em

Como fazer limpeza de pele caseira passo a passo

Esqueça a limpeza de pele cara no salão de beleza. Você pode fazer em casa por muito menos e ficar com a pele ainda melhor
limpeza de pele caseira como fazer
Crédito: Freepik

Está com a pele cheia de cravos e espinhas? Para recuperá-la e dar viço ao rosto, é indispensável ter cuidados frequentes com ele. Uma das maneiras para isso é fazendo uma limpeza de pele caseira. 

Os tratamentos estéticos feitos em salões de beleza costumam ser caros. Por isso, vale muito mais a pena fazer um dia de spa na sua casa e deixar a sua pele maravilhosa com ingredientes naturais. A limpeza na esteticista também é importante, quando necessita de um resultado mais profundo, mas nesse caso, deixe para fazer apenas uma vez por mês e economize.

Limpeza de pele caseira: passo a passo

Para começar, permita-se ter um dia para cuidar de si mesma. Então, não faça a sua limpeza de pele caseira na correria. Deixe para o final do dia ou um fim de semana. Esse tem que ser um momento de relaxamento.

1. Lave bem o seu rosto

Depois de entrar no modo de relaxamento, lave o seu rosto com bastante água e remova bem qualquer excesso de maquiagem. Se quiser, pode fazer a limpeza com um sabonete neutro ou até mesmo um indicado para o seu tipo de pele.

2. Abra os poros

abrir poros para limpeza de pele
Crédito: Freepik

Para que a limpeza de pele caseira seja efetiva, você precisará abrir bem os seus poros. A melhor forma de fazer isso é através de compressas quentes. Você pode fazer um chá de camomila e molhar um algodão para espalhar no rosto.

Ou, até mesmo, pode molhar uma toalha em água quente e deixá-la alguns minutos sobre o rosto, como fazem os homens antes de fazer a barba.

3. Esfoliação

A esfoliação deve ser feita assim que os poros estiverem bem abertos, pois ela remove uma camada de pele morta, bem como impurezas que estavam incrustadas. Você pode fazê-la de diversas formas, seja com produtos próprios para esse fim comprados em farmácias ou com ingredientes naturais, como mel, açúcar e limão.

Independente do método escolhido, você deverá aplicar a mistura no rosto e esfregar delicadamente com movimentos circulares. Assim, o esfoliante vai entrar nos poros e remover o excesso de microrganismos prejudiciais. É também uma das melhores formas de se livrar dos cravos, aqueles pontos pretos que aparecem no nariz.

Nas regiões com muita acne, seja gentil. Esfregar com força pode causar mais inflamação. Feito isso, é preciso enxaguar com água morna para retirar tudo.

4. Aplicação da máscara

máscaras para limpeza de pele
Crédito: Unsplash

Agora que a sua pele está limpa, é hora de fazer a aplicação de uma máscara. Mais uma vez você pode escolher entre uma caseira e natural ou cosméticos à venda em lojas especializadas. Tudo vai depender do seu tipo de pele e da finalidade da sua limpeza de pele caseira.

De qualquer modo, optar por máscaras à base de pepino é sempre uma boa ideia. O vegetal é rico em nutrientes e ajuda a suavizar olheiras e marcas de expressão. Lembre-se também que se você aplicar qualquer coisa com limão ou ácidos cítricos não deverá se expor ao sol em seguida.

5. Enxágue final

Depois do tempo de aplicação da máscara, que dependerá de qual você escolher, faça o enxágue final com a água fria. Assim, você volta a fechar os poros que abriu ao início da limpeza de pele caseira.

É preciso fechar os poros para que eles não fiquem expostos à poluição ou outros agentes nocivos. Isso também ajuda a prevenir o ressecamento da pele, assim como a oleosidade excessiva.

6. Adstringente

Para finalizar, passe um tônico adstringente. As propriedades antissépticas e calmantes do produto farão com que o processo da limpeza seja suavizado, reduzindo a vermelhidão causada pela esfoliação.

Se não tiver um tônico em casa, pode usar chá de calêndula gelado. Basta aplicar um pouco com o auxílio de um algodão e deixar secar naturalmente.

Cuidados a ter após a limpeza

Um dos principais motivos para que você faça a limpeza de pele caseira em um momento de relaxamento é não precisar se maquiar logo depois. A ideia é que deixe todos os produtos agirem e a sua pele respirar livre. Sem corretivo, sem base, nem pó. Então, esse é um cuidado interessante a ter depois que a limpeza estiver pronta. Mantenha a pele quietinha, sem maquiagem, sem sair ao sol, simplesmente plena. E beba bastante água para hidratar a pele.

Vai ser melhor ainda se você fizer essa limpeza antes de ir dormir, pois assim você já vai ficar mais algumas horas relaxando e permitindo que os produtos usados na pele façam efeito. É durante o sono que o seu corpo faz uma faxina geral e se regenera do cansaço do dia. Então escolha esse horário para a sua limpeza.

