em

Dormir menos de 6 horas aumenta o risco de aterosclerose

Conheço o estudo que chegou à essa conclusão e saiba como se prevenir
Crédito: Freepik

Como estão os seus hábitos de sono? Mais do que ficar cansado, dormir menos de seis horas por noite aumenta os riscos de aterosclerose. Uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação física e mental, prevenindo diversas doenças.

Conheça o estudo

dormir menos de 6 horas estudo
Crédito: Freepik

De acordo com a pesquisa realizada em uma Universidade em Massachussetts e publicada recentemente no Journal of American College of Cardiology, por uma equipe composta por 14 estudiosos de diversas áreas, dormir menos de seis horas afeta a sua saúde.

Foram monitoradas 2.974 pessoas, com idade média de 45 anos, através de registros actigráficos – com aparelhos que detectam movimentos. Essa análise durou uma semana e 62.6% dos participantes eram do sexo masculino, sendo divididos em quatro grupos por quantidades de horas dormidas:

  1. Muito pouco, ou seja, menos de 6 horas por noite;
  2. Curto, entre 6 e 7 horas;
  3. Referência, definido como 7 a 8 horas;
  4. Muito longo, com mais de 8 horas de sono por noite.

Eles trabalhavam para a mesma empresa, com rotinas administrativas semelhantes, todos com a saúde cardíaca em bom estado. Os resultados foram mais precisos, pois não contavam com relatórios preenchidos pelos estudados, mas sim com os dados dos aparelhos.

Foi analisada também a qualidade do sono, com a quantidade de vezes que os participantes levantavam ou se mexiam. Foram realizadas ultrassonografias vasculares carotídeas e femorais em 3D, além da tomografia computadorizada cardíaca, a fim de verificar a aterosclerose e calcificação.

Resultados da pesquisa

dormir menos de 6 horas entenda
Crédito: Freepik

Foi observado que as pessoas que dormem mal ou pouco, tem maiores riscos de desenvolver aterosclerose. Esse aumento é de 27%, dada a maior carga aterosclerótica percebida no ultrassom vascular 3D, quando comparadas às pessoas que dormem entre 7 e 8 horas.

Para os pesquisadores, isso mostrou a importância de se ter entre 7 e 8 horas de sono todas as noites. Se observou também que dormir mais do que oito horas também aumenta ainda mais o risco de inflamações e problemas futuros, com um acréscimo de 34% de chance.

Um dos pesquisadores, José Ordovás, afirmou que “esse é o primeiro estudo a mostrar que o sono objetivamente medido é independentemente associado à aterosclerose em todo o corpo, não apenas no coração”, reforçando sua importância.

Outro pesquisador do grupo, Valentin Fuster, afirmou que, se as horas de sono são menores, porém a qualidade é maior, pode-se reduzir os efeitos negativos.

Outros resultados

dormir menos de 6 horas resultados
Crédito: Freepik

Através da sondagem dos hábitos dos pesquisados, comprovou-se também que o consumo de bebidas alcoólicas não ajuda na qualidade do sono, como se imagina popularmente. Na realidade, faz com que o sono chegue e se vá rapidamente, acordando no meio da noite e com dificuldade para dormir novamente, o fazendo sem qualidade.

O consumo de café também foi analisado no estudo, mostrando que apesar de existir comprovação de que faz bem ao coração, ele também pode ser prejudicial, se atrapalhar o sono. Mas não existe um horário ou quantidade padronizados para se saber como ingerir, pois depende da velocidade da metabolização de quem ingere.

Isso significa que, se você metaboliza a cafeína rapidamente, não tem problema em tomar café à noite. Já se seu organismo leva um tempo para metabolizar, então o pico de energia vai acontecer no meio da noite, prejudicando o sono e favorecendo a aterosclerose.

Para Fuster, apesar dos resultados surpreendentes e empolgantes, o maior diferencial desse estudo consiste em seu olhar sobre a saúde, focando não na doença do sistema cardiovascular e sim no bom funcionamento do sistema, acompanhando a tendência da medicina preventiva do que corretiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
vitamina de abacaxi
Vitamina de abacaxi: 10 receitas saborosas e saudáveis
biscoito de polvilho
Biscoito de polvilho: 10 receitas incríveis e variadas