em

AmeiAmei FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

10 Propriedades do gengibre para beneficiar a saúde

Essa especiaria é muito apreciada no mundo todo, tanto pelo sabor quanto pelas propriedades benéficas que oferece

propriedades do gengibre
Crédito: Pixabay

A origem do gengibre é asiática, mas já faz séculos que essa planta se espalhou pelo mundo e, atualmente, faz muito sucesso no Brasil, em especial entre as pessoas que prezam por um estilo de vida saudável. As propriedades do gengibre fazem com que ele seja muito procurado para receitas de remédios caseiros com várias finalidades. Veja a seguir quais são essas propriedades e para que servem.

Veja também: como armazenar gengibre para durar mais tempo

Principais propriedades do gengibre

dez propriedades do gengibre para o corpo
Crédito: Pixabay

O gengibre tem múltiplas funções. Pode ser usado como medicamento natural e como condimento para pratos doces e salgados, inclusive há diversas receitas de suco de gengibre para experimentar. Ele tem ação anti-inflamatória, ajuda a tratar doenças respiratórias e artrite. Há outros benefícios que o consumo diário do gengibre proporciona, veja só:

1. Acelera o metabolismo

Essa é uma das mais conhecidas propriedades do gengibre. Ele é um alimento termogênico, ou seja, eleva a temperatura corporal ao acelerar o funcionamento do metabolismo dos alimentos. Essa propriedade faz com que ele seja um bom aliado na queima de gorduras durante a atividade física.

2. Favorece o emagrecimento

Por causa da sua capacidade de acelerar o metabolismo, ele também favorece o emagrecimento mais rápido de quem está disposto a eliminar os quilos extras. Ele também é pouco calórico e ajuda a inibir o apetite. Mas vale ressaltar que ele atua em conjunto com outras atitudes saudáveis, como a reeducação alimentar e a prática de atividade física diária.

3. Favorece a boa digestão

O gengibre é um bom digestivo, porque estimula a produção e liberação de suco gástrico, o responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Assim, também contribui para o melhor funcionamento intestinal, o que é bom para evitar o inchaço causado pela formação de gases.

4. Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta com ricas propriedades nutricionais, como vitaminas e minerais, o gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico, contribuindo com a prevenção de muitas doenças. Além do mais, por ter propriedade antiviral, ajuda a acelerar a cura de gripe e resfriado. Por isso que se oferece tanto chá de limão com gengibre e mel aos gripados.

5. Tem ação anti-inflamatória e analgésica

Para tratar dores musculares causadas por alguma tensão extra, o gengibre é um bom aliado. Ele vai tratar da inflamação muscular e, consequentemente, vai aliviar a dor, relaxando o músculo e contribuindo com a recuperação. Fará o mesmo com os tendões e ligamentos próximos da região afetada, tratando como um todo.

6. Alivia dores de artrite

A artrite tem vários tipos, mas todos são causados pela inflamação de uma ou mais articulações do corpo. Essa inflamação geralmente ocorre quando as extremidades dos ossos deixam de estar protegidas pelas cartilagens, que estão muito gastas, e o atrito entre os ossos causa dor e inflamação. Depois de ir ao médico para receber o tratamento convencional é possível intensificar o tratamento com chá de gengibre na intenção de tratar a inflamação de forma natural e aliviar o desconforto.

7. Alivia náuseas

Para quem sofre com enjoos, seja durante a gestação, quando vai fazer uma viagem ou mesmo após o tratamento quimioterápico, o gengibre pode ajudar. Nem precisa tomar suco ou comer, pois, o aroma já vai atuar de forma eficiente em algumas pessoas. Já outras necessitam comer um pedacinho de gengibre cru ou fazer um chá para sentir o alívio.

8. Protege o sistema cardiovascular

Quando se fala em proteção do sistema cardiovascular, muitas doenças estão relacionadas. O gengibre ajuda no equilíbrio da pressão arterial, no controle do colesterol alto e até no diabetes, todas doenças que, se não tratadas, afetam o funcionamento cardiovascular podendo resultar em infarto ou derrame.

9. Inibe bactérias maléficas ao sistema digestivo

O gengibre tem uma capacidade microbiana que é bem útil para o organismo humano. Esse também é um dos grandes benefícios do gengibre, pois ele inibe o crescimento de uma bactéria chamada Elicobacter pylori, que se instala no estômago e vai se alimentando do seu revestimento, causando úlceras e podendo evoluir para câncer do estômago ou intestino.

Para essa e outras bactérias que afetam o sistema digestivo humano, o gengibre deve ser usado de forma preventiva, diariamente, não só na hora de tratar quando o problema já está acontecendo.

10. Tem ação desintoxicante

Depois de uma bebedeira, o corpo vai apresentar os clássicos sintomas de ressaca. Depois de uma comilança, vai apresentar inchaço, mal estar e até acne. Intensificando o consumo de gengibre nos dias seguintes ao exagero é uma das formas de eliminar do corpo os agentes tóxicos que estão causando o desequilíbrio e os sintomas desagradáveis. Mas o gengibre sozinho não faz todo o trabalho. A pessoa precisa colaborar bebendo muita água e mantendo uma alimentação saudável.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Converse com seu médico sobre a quantidade ideal de gengibre que o seu organismo pode receber sem efeitos colaterais, de acordo com a sua condição de saúde e estilo de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sintomas cisto na mama

Cisto na mama: conheça os sintomas e tratamentos

lembrancinhas com copo de requeijão

Ideias de artesanatos e lembrancinhas com copo de requeijão