em

Remédios caseiros para gastrite e como tomá-los

Para quem sofre de gastrite, esses remédios caseiros são ótimos para ajudar a tratar a doença.
remédios caseiros para gastrite
Crédito: Freepik

A má alimentação é um dos principais fatores que causam a gastrite, que é uma inflamação da mucosa do estômago. Hoje em dia muitas pessoas sofrem com essa doença, que causa dores e desconfortos na região abdominal, podendo também ocasionar problemas digestivos. Por isso, aprenda alguns remédios caseiros para gastrite e veja como usá-los.

Além dessas opções caseiras, o tratamento para gastrite deve ser prescrito por um médico. Mas você pode cuidar da sua alimentação e evitar novas crises.

Melhores remédios caseiros para gastrite

Veja o que você pode usar para fazer remédios caseiros para gastrite naturais. Alguns alimentos e ervas ajudam a diminui a acidez estomacal rapidamente.

1. Suco de batata

suco de batata para tratar gastrite
Crédito: Pixabay

A batata é excelente para o estômago. Ela alivia a dor, a queimação, a azia e a acidez. Além de ser barata, acessível e fácil de utilizar.

Ingredientes

  • Batata: 2 unidades.

Modo de preparo

1. Lave bem, descasque e rale as duas batatas.

2. Coloque as batatas raladas em uma peneira fina em cima de uma refratária.

3. Esprema bem para que saia todo o suco da batata. O que sobrou você pode utilizar em outras receitas, como um omelete.

4. O líquido que saiu da batata é só beber. Você deve tomar em seguida que espreme, pois ele oxida em pouco tempo. Pode fazer isso duas vezes por dia. Se tem muitas crises de gastrite, tome o suco em jejum pela manhã.

2. Suco de couve ou repolho

O suco do repolho ou da couve também é bom para tratar a gastrite. Esses vegetais ajudam a sugar o excesso de suco gástrico e tem efeito diurético. O suco também é um poderoso detox.

Ingredientes

  • Repolho ou couve: 3 folhas;
  • Água: meio copo.

Modo de preparo

1. Bata tudo no liquidificador.

2. Coe e beba em jejum diariamente. Se for necessário, coloque um pouco mais de água.

3. Chás

chá de ervas para gastrite
Crédito: Pixabay

Muitos chás são ótimos remédios caseiros para gastrite. Os que você pode usar são os de espinheira-santa, camomila, erva-cidreira e acelga. Evite os de hortelã, verde, menta e boldo.

Para fazer os chás, basta colocar um punhado da erva seca da sua escolha em uma xícara de água fervente. Tape e deixa a infusão esfriar alguns minutos. Coe e beba morno. Se quiser, pode ainda beber gelado.

4. Probióticos

Todos os alimentos probióticos funcionam bem no tratamento da gastrite. São eles os iogurtes biológicos, o skyr e o kefir. A fermentação ajuda a diminuir a quantidade de bactérias no trato digestivo.

Você encontra esses alimentos à venda em lojas especializadas em produtos naturais. Cuidado na hora da compra, não é qualquer iogurte que contém esse tipo de substância. Iogurtes normais podem deixar você com o estômago ainda pior.

Quem tem gastrite pode tomar leite?

Apesar de o conhecimento popular afirmar que leite é bom para gastrite, isso é um mito. A bebida pode até aliviar a acidez temporariamente, porque tem pH básico. Contudo ela fermenta dentro de você e causa mais acidez.

O leite pode piorar a sua doença, especialmente se você for intolerante à lactose. O alimento causa ainda inchaço, gases e dores de estômago. Por isso, se você tem gastrite crônica, prefira outras soluções ao leite.

Dicas para aliviar gastrite rapidamente

Mudar a alimentação e beber muita água todos os dias é a melhor forma de aliviar a gastrite. Entretanto, se você estiver tendo uma crise muito ruim, pode engolir um pedaço de miolo de pão. Isso ajudará a sugar os ácidos do seu estômago.

Outra coisa que é boa nesses casos é o leite de magnésia. Você pode tomar uma colher de sopa do composto gelado. Também pode optar por antiácidos disponíveis em farmácias, mas essa é uma solução menos benéfica para a sua saúde.

O melhor mesmo é ver com o seu gastroenterologista qual o melhor plano de tratamento para você. Isso porque você pode ter gastrite por diversos motivos e o melhor é tratar a causa e não apenas o sintoma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Dicas para acabar com a tristeza
Doenças que podem ser identificadas pelos pés