em

Como acabar com a caspa de vez

Confira como acabar com a caspa definitivamente com dicas práticas e eficazes

como acabar com a caspa
Crédito: Unsplash

Já sentiu aquela coceira típica na cabeça, capaz de desconcentrar qualquer um? Sim, a caspa é algo muito chato a ser lidado, não apenas pela questão estética, mas principalmente pelo desconforto trazido por ela.

Por isso, é muito importante saber como prevenir e como acabar com a caspa, trazendo mais confiança e mais conforto, com o fim desse problema tão comum na vida de várias pessoas.

Dicas para acabar com a caspa definitivamente

E como acabar com a caspa, esse problema tão chato? Para acabar com a caspa definitivamente, existem algumas dicas que podem ajudar, deixando o seu cabelo livre, sem coceiras.

Óleo de coco com suco de limão

Além de ajudar a combater a caspa, esse remédio caseiro colabora na hidratação do seu cabelo. Veja como fazer essa solução:

  1. Misture 3 colheres de sopa de suco de limão com uma quantidade de óleo de coco diretamente proporcional ao comprimento de seu cabelo.
  2. Aplique a mistura em seu cabelo e massageie suavemente o couro cabeludo.
  3. Deixe agir por pelo menos uma hora antes de retirar a mistura, lavando o cabelo com xampu.

Faça isso uma vez por semana, sempre de noite, tendo o cuidado de evitar a exposição ao sol no dia seguinte, pois o limão se em contato com o sol pode manchar a pele.

Não use xampus convencionais

Existem alguns xampus formulados especificamente para quem quer acabar com a caspa. Cada vez mais eles ganham espaço no mercado, com comerciais inovadores na televisão e com muitas versões diferentes nas prateleiras.

Sendo assim, hoje em dia as pessoas possuem mais acesso aos xampus anticaspa, existindo desde marcas bem populares, encontradas em diversos supermercados, até marcas mais sofisticadas, encontradas em farmácias. Para lavar seu cabelo com um xampu contra a caspa, basta seguir esses passos:

Para que o uso do xampu anticaspa seja o mais eficiente possível, siga essas dicas:

  • Nunca use as unhas para esfregar o xampu no couro cabeludo. Seja gentil e use as pontas dos dedos;
  • Depois de aplicar, deixe o xampu agir o tempo indicado no rótulo. Esse intervalo em contato com o couro cabeludo é importante para o efeito pleno;
  • Se achar realmente necessário, refaça a aplicação.

Não coçar o couro cabeludo com as unhas

Um dos efeitos da caspa é o aparecimento de uma vontade incontrolável de coçar o couro cabeludo. Desse modo, muitas pessoas com caspa acabam coçando a cabeça com as unhas, o que é errado. Isso pode causar inflamação ou agravar o estado atual do quadro de caspa, ocasionando feridas.

Confira algumas técnicas para não coçar o cabelo com as unhas:

  • Se estiver incomodando muito, tome um banho e esfregue bem o cabelo com o xampu anticaspa.
  • Mentalize outra coisa, mudar o foco pode ser difícil, mas ajuda.
  • Em último caso, acostume-se a coçar o cabelo com a ponta dos dedos. Isso vai evitar muitos machucados gerados pelas unhas.

Como prevenir a caspa

acabar com a caspa secador
Crédito: Pexels

Uma das melhores maneiras para se prevenir a caspa é não deixar o cabelo molhado. Para isso, veja algumas dicas para evitar cometer alguns erros:

  • Não lave seu cabelo com água extremamente quente;
  • Deixe seu cabelo secar antes de ir para a cama, pois os agentes causadores da caspa encontram condições propícias para viver em territórios molhados;
  • Remova bem o xampu, enxaguando bem para não bloquear as micro aberturas do couro cabeludo;
  • Lave o seu cabelo depois de ter praticado algum esporte;
  • Lave o seu cabelo com frequência. Deixar o cabelo sujo por muito tempo é um fator que facilita a pessoa a desenvolver caspa.

Vale ressaltar que embora a caspa não seja contagiosa, ela pode surgir várias vezes, o que indica que o cuidado para prevenir a caspa deve ser permanente e contínuo. O verão é a época do ano mais propícia para o desenvolvimento da caspa, por conta dos altos índices de temperatura e umidade.

Também é importante que, durante o banho, você lave o cabelo com água morna e o enxágue com água fria, evitando o aparecimento do fungo causador da caspa.

A caspa também pode ser causada por estresse, cansaço e alterações hormonais. Sendo assim, em tempos tão turbulentos como os atuais, em que o cansaço e o estresse são partes presentes do dia a dia das pessoas, a caspa acaba ganhando força. Mesmo sendo quase impossível acabar com esses fatores, existem algumas técnicas que podem contribuir no combate a esses problemas do cotidiano. Confira essas dicas abaixo:

  • Faça meditação;
  • Pratique esportes;
  • Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Tenha de 6 a 8 horas de sono, dependendo da sua idade;
  • Faça algo que você gosta;
  • Procure passar seu tempo com pessoas agradáveis que queiram o seu bem;
  • Ouça músicas que você goste;
  • Controle a sua respiração. Muitas vezes as pessoas não reparam na intensidade da respiração delas, mas esse é um fator muito importante.

Que médico consultar para acabar com a caspa

Embora a caspa ainda não possua cura, é importante que haja o acompanhamento de algum especialista em casos mais graves, para que ele avalie seu caso específico e identifique a melhor solução para você.

Por se tratar de um problema envolvendo inflamação do couro cabeludo, é importante que o tratamento seja realizado por um dermatologista. O dermatologista é um médico especializado no tratamento da pele, e por isso é o profissional que deve ser consultado em casos mais graves de caspa.

E para ter um couro cabeludo saudável e cabelos lindos, nada mais óbvio do que cuidar deles na lavagem. Veja no vídeo os erros mais comuns cometidos nessa hora:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

suco verde benefícios

Suco verde: um alimento prático e nutritivo

estrias nos seios

Estrias nos seios: causas e como eliminar