A tensão muscular é um problema que pode acontecer em todas as idades. Seja pelo envelhecimento natural do corpo ou pela carga excessiva de atividades físicas, as dores causadas pela tensão dos músculos incomoda. O tratamento mais comum é à base de relaxantes musculares, analgésicos e mesmo repouso. Mas há outras formas, mais naturais, para auxiliar nessa questão. Veja quais são os melhores relaxantes musculares naturais.
Veja também: remédios naturais para dor ciática
Opções de relaxante muscular natural
A tensão muscular pode surgir de forma repentina. Má postura e outros hábitos inadequados contribuem para a persistência do problema. Felizmente existem relaxantes musculares naturais que amenizam as dores e que não têm efeitos colaterais. Confira a seguir uma lista deles e seus benefícios.
1. Óleo de menta
O óleo de menta possui propriedades analgésicas e age contra a inflamação. Coloque um pouco de óleo nas mãos e massageie o local dolorido por pelo menos cinco minutos até 3 vezes ao dia, conforme necessidade.
2. Valeriana
Tanto o óleo quanto a infusão de valeriana são recomendados, pois ambos são calmantes e analgésicos. Tome duas xícaras da infusão por dia ou massageie a região dolorida por alguns minutos com o óleo essencial. Lembre-se que esse chá é calmante e induz o sono, então prefira tomar antes de ir dormir.
3. Sal de Epsom
O Sal de Epsom pode ser comprado na farmácia é bem comum usar em banhos relaxantes. Ele é composto por sulfato de magnésio que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, aliviar inflamações, prevenir aterosclerose, além de aliviar a tensão muscular e o estresse.
Adicione 100 gramas do sal em uma bacia com água morna e mergulhe nela a região a ser tratada ou faça compressa, molhando a água com sal em um pano limpo e deixando sobre a região afetada até esfriar. Descanse após a aplicação.
4. Camomila
A camomila tem propriedades que reduzem o inchaço muscular e as dores nos músculos. É eficaz para prevenir cãibras, por exemplo. Beba uma xícara de chá de camomila por dia ou aplique o óleo sobre as regiões doloridas.
5. Óleo de arnica
A arnica é mundialmente conhecida por agir contra a inflamação, aliviando dores como da artrite e também as musculares. Aplicar o óleo direto sobre a pele provoca uma sensação de calor, seguida pela redução do estresse muscular. Faça massagens ou, assim como pode ser feito com a camomila, prepare um chá para beber uma ou duas vezes ao dia.
6. Pimenta-caiena
Apesar de muito picante na culinária, a pimenta-caiena, que é a pimenta vermelha, é ótima como analgésico. Adicione quantidades mínimas dessa pimenta em suas infusões e vitaminas, desde que não tenha sensibilidade a esse condimento. Pode também passar óleo de pimenta caiena nas regiões doloridas e massagear.
7. Passiflora
A passiflora acalma os nervos, é anti-inflamatória e analgésica. Além disso, trata a insônia e a ansiedade. Prepare uma infusão de passiflora e consuma antes de ir para a cama. Uma alternativa é mergulhar um pano na infusão e fazer uma compressa sobre as regiões doloridas.
Se você sofre com dores musculares constantes, esses tratamentos naturais são boas alternativas aos medicamentos comuns. Afinal, as propriedades descritas acima são eficazes não apenas para a tensão muscular, mas para outros problemas comuns do dia a dia, como a insônia.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso levar uma vida saudável e equilibrada.