em

7 Benefícios da batata para a saúde

Vamos dar o devido valor à batatinha inglesa de cada dia!
benefícios da batata

Você conhece alguém que não goste de batata? Há quem brinque que esse alimento deveria ser o símbolo da paz, pois ninguém quer saber de guerra quando vê um balde de batatas fritas. A não ser que brigue para comer mais!

Tudo bem que a versão frita não é mais recomendada por causa do óleo, mas além de deliciosa e muito saudável, a batata também é um dos alimentos mais versáteis na cozinha: pode-se fazer assada, cozida, recheada, escondidinho, purê, maionese, pão e muito mais.

Benefícios da batata

Agora que já deu água na boca, vamos ver por que a batata deveria estar mais presente na sua rotina alimentar do ponto de vista nutricional e até cosmético.

1. Faz bem para a pele

A vitamina C presente na batata atua como antioxidante eliminando os radicais livres que, quando em excesso no organismo, provocam o envelhecimento precoce das células. Não só da pele, mas de todo o corpo.

Se usar rodelas ou o líquido como máscara facial, verá os benefícios da batata para a pele do rosto, ajudando a eliminar a acne, remover manchas e proporcionar maciez.

2. Reduz a pressão alta

Por causa do seu alto teor de potássio a batata equilibra o efeito do sódio, que faz a pressão subir.

3. Melhora o funcionamento cerebral

Os ácidos complexos, aminoácidos e a vitamina B da batata são benéficos para o sistema nervoso. O fato de ser um carboidrato nem sempre representa efeito negativo, já que o organismo necessita de energia para se manter ativo.

4. Aumenta a produção de hemoglobina

A hemoglobina é fundamental no sangue para o transporte do oxigênio a todos os órgãos e tecidos. Sua produção é intensificada com a absorção de ferro, mineral que também está presente na composição da batatinha.

5. Previne e alivia dores do reumatismo

A batata possui magnésio, mineral essencial para controlar o acúmulo de cálcio nas articulações. É importante manter seu consumo equilibrado na quantidade diária recomendada para não ser necessária a suplementação.

6. Melhora o funcionamento do intestino

Como é de conhecimento popular, o sistema gastrointestinal necessita de fibras para funcionar bem, e elas estão em grande quantidade na batata.

7. Alivia o estresse

Não é só porque a batata é deliciosa que causa prazer instantâneo ao comer. Esse efeito ocorre por causa da vitamina B6, que trabalha na liberação dos hormônios dopamina e serotonina, que liberam a sensação de bem-estar e disposição.

Tipos de batata

Além da batata inglesa, outras variedades também proporcionam igual ou maior valor nutricional para a saúde e podem ser comidas diariamente, conforme a sua necessidade. Temos:

Batata-doce: a queridinha das dietas, pois ser absorvida lentamente e não causar picos de açúcar no sangue;

Batata-salsa: bem amarelinha, uma delícia para acompanhar carnes ou fazer sopas;

Batata Asterix: para fazer nhoque, purê, bolinhos e assada em palito;

Batata baroa: menorzinha e branca, muito usada para sopas e papinhas de criança, mas fica ótima em todos os formatos;

Batata Yacon: se parece com a batata-doce, mas por dentro é salmão e por fora rosada. É macia e adocicada;

Batata Ágata: é a batata inglesa, mais fácil de achar e mais consumida também.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
epicondilite lateral
Epicondilite lateral: saiba tudo sobre o “cotovelo de tenista”
receita com quiabo
4 Receitas com quiabo: surpreenda seu paladar!