em

10 Dicas para maximizar o descanso durante o sono

Com essas dicas o seu dia vai ser mais produtivo e cheio de energia
maximizar o descanso durante o sono
Crédito: Freepik

Dormir bem é fundamental para a saúde do corpo e da mente, mas muitas pessoas não conseguem relaxar completamente, acordando cansadas no dia seguinte. Veja como maximizar o descanso do seu corpo e mente durante a noite de sono, para ficar mais alerta, produtivo e feliz durante o dia.

Como maximizar o descanso enquanto dorme: 10 dicas

Como maximizar o descanso enquanto dorme
Crédito: Freepik

Não basta dormir a quantidade correta de horas por noite, você tem que realmente descansar. Veja algumas dicas de como maximizar o descanso de forma simples, com pequenas mudanças.

1. Durma na posição correta

Você se mexe muito à noite e amanhece com o corpo quebrado? Dor na lombar, no pescoço, braços e pernas dormentes são todos sintomas de erro postural ao dormir. O ideal é escolher uma postura que favoreça sua circulação sanguínea, a posição da coluna vertebral e também a correta posição da bile.

Dormir do lado esquerdo do corpo é a forma ideal, com os joelhos semi-flexionados, preferencialmente abraçando um super travesseiro, que vá desde os joelhos até o tórax.

2. Escolha um colchão adequado

Se seu colchão estiver duro ou mole demais, com buracos, fungos e ácaros, será difícil manter o descanso durante a noite, pois seu corpo vai pedir mudanças constantes.

Também sua respiração pode ser afetada, dada a presença de alérgenos. Então, escolha um colchão adequado ao seu tipo corporal e necessidades especiais.

3. Retire a luminosidade e ruídos

Dormir em um quarto barulhento e com luzes – seja do poste, de faróis de carros passando ou de equipamentos eletrônicos – é um grande empecilho para quem quer maximizar o descanso do corpo.

Ele não relaxa totalmente, ficando em estado semi-adormecido, ao invés de entrar em sono profundo. Por isso, vale a pena investir em uma cortina que impeça a luz de entrar, isolamento acústico e, o mais importante, eliminar todos os equipamentos eletrônicos com led ou luzes do quarto.

4. Alimente-se corretamente

Comer os alimentos corretos, em quantidade adequada, ao menos duas horas antes de deitar pode te ajudar a maximizar o descanso e a dormir melhor. Invista em alimentos que ajudem a reduzir o estresse do dia a dia, deixando sua noite mais tranquila.

Evite o consumo de qualquer bebida alcoólica, pois por mais que dê aquela sensação de sono de imediato, ela irá atrapalhar no meio da noite, quando deveria estar no ápice. Prefira chás para dormir suaves, sem cafeína.

Nem se faz necessário falar sobre o consumo de cafeína e alimentos termogênicos antes de dormir, pois irão acelerar o metabolismo, quando ele deve estar entrando em uma fase de ritmo mais lento.

5. Acerte a climatização

Vale muito a pena investir em aquecedores e refrigeradores de ar para garantir uma noite mais tranquila. Se o orçamento estiver curto, um ventilador potente e boas mantas, acompanhadas de meias bem grossas e quentinhas, também podem ajudar.

6. Pratique a respiração consciente

Antes de dormir e, se possível, ao longo do dia, pratique a respiração consciente, levando uma maior oxigenação ao seu cérebro, garantindo assim uma melhor noite de descanso.

Basta respirar profundamente pelo nariz, sem fazer força, inflando o abdome  e não o peito. Segure e solte pela boca, lentamente, até esvaziar tudo. Sinta o ar passando pelo seu corpo, os movimentos que está fazendo, esteja presente. Faça isso por um minuto, antes de dormir.

7. Invista na aromaterapia

A aromaterapia é velha conhecida de quem sofre com insônia e ela pode te ajudar a manter o sono com melhor qualidade também durante a noite.

Colocar um sachê de lavanda ou camomila, por exemplo, entre a fronha e o travesseiro irá garantir uma noite mais tranquila e um descanso eficaz.

8. Tome um banho quente

Tomar um banho morninho e relaxante pode fazer toda a diferença na qualidade do seu sono. Além de ajudar na respiração, relaxa a musculatura e dá uma agradável sensação de finalização do dia.

Além disso, você pode usar sabonetes com base em aromaterapia, para desfrutar ainda mais dos benefícios do banho quente.

9. Reduza o uso de eletrônicos

O uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir pode ser nocivo de diversas formas para o descanso do seu corpo durante a noite.

Além de reduzir a produção de melatonina, devido o excesso de luz – que envia uma mensagem ao cérebro avisando que ainda é dia – o uso de celulares e televisão estimula o mesmo, fazendo com que o relaxamento seja menor.

10. Use um cobertor pesado

Uma técnica descoberta recentemente leva a uma melhor noite de sono, ajudando inclusive a pessoas que sofrem com problemas para dormir, hiperatividade, ansiedade e outros.

Trata-se do cobertor pesado, desenvolvido para garantir uma melhor noite de sono, exercendo uma pressão contínua que ajuda a relaxar e garantir uma noite inteira de sono.

É importante ver se não há algum problema te impedindo de dormir bem durante a noite, então é sempre importante buscar um médico para eliminar essa possibilidade.

Quer acordar cedo mais facilmente? Veja o vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como ter pés bonitos
Como ter pés bonitos: 10 dicas
congelar cenoura
Como congelar cenoura corretamente