ter mais energia pela manhã
Crédito: Pexels
em

Como ter mais energia pela manhã: 20 dicas para colocar em prática

Saiba como turbinar o seu rendimento matinal para ter um dia mais produtivo e feliz

Para ter mais energia pela manhã e, fazer com que ela dure para todo o dia é preciso mudar ou adaptar algumas rotinas. Essas alterações podem acontecer tanto a nível das atividades que ajudam a potencializar o organismo, quanto a nível da alimentação, que também exerce um papel fundamental.

Ter mais energia pela manhã: práticas

Um dia produtivo depende de fatores internos ou externos. Desse modo, confira as melhores práticas matinais e como elas podem contribuir para o ganho de energia e disposição:

1. Dormir bem

ter mais energia pela manhã
Crédito: Cemitério Vertical

Essa é uma dica preciosa, pois uma boa noite de sono é fundamental para que se acorde com bastante disposição. O ideal é que você durma 8 horas por noite. Se não for possível, tente pelo menos dormir por 6 horas. O seu corpo irá agradecer.

2. Arrumar a cama

Pode parecer bobagem, mas arrumar sua cama é uma excelente prática para ter mais energia pela manhã. Inclusive, torna o seu dia mais produtivo. A explicação para arrumar a cama é que gera um senso de dever cumprido, e consequentemente mais motivação.

3. Tomar banho morno / frio

Tomar banho antes de sair de casa ou iniciar o dia é uma das práticas fundamentais para ter mais energia pela manhã. E quando esse banho é morno para frio, melhor ainda! Só quem já tomou um bom “banho frio” de manhã, sabe o quanto é revigorante.

4. Tomar sol

O sol é essencial para o bom funcionamento do corpo, sendo ferramenta principal para a obtenção de vitamina D. Portanto, sempre que tiver a oportunidade, tome um banho de sol, de pelo menos 10 minutos. Lembre-se do protetor solar! Dessa forma seu dia já começará com o pé direito.

5. Fazer meditação

ter mais energia pela manhã
Crédito: Ser Vitão

A prática  matinal é excelente para ter mais energia pela manhã. E para ter sucesso é preciso apenas estar disposto a começar. Faça hoje mesmo e teste, com essas dicas de meditação para principiantes. Trata-se de uma prática que gera autoconhecimento, reduz os índices de irritabilidade e ajuda a equilibrar o corpo e a mente.

6. Praticar exercícios físicos

Fazer pelo menos 15 minutos de exercícios físicos pela manhã já é o suficiente para que haja uma melhora significativa no metabolismo do corpo. Quem se exercita pela manhã, consegue ter mais energia pela manhã. Também ajuda a regular os hormônios do corpo e alivia as dores.

7. Evitar noticiários matinais

Apesar de ser uma prática muito comum, seja ligar a televisão ou fazer o caminho do trabalho ouvindo rádio, isso deve ser evitado. Infelizmente, parte das notícias não são positivas e podem gerar, logo pela manhã, um snetimento de tristeza e desânimo. Manter-se informado é importante! Mas tente o fazer ao longo do dia para ter mais energia pela manhã.

8. Evitar mexer no celular

É recomendado que se olhe o celular apenas 30 minutos depois de ter acordado. O uso imediato, logo após o despertar, gera muito esforço ocular. Principalmente para aqueles que o fazem ainda no escuro, deitado na cama. Não comece o seu dia assim, se deseja ser mais produtivo pela manhã.

9. Evitar as redes sociais

ter mais energia pela manhã
Crédito: Boursorama Lifestyle

Mais uma dica relacionada com o celular para ter mais emergia pela manhã: evite as redes sociais. Isso por se tratar de uma prática viciante e que, por vezes, tomam parte do seu tempo. Você se distrai, passam os minutos e quando perceber está atrapalhado com toda a rotina matinal. Determine um horário para fazer isso, sem que atrapalhe a sua disposição.

Ter mais energia pela manhã: alimentação

A alimentação adequada é um fator primordial para ter mais energia pela manhã e, ao longo do dia. Por isso é muito importante saber o que comer no café da manhã, pois fornecerá energia para ser gasta ao longo do dia; evita a perda muscular; faz com que não haja exageros no almoço; ativa o metabolismo e evita o acúmulo de gordura localizada:

10. Beba 2 copos de água

Você sabia que beber água em jejum pode melhorar a saúde? Além de acelerar o metabolismo, purifica o organismo. O ideal para ter mais energia pela manhã é beber 2 copos de água. Se você achar que é muito, comece aos poucos.

11. Limão e água morna

ter mais energia pela manhã
Crédito: Área de Mulher

Outra dica que ajuda a ativar o organismo é beber água morna com limão. Além de ser uma bebida detox, equilibra o pH do organismo e ajuda a perder peso. Com um organismo equilibrado, protegido e hidratado, a disposição será outra e o seu dia com certeza será mais produtivo.

12. Água de coco

Além de ser uma fonte de hidratação para o corpo, a água de coco é composta por nutrientes essenciais para o nosso corpo: cálcio, sódio, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, favorece a saúde do corpo, acelera o metabolismo e ajuda a ter mais energia pela manhã.

13. Comer ovos

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o ovo não aumenta o colesterol. Desde que seja cozido ou preparado em água (frito não é recomendado). É também um alimento rico em proteínas, ácidos graxos e ômega-3. Portanto, começar o dia comendo ovo é excelente para ter mais energia pela manhã.

