benefícios do mirtilo
Designed by Freepik
em

Conheça os benefícios do mirtilo e veja como comer essa fruta

O mirtilo está muito popular, especialmente nas dietas saudáveis. Mas você saber por quê? Conheça seus benefícios.

Se você acompanha as dicas de dietas e reeducação alimentar mais recomendadas da internet pelos nutricionistas, certamente já reparou que o mirtilo está presente em todas. A razão é que os benefícios do mirtilo são imensos.

Essa fruta originária da América do Norte já existe no Brasil desde a década de 80, mas somente nos últimos anos têm ganhado popularidade e espaço na mesa das famílias.

Veja agora o que essa pequena frutinha pode fazer pela sua saúde, quais são as suas informações nutricionais e também como deve comê-la, com sugestão de receita.

10 Benefícios do mirtilo

Do mirtilo pode-se aproveitar tudo: fruto, folhas, flores e raízes. Essa fruta é a rainha dos antioxidantes, que são os responsáveis por ajudar as células do corpo a se livrarem do excesso de radicais livres e se renovarem com saúde.

Mas há muitos outros benefícios que vão fazer você pensar por que ainda não está comendo mirtilos todos os dias. Veja só:

1. Controle o colesterol

Estudos norte-americanos têm mostrado que o mirtilo pode ser mais eficaz no controle do colesterol do que determinados medicamentos. Para isso, deve ser ingerido na quantidade recomendada pelo médico ou nutricionista.

2. Proteção da memória e coordenação motora

Em pacientes com doenças degenerativas como o Alzheimer, e perda de memória a curto prazo causada pela idade, estudos revelam que o mirtilo age com efeito de prevenção aos danos.

3. Muitos nutrientes e baixas calorias

Uma xícara de mirtilos tem 3,6 gramas de fibra, 24% da quantidade diária recomendada de vitamina C e 36% da quantidade recomendada de vitamina K.

4. Controle da diabetes

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos sugere que pessoas que comem mais mirtilos (e absorvem seu flavonoides) tem menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

5. Retarda o envelhecimento

Os antioxidantes, mencionados anteriormente, atuam em favor da renovação das células e como consequência retardam o envelhecimento da pele e dos órgãos.

6. Protege as vias urinárias e sistema digestivo

Quando consome-se o mirtilo em forma de suco ou chá, ele ajuda a tratar e prevenir infecção urinária. Sua ação antibacteriana age também na proteção do sistema digestivo, tratamento de inflamação na boca e problemas intestinais.

7. Protege a visão

O mirtilo conta com diversos compostos que auxiliam na saúde dos olhos, prevenindo a degeneração da musculatura ocular.

8. Contém muita pectina

A pectina é conhecida por promover um efeito protetor no estômago, formando um gel que também ajuda a prolongar a saciedade.

9. Rico em fibras

Por causa das fibras, quando consumido fresco o mirtilo tem propriedade laxante. Quando consumido seco faz o efeito contrário, agindo no tratamento de diarreia.

10. Protege do câncer

Como o câncer acontece quando existe um grupo de células doentes em crescimento desordenado, a grande quantidade de antioxidantes do mirtilo ajuda a prevenir que as células adoeçam.

Informação nutricional do mirtilo

Os benefícios do mirtilo são possíveis graças ao seu alto valor nutricional, que vai muito além dos antioxidantes.

Portanto, além de ser rico em vitamina A, B, C, E e K, também fornece fibras, magnésio, potássio, ferro, manganês, zinco, fósforo e cálcio. Todos nutrientes essenciais para a saúde e bom funcionamento do organismo.

Contraindicações

Mesmo com os benefícios do mirtilo sendo tão evidentes, não se pode exagerar. Evite comer a fruta e folhas durante mais de três meses sem fazer uma pausa. Seu alto teor de taninos podem irritar o estômago e o intestino, gerando efeitos colaterais.

Como comer mirtilo?

A fruta do mirtilo pode ser consumida da forma que vem do mercado ou do pé: basta acrescentar aos alimentos da mesma forma que faria com outros frutos vermelhos.

Também pode usar em recheios, molhos, sucos e, se quiser, pode desidratá-lo para que dure mais tempo.

A sementinha dentro do mirtilo é bem pequena, como a da uva, então não precisa se preocupar em abrir a fruta antes de usar nas receitas.

Falando nisso, veja abaixo uma deliciosa receita de bolo de mirtilo para se inspirar a comprar e provar a fruta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Livre a sua pele de manchas escuras com uma receita natural e eficaz!

Infecção respiratória eleva risco de ataque cardíaco