em

Sal de Epsom: o que é e para que serve

Esse composto químico tem muitas utilidades para a saúde. Veja como usar
consumir sal de epsom
Crédito: Pexels

Se você vive em busca de opções naturais para melhorar sua saúde e aparência, já deve ter ouvido falar do sal de Epsom. Esse ingrediente nada mais é do que o composto químico sulfato de magnésio que leva o nome popular porque é extraído de uma salina localizada na cidade Epsom, na Inglaterra. Veja quais são as possibilidades de usos desse sal no dia a dia e os benefícios que ele promove à saúde e à estética.

Para que serve

sal de epsom principais usos
Crédito: Serenidád Spa Terapêutico

O sal de Epsom não é exatamente um sal, e sim um composto de sulfato e magnésio utilizado como remédio natural. Os benefícios estão relacionados com os princípios ativos desses componentes:

Atua na eliminação de toxinas

Os sulfatos presentes no sal ajudam na remoção das toxinas absorvidas no dia a dia, seja através da alimentação, de remédios, de tecidos ou da poluição do ar. Os metais pesados estão por toda parte e, quando se acumulam no organismo, prejudicam o funcionamento dos rins, do fígado e do intestino.

Trata inflamações

Como o magnésio tem propriedades que tratam inflamações, é um bom aliado para tratar dores nas articulações, inflamação na garganta, nas gengivas e na pele. Vá primeiro ao médico e faça o tratamento recomendado. Pergunte se pode fazer uso do sal para acelerar a recuperação.

Previne aterosclerose

A aterosclerose é o endurecimento das artérias, que muitas vezes ocorre por causa do colesterol alto que obstrui as artérias com placas de gordura. Ele previne coágulos e protege a elasticidade das artérias, melhorando a circulação e prevenindo a aterosclerose. Ao mesmo tempo também reduz o risco de outras doenças relacionadas à circulação, como derrame e infarto.

Alivia os sintomas do estresse

Quando os sintomas de estresse são ativados no corpo, a quantidade de magnésio reduz, então esse sal vai ajudar na reposição, o que também ajuda a produzir serotonina, aliviando os sintomas.

Estimula o bom funcionamento da insulina

A insulina é o hormônio que capta e transporta a glicose, evitando picos de açúcar no sangue e gerando energia para o corpo funcionar na velocidade necessária. O sal de Epsom ajuda a insulina a trabalhar melhor, o que é muito bom para quem é pré-diabético ou tem diabetes tipo 2.

Esfolia a pele

Pelo menos uma vez por mês é bom fazer uma esfoliação na pele para remover as células mortas e o excesso de resíduos que ficam mesmo depois do banho. O sal de Epsom pode ser usado para fazer a esfoliação, misturado com um pouco de creme facial para ajudar a massagear. Ao mesmo tempo suas propriedades serão absorvidas, melhorando o funcionamento das células saudáveis.

Laxante

Também chamado de sal amargo, o sulfato de magnésio na forma de sal gera um efeito laxativo no intestino, que deve ser usado com cautela, apenas em situações de necessidade, ou pode levar a efeitos colaterais como dor de barriga e diarreia.

Como usar

sal de epsom como usar
Crédito: Quinta das Plantas

O uso do sal de Epsom vai depender da finalidade que quiser dar a ele. Como você viu, pode utilizar essa substância para melhorar a saúde, tratar da pele, limpar a casa e fazer a manutenção do jardim. Para cada finalidade tem um tipo de produto e forma de uso.

Alívio de estresse e dores musculares

Quando chegar em casa depois de um dia estressante, tome um banho quente e faça uma mistura de água com sal de Epsom para derramar lentamente sobre o corpo, do pescoço para baixo. O sal é rapidamente absorvido e vai aliviar a irritabilidade, estimular o bom humor e relaxar o corpo todo.

Para efeito laxante

Para ter seu efeito laxante, deve comprar o sal amargo sulfato de magnésio. Pessoas adultas podem usar 15 gramas diluídas em um copo de água. Crianças podem usar 5 gramas dissolvidas em um copo de água, de acordo com a recomendação do médico. O efeito é rápido e intenso.

Reposição de magnésio

A reposição de magnésio é feita com acompanhamento médico e geralmente tratada com o sulfato de magnésio líquido, de forma injetável. As doses são bem específicas, por isso devem ser feitas por um profissional. Na forma líquida também é usado para tratar convulsões por causa de epilepsia, hipotireodismo e glomerulonefrite.

Limpeza da pele

Para esfoliar a pele e remover as células mortas, misture um pouco do sal com creme hidratante, suficiente para ajudar as pedrinhas de sal a deslizarem pelo corpo em movimentos circulares. Depois de esfoliar delicadamente, deixe agir por 15 minutos e remova com água fria.

Preço e onde comprar

Esse produto é comprado na farmácia e os preços variam conforme o formato e a quantidade. Na forma de sal fica em torno de R$ 30 por 500 gramas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
óleo de olibano
Para que serve o óleo de olíbano e como usar
casamento engorda
Casamento engorda: sim ou não? Descubra o que realmente acontece