14. Chia

ter mais energia pela manhã
Crédito: Vida Lúcida

Outro alimento interessante e recomendado para o café da manhã é a chia. Ela também ajuda a desintoxicar o organismo, auxilia no trato intestinal e ao serem hidratadas, formam uma espécie de gel. No estômago, esse gel traz uma sensação de saciedade. Ou seja, além de ser saudável, contribui para ter mais energia pela manhã.

15. Chá de Dente-de-leão

Essa bebida tem o sabor muito parecido com o do café, e promove energia para aguentar o tranco do dia. Além disso, contribui para a saúde:

  • Alivia os sintomas de quem sofre de hepatite;
  • Alivia problemas no trato urinário;
  • Atua contra cravos e espinhas;
  • Fortalece os ossos;
  • Ajuda em dietas para o emagrecimento;
  • Controla o açúcar no sangue.

Anote como preparar a receita do chá, para ter mais energia pela manhã:

Ingredientes

Água: 1 xícara;
Dente-de-leão: 4 pacotes;
Leite de coco: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Ferva numa panela a dose de uma xícara de chá de água.
  2. Insira na xícara 4 pacotes de dente-de-leão.
  3. Deixe agir durante 5 minutos.
  4. Após esse tempo, esquente metade de uma xícara de chá de leite de coco.
  5. Junte o chá dente-de-leão, mexa por alguns segundos e beba.

16. Kombucha

A kombucha é uma bebida probiótica, totalmente natural que é extremamente benéfica para a saúde. Além disso, provém maior taxa de energia para o corpo. Vale destacar que a utilização da kombucha também contribui para o sistema digestivo. Isso evita casos de constipação e dentre outros problemas de ordem intestinal.

  • Atua na digestão;
  • É agente desintoxicador;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • É importante na prevenção do câncer;
  • Ajuda em dietas para o emagrecimento.

17. Chá de Matcha

ter mais energia pela manhã
Crédito: Cláudia – Abril

O chá de matcha tem origem no Japão e é comercializado como um pó verde. Além de ter um gosto muito bom, é extremamente benéfico por ser um calmante por natureza e ao mesmo tempo ter um pouco de cafeína que dá energia. Por esse motivo controla a ansiedade e o nervosismo, contribuindo para ter mais energia pela manhã.

Ingredientes
Leite de coco: 1 xícara;
Água: 1 xícara;
Pó de Matcha: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher de chá.

Modo de preparo

  1. Pegue um recipiente pequeno que possa ir ao fogo;
  2. Coloque leite de coco numa xícara e despeje no recipiente;
  3. Use a mesma medida para a água;
  4. Pegue o pó do chá de Matcha, encha uma colher de chá e despeje;
  5. Acrescente ao fim uma colher de chá de mel ou adoçante natural;
  6. Ligue o fogo e mexa até ferver. Espere esfriar um pouco e beba.

18. Chá Chai

Vindo da Índia, na maior parte das vezes é produzido com chá preto e leite (pode utilizar leite de coco ou leite de amêndoa) e mistura-se com vários condimentos (canela, gengibre, entre outros). Ele também traz energia para nosso organismo e ajuda a ter mais energia pela manhã.

Ingredientes

Cardamomo: 8 pedaços pequenos;
Pimenta do reino: 4 bolinhas inteiras;
Canela: 2 paus;
Gengibre: 5 pedaços finos;
Água: 2 xícaras;
Leite: 1 copo;
Chá preto: 4 pacotes.

Modo de preparo

  1. Esmague o cardamomo e a pimenta com algum utensílio pesado e despeje numa panela de porte médio;
  2. Adicione os paus de canela, o gengibre, o leite e a água;
  3. Ferva tudo;
  4. Desligue o fogo e coloque os 4 pacotes de chá preto;
  5. Feche a tampa por quatro minutos;

É recomendado o uso de adoçantes, mas você pode adoçar da maneira que achar conveniente.

19. Chá de Oolong

É a melhor escolha para substituir o café para ter mais energia pela manhã. Contendo uma dose reduzida de cafeína, ele nos mantém ativas e não causa dependência, além de ter várias vantagens, tais como:

  • Retira os chamados radicais livres, relacionados diretamente às disfunções da saúde, como excesso de açúcar no sangue, problemas cardíacos, problemas nos ossos e articulações, dente outros;
  • Cria maior resistência do sistema imunológico;
  • Diminui o nervosismo;
  • É benéfico para o trato digestivo;
  • Fortalece o cabelo;
  • Torna a pele mais bonita.

20. Chá de canela

ter mais energia pela manhã
Crédito: Blog Bebida eXPRESS

Fazer chá de canela é excelente para quem deseja ter mais energia pela manhã. Isso porque a canela é um ingrediente termogênico, o que significa que ela aumenta o metabolismo de quem a consome. E nada melhor para estar bem disposto, do que um organismo funcionando bem.

Ingredientes

Canela em pau: 2 unidades;
Água: 200 ml;

Modo de preparo

  1. Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo;
  2. Deixe ferver por 5 minutos, desligue, espere ficar morno e pode tomar.

Caso queira adoçar, prefira o mel e não o açúcar cristalizado.

Mas atenção, as dicas do site não substituem a consulta ao médico. Se você esta se sentindo demasiado cansado e não consegue ter mais energia pela manhã, procure ajuda de um especialista. é sempre bom checar se a saúde está em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
plantar maracujá

Como plantar maracujá em casa

bolo de maracujá

10 Receitas de bolo de maracujá imperdíveis