em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

Remédios naturais para eliminar a bactéria H. Pylori do estômago

Já ouviu falar dessa bactéria?! Saiba mais sobre ela e quais ingredientes atuam na sua eliminação natural.

Muita gente sofre com problemas de estômago e úlceras estomacais, que geram muita dor, desconforto, queimação, dificuldade para comer e outros transtornos.

Por muito tempo, os médicos acreditavam que as principais causas dos problemas de estômago fossem alimentos ácidos, estresse, excesso de comprimidos e alimentação desregrada.

Porém, a partir do ano de 1982, cientistas descobriram que alguns tipos de bactérias que contraímos também provocam sérios danos no sistema gastrointestinal. Uma dessas bactérias – e talvez a mais comum – é a Helicobacter Pylori. Já ouviu falar?!

O que é a bactéria Helicobacter Pylori?

Não se assuste, mas de acordo com estudos científicos, estima-se que 60% da população mundial tenha a H. Pylori vivendo em seu corpo. Essa proporção ocorre devido à facilidade de contágio.

Depois que uma pessoa contrai a bactéria (normalmente por ambientes sem saneamento básico ou água tratada), pode passar para outras pessoas pelo simples contato da saliva, seja dividindo um copo de bebida.

Quando a bactéria se instala no estômago, começa a alimentar-se das mucosas protetoras do órgão, deixando as paredes expostas ao suco gástrico (ácido estomacal), que por sua vez gera úlceras e dor.

Sintomas da bactéria Helicobacter Pylori

Quando está atacando o estômago e se reproduzindo, a H. Pylori demonstra sua presença através dos seguintes sintomas:

  • Perda de apetite (e de peso);
  • Enjoo e vômitos;
  • Dor de estômago;
  • Desconforto constante;
  • Inchaço do estômago e gases.

Ao perceber estes sintomas é importante consultar um médico imediatamente, pois quanto mais tempo a bactéria permanecer no estômago, mais danos irá causar.

Remédios naturais para eliminar a H. Pylori do organismo

Depois da consulta, exames e tratamento prescrito pelo especialista, algumas receitas naturais podem ajudar a acelerar a eliminação da H. Pylori. Veja:

Alimentos altamente antioxidantes

Alimentos como alho cru, brócolis (no vapor ou assado), cereja, uva e chá verde possuem alto teor de antioxidantes que ajudam a eliminar a bactéria do organismo.

Quanto mais naturais forem consumidos para não perderem suas propriedades, melhor. Mesmo porque não são apenas os antioxidantes que atuam a favor da limpeza do estômago, mas também os polifenóis e efeitos antimicrobianos.

Azeite de oliva extravirgem

Também pelo fato de oferecer muitos antioxidantes, um estudo espanhol publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o azeite de oliva ajuda a tratar os danos causados pela bactéria.

Ervas e raízes

As ervas naturais têm muito a oferecer para o organismo, auxiliando na desintoxicação e na cura de inflamações e infecções. Entre as ervas e raízes que pode incluir na alimentação ou beber em forma de chá estão gengibre, cúrcuma, canela, folhas de curry e tomilho.

Mel de Manuka

O mel de manuka é um produto importado, produzido na Nova Zelândia e tem um valor elevado para comprar pelo Brasil.

Porém, estudos realizados pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, apontou excelentes resultados desse mel na interrupção completa do crescimento da H. Pylori, além de oferecer muitos outros benefícios à saúde.

Suco de mirtilo

O mirtilo tem compostos capazes de inibir o desenvolvimento da H. Pylori no organismo, estimulando sua eliminação natural. Estudos realizados em Pequim e em Israel comprovaram através de testes laboratoriais esse efeito benéfico.

Nos testes em humanos, o suco foi tomado em duas porções diárias de 250ml durante 90 dias e os resultados foram promissores. Mas a quantidade adequada para cada indivíduo deve ser feita com acompanhamento médico.

Probióticos

Alimentos probióticos são os que fornecem bactérias benéficas para equilibrar o funcionamento do organismo. Eles são encontrados em iogurtes naturais, kefir, chucrute e outros fermentados.

Com sintomas da H. Pylori no seu organismo ou não, é sempre bom ter uma alimentação balanceada e rica em todos os nutrientes que o organismo necessita para trabalhar com saúde. Consulte seu nutricionista e mantenha-se prevenido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

7 alimentos que vão regular seus hormônios

Após 55 anos, eles se reencontraram pelo Facebook e se casaram