em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Remédios caseiros para mau hálito: 10 opções poderosas

Com essas dicas simples você pode voltar a ter um hálito fresco e agradável.

remédios caseiros para mau halito
Crédito: Pexels

Sofrer com o mau hálito é bastante comum, embora desagradável. Isso porque existem algumas causas para esse odor que sai da boca. Mas além dos tratamentos médicos e dentários para as causas mais sérias, também existem remédios caseiros para mau hálito que vão ajudar a melhorar o gostinho na boca no dia a dia. Veja quais são e conheça os alimentos que causam a halitose.

Remédios caseiros para eliminar mau hálito

quais os melhores remédios caseiros para mau hálito
Crédito: Freepik

Exceto por causa do cheiro ruim que cria um desconforto para quem tem e para quem sente, mau hálito parece inofensivo. Mas antes de conhecer quais são os remédios caseiros para mau hálito é importante saber que suas causas podem ser sérias. Entre as principais estão:

  • Excesso de bactérias ou resíduos na boca, entre os dentes e na língua;
  • Problemas estomacais;
  • Insuficiência hepática (doença de fígado);
  • Insuficiência renal.

Por isso, antes de apenas sair usando todos os métodos caseiros para acabar com o mau cheiro na boca, visite um dentista ou um médico para ter certeza de que a sua saúde está bem. Se estiver tudo ok, então sim, veja quais são os remédios caseiros para mau hálito.

1. Hortelã

Essa erva é um dos remédios caseiros para mau hálito mais populares. Não é à toa que ela está em uma imensidão de produtos que prometem refrescar o hálito, como pasta de dente, enxaguante bucal, chicletes, balas, pastilhas e muito mais.

Para ajudar nesse sentido, você também pode mastigar folhinhas de hortelã bem lavadas ou fazer um chá e beber quente ou frio. Para que a bebida fique mais potente, experimente fazer um chá de hortelã com gengibre, que também é um ótimo ingrediente para eliminar as bactérias da boca e refrescar o hálito.

2. Eucalipto

remédios caseiros para mau halito
Crédito: DNoticias

Outra planta que está lado a lado com a hortelã para o combate do mau hálito é o eucalipto, e funciona. Nesse caso você também vai fazer uma infusão com água fervente e folhas picadas de eucalipto, deixando a mistura descansar até ficar morna. Depois coe e faça bochecho e gargarejo com ela.

3. Salsinha

Se você só usa a salsinha para temperar a comida, comece a tê-la como aliada à saúde e um dos melhores  remédios caseiros para mau hálito. A salsinha possui propriedades bactericidas, então vai ajudar a remover as bactérias que estejam na boca causando a halitose. Para isso só precisa mascar algumas folhas durante uns minutos e depois enxaguar a boca. Mas se quiser também pode experimentar um suco de salsa com limão.

4. Própolis

remédios caseiros para mau halito
Crédito: Be hive of Healing

É muito ter um vidrinho com extrato de própolis líquido em casa. Ele é produzido pelas abelhas durante a produção do mel e tem muitos benefícios à saúde, como por exemplo o tratamento de problemas de pele.

Mas o própolis também ajuda a combater o mau hálito porque é bactericida, cicatrizante e antisséptico. Então, para se beneficiar desse ingrediente, misture 20 gotinhas em 1 copo de água morna e faça gargarejos quando sentir necessidade, sem engolir.

5. Cravo-da-Índia

O cravo-da-Índia tem efeito antisséptico, além de oferecer mais propriedades em benefício da saúde e dos cuidados com a casa. Mas também é um dos excelentes remédios caseiros para mau hálito. A dica é fazer um chá utilizando 5 cravinhos e meio copo de água. Ferva a água com os cravos, abafe, deixe amornar e faça bochechos e gargarejos após a escovação, ou seja, 3 vezes ao dia.

6. Maçã

A maçã é um excelente remédio caseiro para mau hálito. Além de gerar um ar fresquinho na região bucal, ela possui propriedades que auxiliam no combate às bactérias causadoras dessa condição.

Para preparar o remédio com a maçã, amasse-a (papinha) e deixe na boca, sem engulir. Se puder, misture essa massa de maçã com 15 gotas de própolis. Assim, os efeitos serão otimizados.

7. Boldo

remédios caseiros para mau halito
Crédito: Flores e Folhagens

O chá de boldo pode possuir um sabor desagradável, mas o seu uso é excelente para combater o mau hálito. Isso porque essa planta possui propriedades que ajudam a controlar os gases estomacais.

Esses gases, estando em excesso, é um dos causadores mais comuns do mau hálito. Por isso, o consumo do chá de boldo, embora desagradável, é muito eficaz como um dos remédios caseiros para mau hálito.

8. Gengibre

O gengibre é considerado um dos melhores remédios caseiros para mau hálito, pois audar a combater as bactérias e a regular os gases estomacais. Assim, ele se torna uma excelente opção para quem deseja acabar com o mau hálito de um modo rápido e discreto.

9. Limão

remédios caseiros para mau halito
Crédito: Boa Forma

O consumo de limão também contribui para reduzir o mau hálito. Isso porque ele possui um pH alcalino, quando está dentro do organismo, o que dificulta a sobrevivência das bactérias que estão habituadas ao meio mais ácido.

10. Pepino

Poucos sabem, mas o pepino também é um dos remédios caseiros para mau hálito. Porém, para que isso aconteça, ele deve ser consumido com regularidade. Você também pode deixa-lo um pouco em contato com a boca, antes de engolir.

Isso ocorre porque o pepino ajuda a retirar o restante da sujeira. Fazendo um papel semelhante ao de um fio dental natural. Isso evita o acúmulo de bactérias na boca.

Alimentos que causam mau hálito

piores comidas que causam halitose
Crédito: Freepik

Tem alimentos que todo mundo sabe que causam mau hálito. Eles são fortes a ponto de não adiantar escovar os dentes, comer outra coisa ou ter passado horas desde que foram ingeridos, que o gosto ainda vai estar na boca.

Mas em contrapartida, não dá para simplesmente parar de comer todos, como por exemplo a cebola e o alho, pois eles são muito saudáveis. Nesse caso, quando comer, mantenha os dentes escovados e utilize um dos remédios caseiros para mau hálito ao longo do dia.

Além da cebola e do alho, veja outros alimentos que provocam a halitose, principalmente por conterem enxofre na composição ou serem muito ácidos:

  • Azeitonas;
  • Couve-flor;
  • Alcachofra;
  • Excesso de proteína animal na dieta;
  • Molho de mostarda e ketchup;
  • Vegetais em conserva;
  • Bebida alcoólica;
  • Café.

Normalmente o mau hálito fica ainda mais forte quando você come esses alimentos ou toma as bebidas e esquece de tomar bastante água ao longo do dia. A boca resseca e problema fica ainda pior. Então, beba água, escove os dentes e a língua e, se for o caso, visite o médico ou o dentista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

remédios caseiros para gastrite

Remédios caseiros para gastrite: como preparar e tomá-los

pneumonia

Pneumonia: tipos, causas e tratamento