em

AmeiAmei

Benefícios do eucalipto para a saúde

Essa planta serve para mais do que aromatizar ambientes e como expectorante. Só precisa de muito cuidado com a dosagem
eucalipto
Crédito: Pixabay

O eucalipto está presente todos os dias na sua vida, seja no bloquinho de anotações produzido a partir da pasta de celulose ou no churrasco de fim de semana, feito com o carvão vegetal na brasa.

Além disso, ele possui propriedades medicinais e é um ótimo aliado no tratamento de rinite, sinusite e infecções respiratórias. Inclusive, é muito fácil encontrar nas farmácias uma gama de produtos produzidos a partir do extrato das suas folhas, como chás, xaropes, sprays, pomadas e óleos.

O nome científico geral dessa planta é Eucalyptus e é originária da Tasmânia, perto da Austrália. No Brasil, as espécies mais cultivadas para uso medicinal são Eucalyptus globulus, Eucalyptus citriodora e Eucalyptus tereticornis. Cada uma delas possui propriedades específicas para o tratamento de cada problema de saúde.

Benefícios do eucalipto

beneficios eucalipto para saude
Crédito: Wikimedia Commons

Por ser uma planta tão útil para vários setores da indústria, atualmente ele é cultivado em diversas partes do mundo. Quanto aos benefícios que ele oferece especificamente para a saúde, estão:

1. Expectorante

Essa é a finalidade de uso mais comum. Ele ajuda a desobstruir as vias aéreas e atua como expectorante de catarro. Age com eficiência em problemas como rinite, sinusite, bronquite, peito cheio, tosse com catarro, gripe e resfriado.

2. Microbiano

Existe uma série de micro-organismos que causam problemas de pele, de intestino, de garganta e outros, como Staphylococcus, Salmonella e Escherichia. Para esses problemas, as espécies recomendadas são Eucalyptus globulus, E. grandis e E. citriodora.

3. Antiviral

Com a recomendação do médico para garantir a dosagem adequada, seu óleo pode servir como bom tratamento para o vírus da herpes, inibindo o desenvolvimento do vírus em até 75%.

4. Controle do diabetes

Pessoas diabéticas também podem se beneficiar da planta, usando as espécies E. tereticornis, E. globulus e E. citriodora para cc. Porém, o uso deve ser recomendado pelo médico, pois o excesso pode causar lesões no fígado.

5. Asma alérgica

No caso dos ataques de asma causados por alergia, o extrato de Eucalyptus globulus age de forma a reduzir a produção de histaminas, que são os agentes desencadeadores dos sintomas da alergia. Também deve ser usado com recomendação médica.

6. Vermífugo

A espécie de E. staigeriana pode ser utilizada em compostos ativos para a eliminação de vermes intestinais, fazendo o tratamento adequado recomendado pelo médico.

Características

caracteristicas folha eucalipto
Crédito: Flickr

Como existem diversas espécies do gênero Eucalyptus, não há como descrever as características de cada uma delas, no sentido de formato de folhas, aroma, textura, cores, flores e afins.

Até porque, como você viu nos benefícios, não basta saber as características de apenas um tipo, para cada um vai oferecer propriedades diferentes para tratar determinados problemas de saúde. Então, a menos que você tenha algum conhecimento mais aprofundado em botânica, o jeito mais seguro é comprar o seu na farmácia, onde na embalagem vai estar dizendo de qual espécie se trata.

De modo geral, as principais características das folhas do eucalipto são que elas tem um formato mais alongado e fino, são de coloração verde-fosco e possuem aquele aroma fresco típico.

Como usar o eucalipto?

como usar eucalipto em casa
Crédito: Wikimedia Commons

Essa planta, como você já viu, é matéria-prima para diversos produtos. Se relacionado aos tratamentos de saúde, existem as formas mais comuns de uso.

1. Chá

O chá é uma das formas mais comuns de uso. Ele é recomendado para pessoas adultas no caso de problemas respiratórios. Para fazer deverá ferver 1 xícara de chá de água com 1 colher de sobremesa de folhas picadas, muito bem lavadas, caso sejam frescas. O tipo a ser usado para essa finalidade é o Eucalyptus globulus.

2. Inalação

A inalação de folhas é recomendada para tratar os problemas respiratórios, tosse com catarro, sinusite, bronquite, rinite e gripe, pois vai atuar como expectorante. Para isso, você deverá utilizar de 6 a 8 folhas da planta para 1 litro de água.

Vai fazer um chá com essa mistura, lavando muito bem as folhas depois levando para ferver na água. Assim que ferver, passe para uma bacia, sem coar. Coloque uma toalha por cima da cabeça para abafar o vapor e fique respirando-o até que esfrie. O tipo a ser usado para essa finalidade é o Eucalyptus globulus.

3. Óleo essencial

O óleo essencial da planta não é recomendado para uso por conta própria e puro, pois ele é muito concentrado. Apenas terapeutas e médicos devem recomendar o uso do óleo, que costuma ser utilizado para a produção de cosméticos.

Então, evite comprar o óleo puro e fazer uso, mesmo que seja só para aplicar na pele, pois a dosagem é muito delicada e poderá haver efeitos colaterais graves. Prefira o chá e a inalação.

4. Banho de eucalipto

É muito comum ouvir que, quando a criança está doentinha, com muita secreção ou gripada, um banho morno com as folhas dessa planta pode fazer milagres para o sistema respiratório.

Apesar de proporcionar um alívio ao bebê, médicos dizem que esse costume não faz muito pela saúde respiratória. Por outro lado, também não é prejudicial. Então se seu bebê se sente melhor quando está numa banheira com água morna e aquele cheirinho de eucalipto, não há mal em fazê-lo.

Cuidados a ter

Embora seja tão benéfico, também é preciso considerar a toxidade da planta antes de utilizar indiscriminadamente. Esses efeitos tóxicos podem surgir principalmente quando ele é ingerido. Por essa razão, não é recomendado utilizar chá, óleo ou qualquer outra forma que vá levar o eucalipto para o estômago, no caso de crianças até 10 anos.

A partir dessa idade ele pode ser utilizado, mas tomando muito cuidado com a dosagem. O ideal é que tenha a liberação do médico.

No caso do chá, para adultos a quantidade recomendada segura é de 1 colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de chá. Então, para crianças entre 10 e 14 anos, essa quantidade deverá cair pela metade.

O chá de eucalipto deve ser tomado apenas na dosagem recomendada e sem exagero, pois seu excesso pode causar problemas de fígado, de vesícula, de estômago e de intestino.

Outro cuidado é quanto à inalação, que você viu como fazer anteriormente. Também deve ter cuidado para não fazer em excesso ou há o risco de parada respiratória. A quantidade recomendada de 6 a 8 folhas para cada litro de água é considerada segura.

Mesmo que você vá fazer uma inalação, em que as folhas vão ser fervidas, para qualquer tipo de uso das folhas frescas, elas deverão ser muito bem lavadas. Isso porque existem fungos na superfície das folhas que, quando ingeridos ou inalados, podem causar infecções sérias.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
maridos estressam mais as mulheres do que os filhos
Estudo revela que maridos estressam mais as mulheres do que os filhos
filho usa seu próprio dinheiro para comprar casa
Filho usa seu próprio dinheiro para comprar casa para os pais