em

Como ter uma pele perfeita: 12 hábitos para começar hoje mesmo

Sua pele diz muito sobre sua saúde e os cuidados que tem consigo mesmo. Veja as dicas para ter uma pele saudável.
pele perfeita
Crédito: Freepik

A pele é o órgão que reveste todo o corpo e possui inúmeras funções essenciais para a saúde e o bem-estar. Então, se quiser ter uma pele perfeita, lisa, bonita e saudável, é importante conhecer essas funções. Só assim irá compreender a importância dos cuidados que deve ter com esse órgão todos os dias.

Quais as funções da pele?

Muito mais do que você consegue enxergar, a pele possui uma estrutura complexa, composta por diversas camadas e subcamadas. Mas basicamente, a epiderme, que a parte exterior que você pode ver e tocar, é responsável por proteger o organismo dos raios solares, da poluição do ar, de agentes nocivos, como fungos e bactérias, da desidratação, do frio e do calor.

Mesmo com tantas funções importantes, a pele acaba sofrendo com a ação do tempo conforme os anos passam. Os poros entopem com o excesso de resíduos, a gordura acumulada nas subcamadas provoca inflamações e outros fatores internos e externos podem atrapalhar o seu perfeito funcionamento.

Sendo assim, veja agora quais os cuidados que deve inserir na sua rotina diária para ter uma pele perfeita, no sentido estético e fisiológico.

12 Dicas para uma pele perfeita

Todos as dicas de cuidados que você verá a seguir precisam estar relacionadas com o tipo de pele que você tem. Assim saberá direcionar o cuidado adequado e ele terá o efeito desejado de uma pele perfeita. A melhor maneira de saber qual é o seu tipo de pele é consultando um dermatologista, o médico especialista em cuidar da pele.

Porém, se observar a sua pele também conseguirá perceber, através de certas caraterísticas, se ela é oleosa, mista, seca ou normal, que são os quatro tipos que existem:

  • A pele oleosa deixa um aspecto de engordurado em todo o rosto;
  • A pele mista vai apresentar oleosidade na zona T, que é na testa, no nariz e no queixo;
  • A pele seca vai apresentar sinais de aspereza e ressecamento por todo o rosto;
  • A pele normal é muito difícil em adultos, é o tipo de pele das crianças, que ainda não sofreu com a ação do tempo, de alimentos e de produtos.

Portanto, cada um desses tipos de pele requer cuidados específicos para que as suas características negativas sejam controladas. Mas também há cuidados que as pessoas de todos os tipos de pele devem ter, pois vão além da aparência, interferindo na saúde do organismo como um todo. Confira as recomendações a seguir:

1. Mantenha uma alimentação saudável

comer bem para ter pele perfeita
Crédito: Freepik

Uma pessoa é o que ela come. Se você já ouviu esse ditado, saiba que ele tem sua lógica. Tudo o que é ingerido de alimento vai ter uma consequência para o corpo inteiro, e é mais comum perceber os sinais de resposta através da pele.

Por exemplo, quando você exagera nos alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, sal, açúcar refinado e pobres em nutrientes, sua pele vai sofrer. A acne e a oleosidade estarão mais presentes, pois você estimulou processos inflamatórios causados por esses alimentos.

Já se der preferência para alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, leguminosas, raízes, castanhas, ervas e sementes, o efeito será o oposto.

Esses alimentos, em especial de fonte orgânica, sem agrotóxicos, possuem os mesmos nutrientes dos quais o corpo humano é feito. Então você estará dando ao corpo mais combustível e ferramentas para que ele trabalhe em perfeitas condições.

Porém, vale lembrar que cada organismo é único e possui necessidades particulares. Então, se estiver com problemas de saúde, na pele ou não, o ideal é que consulte um nutricionista para orientar sobre a variedade e quantidade ideal de cada grupo de alimentos para você.

