em

Como acabar com a caspa?

Neste artigo iremos partilhar consigo 5 truques para eliminar a caspa, também conhecida como dermatite seborreica. Saiba o que deve fazer para ter um couro cabeludo saudável!

“Dermatite seborreica” sabe o que é? Nunca ouviu falar? E se lhe dissermos o nome “caspa”? Provavelmente já sabe o que é!

Para seu conhecimento, a famosa caspa trata-se de um problema que resulta de uma inflamação, que provoca vermelhão e descamação no seu couro cabeludo. Este problema atinge todas as zonas em que existam glândulas sebáceas e folículos, tais como pestanas, barba, cabeça e sobrancelhas.

Geralmente, ela aparece por causa da mistura de bactérias e fungos presentes no cabelo com a oleosidade. Esta mistura danosa proporciona as inflamações típicas da dermatite. Há também alguns fatores associados que podem provocar o seu aparecimento, tais como o cansaço, o estresse, as alergias, o clima frio e o fator genético.

Cris Dios, tricologista, informa que esta inflamação é mais comum em pessoas jovens, pois a tendência é que, com o passar da idade, o cabelo comece a secar. Ela afirma que se alguém até aos trinta anos não teve caspa, dificilmente irá sofrer com isso depois dessa idade. Já as pessoas com problemas de oleosidade têm tendência a sofrer mais com a caspa, diz Cris. Com base em indicações da especialista, elaboramos uma lista de 5 dicas que deverá ter sempre em conta, no sentido de prevenir casos de caspa.

Não ter o couro cabeludo molhado é um bom ponto de partida. Para isso faça o seguinte:

  • não lave seu cabelo com água extremamente quente;
  • deixe seu cabelo secar antes de você ir para a cama, pois as bactérias gostam de territórios molhados;
  • remova bem o xampu, enxaguando bem para não tapar o couro cabeludo;
  • se praticou esporte, lave seu cabelo;
  • lave o seu cabelo com frequência. Você não deve deixar ele sujo por muito tempo;

Estas dicas vão ajudar você a reduzir a sua inflamação no couro cabeludo e a evitar que coce tantas vezes, pois saiba que essas coçadas fazem bem pior. Elas desgastam o seu couro cabeludo e, depois, por consequência surgem feridas nele.

A caspa não se consegue tratar de forma permanente. Ela pode surgir várias vezes. Sabia que este problema é mais comum no verão? Pois é! Fique sabendo que é por se tratar da altura do ano em que mais transpiramos. No entanto, não se apoquente. A caspa não é contagiosa, nem perigosa.

Se você já vive com este problema, sugerimos que siga as nossas dicas e procure um especialista em cabelo.

Muitas pessoas acreditam que a casca de limão, se for esfregada no couro cabeludo, acaba com a caspa. Contudo, Cris alerta que isso não é verdadeiro. A acidez do limão prejudica a pele.

Como primeiro recurso de um episódio de caspa mais leve, o xampu anticaspa serve. Você pode lavar com ele todos os dias, sem problema. Contudo, o seu cabelo ficará seco, é a desvantagem. Caso não resolva recorra a um médico dermatologista que, com certeza, vai-lhe prescrever um xampu mais adequado.

Saiba que casos mais severos de caspa podem causar queda de cabelo. Os poros tapados pela oleosidade atrapalham a saúde do couro cabeludo. Por isso, tenha em conta as indicações dadas e exiba um couro cabeludo super saudável, daqueles de fazerem inveja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

5 soluções caseiras para eliminar as manchas da sua pele!
8 maneiras de se livrar das ervas daninhas, que não envolvem o uso de qualquer pesticida ou produtos químicos