em

Conheça os benefícios do banho gelado para a saúde

Pode parecer uma ideia bem difícil de realizar, mas se você precisa começar a se sentir melhor, tome banhos frios.
por que tomar banho gelado
Crédito: Freepik

Quando você tem a opção de ligar o chuveiro quentinho e sentir a água relaxando seus músculos, fica bem difícil optar por um banho gelado. Mas a verdade é que existem benefícios em deixar a água fria pegar na pele de todo o corpo também. Conheça os efeitos terapêuticos do banho gelado e comece a treinar seu corpo para recebê-lo aos poucos até acostumar.

Quais são os benefícios de tomar banho gelado?

benefícios de tomar banho gelado
Crédito: Freepik

É claro que um bom banho quente também traz muita coisa boa para o corpo, em especial a sensação de relaxamento. Mas se você está precisando ser uma pessoa mais ativa, vai ver agora que a resposta para o seu problema pode estar em um belo banho gelado.

Mas atenção, na verdade é um banho frio. A água não precisa estar gelada a ponto de você passar frio e não suportar. Deve estar na temperatura ambiente, como aquela que você toma da torneira quando não é nem muito inverno nem muito verão. Sendo assim, conheça os benefícios:

1. Desperta o corpo

Você já deve ter ouvido falar que tomar um banho frio logo ao levantar da cama ajuda a despertar, e é a mais pura verdade. Se por um lado a água quente faz você ficar mais sonolento, a água fria causa um susto na pele e faz você se sentir mais acordado.

2. Aumenta a disposição e o estado de alerta

Pelo fato de que o corpo necessita manter a temperatura normal quando você resfria ele com a água gelada, a circulação sanguínea vai acelerar. Com isso, seu corpo vai ficar mais ativo, você vai sentir mais disposição e ficar mais atento.

3. Treina sua força de vontade e resistência emocional

Entrar em um banho frio não é fácil, então você vai se sentir vitorioso quando finalmente conseguir vencer essa barreira. A partir desse momento, se repetir o banho todos os dias ou mais vezes na semana, seu cérebro vai começar a se tornar mais resistente. Você vai sentir que pode vencer os seus limites e tudo isso vai influenciar positivamente na sua saúde emocional.

4. Melhora a saúde da pele e do cabelo

Banhos muito quentes ressecam a pele e os fios de cabelo, dificultando a produção da sua oleosidade natural, que é responsável pela saúde e proteção essas partes do corpo. Já o banho frio não causa danos. Pelo contrário, ajuda a preservar a saúde da pele e dos cabelos.

Se não conseguir tomar um banho frio, ao menos na hora de lavar os cabelos deixe a temperatura da água o mais baixa que conseguir.

5. Estimula o emagrecimento

A água fria vai fazer seu corpo baixar a temperatura, e para isso ele vai acionar um mecanismo para que a temperatura suba de volta ao normal. Nesse processo, o organismo faz mais esforço e acaba queimando mais calorias.

6. Fortalece o sistema imunológico

Só esse benefício já vale por todos os outros, pois um sistema imunológico forte é sinônimo de doenças longe. O contato com a água fria no corpo todo faz aumentar a produção das células brancas, que são as que atuam contra as doenças. Sendo assim, quanto mais banhos frios na sua rotina, mais protegido você estará. É um bom reforço pra uma alimentação saudável.

Dicas para tomar o banho perfeito

dicas de como tomar banho perfeito
Crédito: Pixabay

Agora que você já sabe que um bom banho gelado todos os dias vai fazer você se sentir melhor, precisa de coragem para começar a treinar. Se você gosta de desafios, não será um problema, mas se é do tipo que fica horas pensando antes de tomar uma decisão simples, veja as dicas que podem ajudar:

  • Comece aos poucos, reduzindo a temperatura do banho gradativamente a cada dia;
  • Estipule determinados dias da semana para tomar o banho gelado, caso você lide bem com suas próprias regras;
  • Não fique pensando no sofrimento, apenas entre no banho;
  • Pelo contrário, pense somente nos benefícios, e mesmo assim, pense enquanto entra no banho;
  • Lembre-se que depois que entrar, é como estar em uma piscina, o corpo vai acostumar e vai ficar agradável;
  • Fique no banho por poucos minutos para que o corpo não fique frio demais;
  • Prefira o banho frio ao acordar e não antes de dormir. Nesse caso, o banho morno antes de dormir pode ajudar a ter um sono melhor. Se preferir, faça o teste para ver como o seu organismo responde a cada tipo de banho.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

salgadinhos de festa
22 Receitas de salgadinhos de festa para fazer em casa
preparar quinoa
Como preparar quinoa para usar nas receitas?