2. Beba bastante água

Em cada parte do corpo humano existe líquido. Seguindo a mesma lógica das plantas, que precisam de nutrientes e água para crescerem, o mesmo acontece com o corpo humano. Todos os processos internos necessitam de água para acontecerem, pois em solo seco não brota vida nova. Cada célula do corpo precisa de água para se renovar e cumprir com seu papel.

Então, o ideal é que você beba, pelo menos, entre 1,5 e 2 litros de água ao longo do dia inteiro. O melhor é que seja água pura, deixando uma pequena quantidade para o chá, o café, o suco e o vinho, por exemplo. A razão é que, quanto mais pura for a água, menos processos de filtragem ela terá que fazer dentro do corpo até que esteja útil para a utilização dos órgãos.

Sua pele irá responder de forma maravilhosa a uma boa hidratação, pois ela também precisa de água para se manter renovada e cumprir as funções que você viu anteriormente.

3. Use protetor solar

usar protetor solar para ter pele perfeita
Crédito: Freepik

Os raios solares estão cada vez mais forte no planeta, devido à redução da proteção da camada de ozônio que a terra tem sofrido. Isso impacta diretamente na saúde do ser humano. Embora o sol seja necessário para a vida, quando em excesso ele queima. Então, além de queimaduras solares comuns, em longo prazo há o risco de desenvolver câncer de pele.

A função do protetor solar é barrar o excesso de raios solares nocivos à saúde, impedindo que a pele seja agredida por eles. Mas vale lembrar que o protetor deve ser usado mesmo em dias de sol bem fraco, pois só se percebe os efeitos dos raios depois de algumas horas longe do sol.

Escolha um protetor solar específico para o seu tipo de pele para que ele não intensifique a característica negativa, seja da pele seca ou oleosa. Também é importante aplicá-lo em todas as partes do corpo expostas ao sol e conforme o tempo determinado pelo fator de proteção solar.

4. Remova a maquiagem diariamente

Por mais que o objetivo da maquiagem seja melhorar a aparência e valorizar as características de cada rosto, ela não deixa de ser um resíduo. Enquanto estão sobre a pele, mesmo os produtos de melhor qualidade estão obstruindo os poros, impedindo que exerçam a sua função de limpeza e filtragem.

Então, todos os dias, sem exceção, remova toda a maquiagem que passou. Faça isso aplicando um demaquilante com algodão, lavando bem o rosto e passando depois uma camada de soro fisiológico gelado. Ele vai nutrir, acalmar e contribuir para que você tenha uma pele perfeita.

5. Lave o rosto duas vezes ao dia

lavar rosto para ter pele perfeita
Crédito: Freepik

Ao acordar e antes de ir dormir. Sempre lave o rosto com água e sabonete nesses horários. Seja para remover o excesso de oleosidade ou para hidratar, o rosto necessita dessa lavagem. Porém, lavar demais não é bom, e por isso que a recomendação geral é duas vezes ao dia.

Em especial no caso da pele oleosa, se você lavar o rosto várias vezes ao dia, vai acabar removendo o óleo que foi produzido pra proteger a sua pele. Com isso, seu organismo irá produzir ainda mais óleo, entendendo que a camada protetora que ele havia criado foi removida e precisa fazer outra.

Se você sente necessidade de tirar o excesso de óleo da pele mais vezes ao longo do dia, a dica é que pegue um papel toalha macio e seco e apenas apalpe sobre a pele para que absorva o excesso de óleo.

6. Mantenha a pele hidratada

Beber bastante água é uma forma de manter a pele perfeita e hidratada, mas utilizar produtos hidratantes também. Eles podem ser aplicados ao final do processo de lavagem ou conforme a orientação do médico.

Existem os hidratantes cosméticos, que deve escolher de acordo com o seu tipo de pele e aplicar conforme a recomendação profissional. Mas também há opções naturais bastante eficientes, como o gel de babosa. Essa planta tem um grande poder de hidratação, de cicatrização e anti-inflamatório que ajuda a manter a pele saudável.

