em

AmeiAmei

Causas e como tratar pálpebras flácidas sem gastar muito dinheiro

Saiba como mudar o seu semblante por meio do rejuvenescimento das pálpebras
pálpebras flácidas
Crédito: Freepik

Seu olhar pode transmitir seu estado de espírito e um pouco sobre você, para quem observa atentamente. Por isso, é necessário que se tome um cuidado especial com o olho e seus arredores. Desse modo, saiba como lidar com pálpebras flácidas e garanta maior bem-estar e autoconfiança para você.

Por que as pálpebras ficam flácidas?

Essa é uma pergunta essencial para saber como prevenir e como tratar pálpebras flácidas. Primeiramente, é necessário que você saiba sobre o que é esse fenômeno, para depois saber quais são as suas causas.

Então, essa questão surge a partir da carência do colágeno ou da dificuldade do corpo em absorvê-lo. Desse modo, o colágeno que é o responsável pela firmeza dos músculos faciais faz sua falta ser sentida no caso das pálpebras caídas. Afinal, a consequência disso é que as fibras elásticas do rosto mudam de qualidade e até mesmo de quantidade, o que torna a pele mais fina e menos flexível e firme.

Junto de alguns músculos finos, há um depósito de gordura que serve para correta acomodação do globo ocular chamado de bolsas palpebrais. Com a carência do colágeno, a membrana que contém essa gordura é deslocada pela perda de firmeza e faz com que essas bolsas gerem esses casos de pálpebras flácidas.

pálpebras caídas
Crédito: Folha Vitória

Agora que você já sabe sobre o que se trata, é importante destacar que existem 3 principais fatores que agravam esse estado e causam as pálpebras flácidas. Eles são: envelhecimento, exposição excessiva à luz solar e ressecamento. É importante lembrar que esse processo é natural e que não faz mal nenhum, então só evite passar por isso se você sentir algum incômodo na área estética.

O envelhecimento é uma causa natural de desgaste celular e consiste na perda progressiva das funções das células da derme. Assim, perde-se a firmeza e desloca-se a membrana protetora. Já a exposição excessiva ao sol consiste nos danos causados pelos raios UV às células. No caso do ressecamento, é gerado pela desidratação e está intrinsicamente ligado à exposição excessiva ao sol.

Como tratar pálpebras flácidas

O tratamento de pálpebras flácidas é feito por diversos métodos. O mais convencional é a cirurgia de reposicionamento de tecidos que hoje é feita de um modo muito menos invasivo e gera resultados bastante eficazes. O nome dessa cirurgia se chama blefaroplastia e ela deve ser efetuada por um cirurgião plástico.

pálpebras caídas
Crédito: Mariana Kalil

Há também a blefarofulguração, método que trata as pálpebras caídas sem a necessidade de cortes e intervenção cirúrgica. Esse processo leva de 30 a 40 minutos e é feito a base de laser. O uso do laser é posterior à assepsia da região e à anestesia local.

Depois dessa intervenção é proibido que haja a prática de exercícios intensos durante 72 horas, além de ser necessária a aplicação de protetor solar até a cicatrização e que se evite a luz solar excessiva durante esse período. Esse processo é contraindicado para quem possui algum tumor, marcapasso, doença autoimune, prótese metálica, infecção localizada ou que esteja utilizando medicamentos anticoagulantes.

Outro método é a utilização da radiofrequência monopolar que consiste na emissão de ondas que estimulam a produção de colágeno. Assim, a região fica mais firme e aberta, o que torna o rosto mais jovem. Nesse procedimento não é necessário que se aplique a anestesia tópica e ele pode ser feito uma vez por ano.

Outro método para estimular a produção de colágeno é o uso do ultrassom microfocado. Nesse caso, o paciente pode realizar suas atividades normalmente após o processo. Porém, ele necessita de anestesia tópica e pode ser feito uma vez por ano.

Como prevenir

pálpebras flácidas
Crédito: Einwie

Há uma série de ingredientes naturais que são úteis para a prevenção das pálpebras flácidas. Porém, as principais dicas de prevenção consistem no consumo de vitamina C e de colágeno, além da manutenção da boa hidratação e do consumo de alimentos antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce dos radicais livres.

A vitamina C é fundamental para a síntese do colágeno no organismo, o que a faz tão essencial quanto esse nutriente. A hidratação mantém a firmeza da pele e evita o ressecamento, uma das principais causas das pálpebras caídas. Confira abaixo a lista de alguns alimentos cuja o consumo ajuda a prevenir essa questão:

Se você gostou dessas informações sobre pálpebras flácidas, compartilhe!

19 Comments Leave a Reply
  1. Eu consegui abrir o vídeo e uma clara bate com um garfo não precisa ficar em ponto de clara lava o rosto cm sabonte e água morna seca e com pincel ou cotonete passe no rosto em volta dos olhos deixa secar espera um pouco e lava o rosto belezs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Como usar semente de mamão para eliminar parasitas
características de uma pessoa má
4 Características de uma pessoa má