em

Como armazenar gengibre para durar mais tempo

São tantas receitas para fazer com gengibre que vale a pena ter sempre um pouco em casa
armazenar gengibre
Crédito: Pixabay

Quando você compra o gengibre in natura ele vem na forma de raiz, que pode ser bem grande ou pequena quando é quebrada em pedaços. Mas se preferir também pode comprar o gengibre em pó ou cristalizado, dependendo do uso. O que é bom saber é como armazenar gengibre do jeito certo para que ele dure bastante tempo, já que basta uma pequena quantidade para dar sabor às receitas e oferecer benefícios à saúde.

Veja também: 5 receitas de suco com gengibre

Aqui você encontra:

4 formas de armazenar gengibre

Por mais que o gengibre in natura crie uma camada de proteção ao ser cortado, como uma casquinha ressecada, deve preferir guardá-lo refrigerado para durar mais tempo. Veja como fazer e como armazenar em outros formatos além do inteiro.

1. Armazenar gengibre por 3 semanas

Se você comprou um pedaço médio de gengibre, mas vai demorar para usar tudo, pode deixar na geladeira por até 3 semanas sem estragar. Para isso, primeiro coloque o gengibre envolto em um papel-toalha, depois guarde dentro de um saquinho plástico próprio para alimentos. Mantenha na gaveta da geladeira.

2. Congelar gengibre por 6 meses

armazenar gengibre
Crédito: Pxhere

Se você comprou ou ganhou uma grande quantidade de gengibre fresco, pode congelar por até 6 meses sem que perca o sabor e a textura. Nesse caso, prefira congelar em porções para não ter que descongelar tudo e usar apenas um pouco. Coloque as porções em saquinhos plásticos com zíper e mantenha no fundo do freezer.

Aprenda a fazer bala de gengibre caseira para aproveitar os benefícios

3. Armazenar gengibre em pó

Uma das formas mais práticas de adicionar gengibre a todas as receitas é comprá-lo em pó. Nesse caso você deverá armazenar o potinho junto com seus temperos em um local seco, fresco e ao abrigo da luz. Pode ser dentro de um armário que fique protegido da luz do sol e do calor do fogão ou na bancada da cozinha mesmo, sempre bem fechado.

4. Guardar gengibre cristalizado

Você pode fazer balas de gengibre para ter uma opção de guloseima mais saudável em casa e também para quando precisar tratar inflamações de forma caseira. O gengibre cristalizado é envolvido em açúcar, então o ideal é mantê-lo em local seco, fresco e ao abrigo da luz, assim como a versão em pó. Tanto na geladeira, quanto se pegar sol, os cristais vão derreter, perdendo sabor e textura.

Veja também: como congelar limão corretamente

Como saber se o gengibre está estragado?

Mesmo se você deixar  inteiro na geladeira ou em uma das formas acima de armazenar gengibre, seja no armário quando for em pó ou cristalizado, ele pode estragar. Evite deixá-lo por longos meses parado sem uso.

Na hora de usar, verifique a aparência primeiro, pois ele pode conter mofo. Se estiver estragado, o cheiro também vai estar estranho, desagradável. A versão in natura vai estar amolecida. Se estiver com essas características, melhor descartar do que correr o risco de ser contaminado.

bala de gengibre
Receitas caseiras de bala de gengibre e os benefícios para saúde
baixar a febre
Aprenda como baixar a febre sem usar medicamentos