7. Faça limpeza de pele profunda

fazer limpeza profunda para ter pele perfeita
Crédito: Freepik

Por mais que você faça limpeza de pele caseira a cada semana ou a cada quinze dias, ela não tem a mesma eficácia da limpeza profunda feita por um profissional. Esse tipo de limpeza deve ser feita com menos frequência ou de acordo com a recomendação do seu médico.

Com esse procedimento é possível remover as camadas mais profundas de impurezas acumuladas dentro dos canais dos poros, que você nem imagina que estejam lá porque é impossível de enxergar a olho nu. Então, é uma dica essencial para ter uma pele perfeita.

8. Utilize produtos para o seu tipo de pele

Conforme já mencionado, existem 4 tipos diferentes de pele que as pessoas têm desde o nascimento. Não é possível mudar esse tipo, mas é possível controlar seus efeitos negativos e valorizar os positivos. As maneiras de fazer isso estão em todas essas dicas que você já viu, mas também ao escolher os produtos certos.

Há quem compre um produto apenas pelo aroma, textura ou embalagem, sem observar para qual tipo de pele ele foi feito. Assim, se comprar a opção que não está de acordo com o seu tipo de pele, os efeitos poderão ser contrários. O produto para pele seca vai aumentar a produção de sebo da pele oleosa, enquanto o produto para esse tipo de pele vai ressecar ainda mais a pele que já é naturalmente seca.

9. Tenha boas noites de sono

dormir bem para ter pele perfeita
Crédito: Freepik

Sim, dormir bem também é importante para ter uma pele perfeita. É durante o sono profundo que o corpo realiza uma verdadeira faxina interna, aproveitando que você não está comendo, se estressando ou em um ambiente poluído.

É por isso que pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios que atrapalham o sono normalmente têm uma pele manchada, com olheiras e aspecto cansado. O tempo ideal de sono varia de pessoa para pessoa, sendo que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Se for possível, escolha um colchão e um travesseiro bons, ortopédicos, que influenciem em um sono relaxante e tranquilo. A temperatura do ambiente também contribui, sendo que deve estar um pouco abaixo da temperatura corporal normal.

10. Evite banhos muito quentes

A água muito quente sobre a pele provoca o ressecamento, pois é um efeito parecido com o de uma queimadura. Isso não é bom nem para a pele seca, nem oleosa, nem mista ou normal. E isso vale para o corpo inteiro, não apenas para o rosto.

Então, o ideal é que, mesmo no inverno, você escolha tomar banho com água morna. Quando for verão, aproveite para tomar banhos com água mais fria ainda, conforme for confortável para o seu corpo.

11. Abandone o hábito de fumar

Não é segredo que o cigarro é um veneno para qualquer pessoa. Ele é um aglomerado de toxinas que provocam danos aos órgãos, incluindo a pele. É possível perceber claramente os efeitos do cigarro na pele de pessoas que fumam há alguns anos.

Entre tantos malefícios, ele causa a oxidação das células, que não conseguem se renovar e aí ocorre o envelhecimento precoce. As rugas, manchas e a flacidez, que só apareceriam por volta dos 45, dão sinais aos 30. A intensidade também aumenta, fazendo com que uma pessoa de 50 anos tenha uma pele de 70 ou mais.

12. Visite um dermatologista

visitar dermatologista para ter pele perfeita
Crédito: Freepik

Por fim, mas muito importante, mantenha visitas ao seu dermatologista periodicamente. Assim como você faz um check-up no clínico geral, pode ir a esse médico para saber como está o estado de saúde da sua pele e o que pode ser feito para melhorar. Nem sempre é preciso fazer algum procedimento, apenas ter certeza de que você está fazendo tudo certinho.

Seguindo todas essas dicas, que são simples e fáceis de encaixar na rotina, vai ficar muito mais fácil ter uma pele perfeita, bem como levar uma vida mais saudável e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Super hidratação para cabelos secos
Cabelo arranjado com prancha ou babyliss