No caso de precisar fazer o procedimento e sair de casa, lembre-se de aplicar protetor solar e também de dar muita atenção para a etapa de fechamento dos poros, pois assim evita que a maquiagem aplicada fique acumulada e entupa os poros abertos.

Vantagens e desvantagens da limpeza de pele caseira

A limpeza de pele caseira tem a principal vantagem de ser mais barata e você poder aplicar quando tiver tempo. Você pode usar os produtos que desejar, de acordo com o seu tipo de pele, e acostumar-se com eles, vendo como a sua pele responde ao longo do tempo.

Como desvantagem, é o fato de que mesmo a melhor limpeza de pele caseira, não costuma ser tão boa quanto uma limpeza profunda feita pela sua esteticista ou dermatologista. Então, essa limpeza é muito útil sim, mas uma vez ao mês ou a cada dois meses, visite o profissional da sua confiança para uma limpeza profunda de verdade.

Como fazer uma limpeza de pele profunda passo a passo

Como você viu no tópico anterior, a limpeza profunda perfeita deve ser feita na clínica ou consultório, usando produtos apropriados para essa finalidade. Só que é possível também, quando não puder pagar por esse tratamento, que use produtos de melhor qualidade em casa, aplicando da forma correta.

1. Lavar o rosto e abrir os poros

As duas primeiras etapas da limpeza de pele mais profunda são as mesmas da limpeza superficial. É sempre importante lavar bem o rosto, remover completamente a maquiagem e depois abrir os poros.

Antes, a sugestão foi de abrir os poros com toalha aquecida sobre o rosto, mas você pode fazer uma sauna facial, aquecendo água em uma bacia e colocando saquinhos de chá de camomila dentro. Fique com o rosto sobre o vapor, cuidando para não se queimar, e coloque uma toalha sobre a cabeça para que o vapor permaneça por mais tempo.

2. Desinfetar a pele

O terceiro passo da limpeza profunda é evitar que a pele inflame após abrir os poros. Então, depois de secar o rosto e remover o que há de cravinhos soltos, fáceis de tirar, aplique uma boa loção com efeito bactericida que seja para o seu tipo de pele.

3. Máscara calmante

Depois de deixar o produto bactericida no rosto pelo tempo recomendado na embalagem ou pelo seu médico, aplique uma máscara calmante que também ajuda a limpar a pele. Pode fazer uma mistura de leite com mel e deixar agir por 20 minutos. Depois remova com água em temperatura ambiente.

4. Proteção da pele

Por fim, mesmo que vá ficar em casa, aplique no rosto uma fina camada de um creme hidratante com protetor solar para o seu tipo de pele. Não precisa sair ao sol para ter necessidade do protetor. Então sua limpeza estará pronta. Não faça com muita frequência.

Remédios caseiros

remédios caseiros para o rosto
Crédito: Freepik

Existem alguns remédios caseiros para cuidar da pele. Claro, você deve sempre discuti-los com o seu dermatologista. Veja quais são e para que servem!

1. Pepino

O pepino sozinho é um excelente remédio para a pele. Cortar umas rodelas do vegetal e deixá-las alguns minutos no rosto faz toda a diferença. Ele é rico em vitamina C e tem outras propriedades nutritivas importantes que promovem a limpeza e hidratação do seu rosto.

Além de poder utilizá-lo ao natural, pode ainda inclui-lo em receitas de máscaras caseiras e tônicos.

2. Limão

O suco do limão é adstringente, alcalinizante e antisséptico. A fruta também possui altos índices de vitamina C, bem como minerais que devolvem à pele sua vitalidade.

O uso do limão em esfoliantes para limpeza de pele caseira é ótimo para clarear manchas e diminuir rugas. Contudo, lembre-se de usá-lo somente à noite ou quando for evitar a exposição solar. O limão, quando em contato com os raios ultravioletas, mancha!

3. Cúrcuma

O tempero é muito utilizado em máscaras para o rosto, inclusive para depilação caseira. Isso porque alguns estudos mostram que a cúrcuma pode reduzir o crescimento dos pelos a longo prazo.

Ela também ajuda a rejuvenescer as células da epiderme e devolver a sua vitalidade. Cuidado com a aplicação constante, seu rosto pode ganhar um tom amarelado por algum tempo.

4. Babosa

A planta pode ser considerada a melhor amiga do seu cabelo e da sua pele. O seu gel, também chamado de aloe vera, é ótimo para a pele. Com efeito antibacteriano, o gel da babosa pode ser extraído e aplicado sobre o rosto semanalmente.

Os resultados são incríveis e sai muito mais em conta do que gastar em cremes caros e sem fundamentos científicos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
lasanha de berinjela
7 Receitas de lasanha de berinjela
farofa de natal
8 Receitas de farofa de Natal simples e deliciosas