfriar um pouco antes de bebê-lo.

Outras formas de usar tomilho

O tomilho, além de ser usado em chás, é uma erva aromática muito especial que pode ser adicionada tranquilamente ao seu dia a dia.

O óleo de tomilho é um produto vindo dessa plantinha que pode melhorar sua saúde e ainda pode ser feito em casa!

Ele combina muito bem temperando carnes em geral, feijão, sopas, frutos do mar, embutidos, legumes e até frutas como compotas.

Conhecia os benefícios do chá de tomilho? Quer começar a plantá-lo em casa? Veja o vídeo e confira como é fácil!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

berinjela emagrece
Berinjela emagrece ou engorda? Saiba a verdade
vinte modelos terrário de parede
Como fazer terrário de parede: 20 modelos lindos!