em

Benefícios da valeriana para ansiedade

Essa planta tem efeitos que ajudam a acalmar e até a dormir melhor

valeriana para ansiedade
Crédito: Pixabay

A valeriana é uma planta europeia, mas bem difundida no Brasil. Seu nome científico é Valeriana officinalis e ela é tão utilizada porque oferece muitas propriedades medicinais. Boa parte dessas propriedades atuam no cérebro, aliviando sintomas de problemas como depressão, sintomas de TPM, insônia, dificuldade de usar a memória, nervosismo e ansiedade. O que você vai conhecer a seguir são os benefícios da valeriana para ansiedade.

Benefícios da valeriana para ansiedade

benefícios da valeriana para ansiedade
Crédito: Pixabay

Tratar da ansiedade é o principal benefício medicinal dessa planta, pois ela ajuda a acalmar o corpo e a mente, por isso que também é boa para outros problemas que causem descontrole das emoções.

Melhora as funções do cérebro

É importante que as pessoas ansiosas consigam lidar melhor com seus pensamentos, e ajuda quando a cabeça está mais organizada. Existe um hormônio no cérebro chamado acetilcolina que atua em funções cognitivas, melhorando a memória e o aprendizado. Esse hormônio é naturalmente eliminado pelo organismo, mas a valeriana faz com que ele fique por mais tempo, intensificando seu efeito.

Estimula o sono

Muitas vezes, quem sofre com a ansiedade simplesmente não consegue pegar no sono ou se manter dormindo por horas a fio e acaba desenvolvendo a insônia. Esse problema afeta a vida em todos os aspectos, pois a pessoa fica sem energia, sonolenta, irritada, piorando ainda mais a ansiedade.

Acalma

Mesmo quando não é hora de dormir, pode tomar uma xícara do chá de valeriana para ansiedade quando tiver um dia estressante ou não estiver se sentindo bem. Procure tomar o chá em lugar calmo, silencioso e agradável, onde possa respirar fundo e aliviar a tensão.

Como consumir?

Existem diferentes maneiras de consumi-la, o ideal é que tenha recomendação médica sobre qual é a forma mais recomendada para cada caso.

O jeito mais comum de consumir a valeriana é em forma de chá. Compre raízes desidratadas da planta e misture 1 colher de sopa em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão até amornar e pode beber.

Outra forma em que a planta se encontra e que é recomendada para tratar a ansiedade é em cápsulas ou em tinturas mistas, que também oferecem o efeito calmante da passiflora e do mulungu, por exemplo. A quantidade a ser tomada por dia deve ser recomendada pelo médico.

Contraindicações e cuidados a ter

O chá de valeriana para ansiedade é contraindicado para gestantes, pessoas com pressão baixa, quem toma loperamida e qualquer outra medicação que sirva para controlar o sistema nervoso.

Quem atua em profissões de risco ou dirigindo, deve tomar o chá apenas antes de ir dormir, quando não vai precisar trabalhar e assumir nenhuma responsabilidade nas próximas horas.

Um cuidado muito importante a ter é tomar no máximo duas xícaras do chá ao dia, pois em excesso o efeito poderá ser o oposto, com agitação e dificuldade para dormir.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se toma qualquer outro tipo de medicação, consulte o médico antes de usar a valeriana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lavar o cabelo

Como lavar o cabelo corretamente

identificar um mentiroso

Como identificar um mentiroso