água de coco benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons

11 Benefícios da água de coco para a saúde

Veja também se essa bebida pode engordar, a quantidade de calorias e se faz bem durante a gravidez

Publicidade

Se tem uma bebida abundante no Brasil além da água e do café, essa é a água de coco. Especialmente no verão, ela é vendida em todo país, diretamente da fruta, o que a faz ser ainda mais deliciosa e nutritiva. E para ficar ainda melhor, os benefícios da água de coco para a saúde são imensos. 

11 Benefícios da água de coco

água de coco pode engordar
Crédito: Pixabay

É uma riquíssima fonte de potássio, um mineral essencial para a saúde do sistema nervoso, dos músculos e para o pH do sangue, que precisa estar alcalino para se manter saudável.

1. Rica fonte de hidratação

A água pura sempre será a melhor bebida de todas. Porém, infelizmente, nem toda fonte de água pura é a mais saudável. Nesse caso, a água de coco cumpre um papel importante na hidratação do organismo, pois seu líquido é rico em minerais essenciais à saúde.

2. Beneficia a saúde das células

Por causa das citocininas, compostos presentes nessa água, ela contém muitos agentes antioxidantes que ajudam a manter as células renovadas e saudáveis. Os antioxidantes eliminam os radicais livres que estão sendo produzidos em excesso e que grudam nas células impedindo que se renovem.

Publicidade

Quando isso acontece, o corpo envelhece mais rápido e aumenta o risco de desenvolver câncer.

3. Melhora a disposição

A água de coco contém eletrólitos, como o potássio e o magnésio, que são minerais capazes de reduzir o cansaço, relaxar os músculos e aliviar o estresse. O magnésio tem a função de atuar no sistema nervoso ajudando na produção e liberação da serotonina, um tipo de hormônio que provoca a sensação de relaxamento e bem-estar.

4. Previne doenças

A osteoporose, a asma e a diabetes são doenças que podem ser prevenidas ou ter seus sintomas atenuados com o consumo de um copo ao dia, em conjunto com uma dieta saudável a prática de exercícios físicos. Tudo isso por causa da sua grande quantidade de magnésio, mineral essencial na prevenção desses problemas de saúde.

5. Equilíbrio do colesterol

Entre os benefícios da água de coco para a saúde está a sua capacidade de aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, que é responsável por limpar as paredes das artérias do excesso de colesterol “ruim”, o LDL. Assim, previnem-se sérias doenças coronárias e cardiovasculares como o infarto.

Publicidade

6. Previne pedras nos rins

Em combinação com uma alimentação saudável, sem o excesso de sal e de gordura saturada, um dos benefícios da água de coco é ser uma excelente aliada para prevenção e redução das pedras nos rins. Isso porque ela é uma bebida diurética, que estimula a limpeza desse órgão, mantendo suas funções saudáveis.

7. Ajuda a emagrecer

A água de coco possui propriedades diuréticas, o que faz dela um importante aliado para o emagrecimento. Essa propriedade auxilia na redução do inchaço, através da eliminação de líquidos que estejam em excesso.

Além disso, essa bebida gera uma sensação de saciedade. Essa sensação faz com que se diminua a vontade de comer constantemente.

Publicidade

8. Contribui para o intestino

Por ser bastante rica em fibras, ela favorece exponencialmente a saúde intestinal. Esse fator é explicado por conta do fato de que as fibras são essenciais para manter o bom funcionamento desse órgão.

9. Favorece a memória

Rica em potássio, permite o bom armazenamento de informações pelo cérebro. Isso porque o potássio favorece o funcionamento correto das conexões neurais.

Essa bebida é extremamente recomendável que seja consumida por idosos e por crianças. Essas duas fases são essenciais para a formação ou mantimento das habilidades de memorização e conexão, que exigem o consumo de potássio.

Publicidade

10. Acelera o metabolismo

Tal propriedade é explicada pela alta presença de enzimas bioativas nessa bebida. Logo, ingerir um pouco dela de manhã faz com que o seu corpo fique mais ativo no decorrer do dia.

11. Regula a pressão

Por possuir um alto teor de eletrólitos em sua composição primária, consegue regular a pressão. Desse modo, o consumo da água de coco pode favorecer bastante quem possui problemas de pressão.

Vale ressaltar que quem tiver problemas de pressão deve consultar um médico antes de tentar fazer um tratamento caseiro para o problema.

Publicidade

Água de coco engorda?

A única bebida que não engorda é a água pura. Isso quer dizer que a água de coco pode contribuir para o aumento de peso no caso de você beber uma quantidade exagerada todos os dias, mas a quantidade de calorias da água de coco é muito baixa, e outros nutrientes presentes nessa bebida contribuem para a perda de peso. Então, de modo geral, a água de coco não engorda.

A água de coco tem malefícios?

quantos carboidratos tem na água de coco
Crédito: Pixabay

Não. A água de coco só tem benefícios para a saúde, a menos que, em um caso muito raro, alguém seja alérgico a uma substância natural da bebida, o que é improvável, mas não é impossível.

Além disso, deve-se considerar que qualquer coisa, por mais saudável que seja, quando é ingerida em excesso corre o risco de fazer mal, inclusive a água pura. Então consuma a água de coco em quantidade moderada para se manter saudável e hidratado.

Publicidade

Grávida pode tomar água de coco?

Sim, a grávida não só pode, como deve beber um copo de água de coco, de preferência fresca, direto da fruta, todos os dias logo de manhã. Assim a absorção dos nutrientes é ainda mais poderosa, o que traz muitos benefícios da água de coco para a mãe e o bebê.

Água de coco tem carboidrato?

água de coco tem carboidratos
Crédito: Freepik

Sim, mas em uma quantidade bem reduzida. São cerca de 6,6 gramas a cada 200 mililitros. Mesmo que essa quantidade fosse superior, vale ressaltar que o carboidrato não faz mal para a saúde quando consumido em equilíbrio e de fonte saudável, como é o caso. Aliás, ele é necessário, pois é a principal fonte de energia para o corpo.

Além disso, nunca é só o carboidrato de um alimento que deve ser considerado na hora de escolher o que comer. Existem diversos outros nutrientes que podem ser superiores à essa quantidade e por isso devem ser levados em conta. Então, não se prenda apenas a esse composto na hora de montar o seu cardápio.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

PODE GOSTAR TAMBÉM