em

AmeiAmei FofoFofo

Benefícios da água morna com limão e por que tomá-la

Saiba por que essa bebida é tão importante no seu dia a dia e como fazê-la.
benefícios da agua morna com limão para a saúde
Crédito: Freepik

O consumo de água morna com limão em jejum pela manhã tem se difundido cada vez mais. A principal razão pela qual as pessoas têm adquirido esse hábito é pelas propriedades desintoxicantes dessa bebida. Além de limpar o organismo, ela atua como auxiliar do processo de emagrecimento.

Especialistas apontam que a preferência pela água morna e não em temperatura ambiente ou gelada tem explicação. A temperatura morna exigiria do organismo menos energia e esforço para processar a bebida, sendo, portanto, ideal para o início da manhã. Veja a seguir os benefícios dessa mistura.

Benefícios da água morna com limão

É importante lembrar que os benefícios dessa bebida não funcionam sozinhos. É preciso aliar o consumo da água morna com limão a hábitos saudáveis. Isso inclui uma alimentação balanceada e prática de atividades físicas, por exemplo. Veja abaixo, então, de que forma seu corpo pode se beneficiar com a ingestão do líquido.

1. É uma bebida detox

Isso você provavelmente já sabia, afinal esse é mesmo um dos principais motivos para que as pessoas bebam essa mistura. Uma das razões para a bebida ser detox é ela ser diurética. Uma vez que você elimina mais líquidos, mais toxinas são postas para fora.

2. Equilibra o pH do organismo

água morna com limão equilibra o pH do organismo
Crédito: Freepik

Apesar de o limão ser considerado um alimento cítrico e ácido, seu efeito no estômago é justamente o contrário. Ele tem efeito alcalinizador, ou seja: regula o pH e devolve o equilíbrio nesse sentido. Isso potencializa o efeito desintoxicante da água morna com limão, já que facilita ainda mais a eliminação das toxinas.

3. Ajuda a perder peso

Ingerir água morna com limão em jejum é importante para o emagrecimento saudável. O limão tem altas doses de pectina, que reduz a vontade de ingerir açúcar e acalma o emocional. Dessa forma, há um maior controle do apetite.

4. Melhora a saúde da boca

Não é só o mau hálito que a água morna com limão pode combater. Ao ingerir a bebida, você elimina bactérias que também causam a gengivite e o tártaro, além de clarear os dentes.

É preciso, no entanto, esperar alguns minutos antes de escovar os dentes. A escovação logo após a ingestão da mistura pode danificar a estrutura dental.

5. Combate bactérias e inflamações

água morna com limão cura resfriados
Crédito: Pixabay

Não é à toa que o limão é incluído em muitos chás voltados para o tratamento de resfriados e de dores de garganta. O consumo pela manhã da água morna com limão é anti-inflamatório e antibacteriano, o que pode prevenir ou ajudar a curar dores de garganta.

6. Aumenta as proteções do organismo

Há inúmeros motivos para que beber água morna com limão propicie esse benefício. Primeiro porque a fruta apresenta boas quantidades de ferro em sua composição. Ela também melhora a capacidade de absorção do mineral pelo organismo.

A bebida também oferece quantidades importantes de vitamina C. Esse nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos no sangue, que são responsáveis pelo aumento da imunidade. Igualmente, a vitamina C fornece maior quantidade de anticorpos.

7. Ajuda a hidratar

A água morna com limão pela manhã é uma ótima forma de começar o dia hidratando o corpo. Devido aos seus nutrientes, também é uma maneira de fornecer energia ao corpo para o dia que está começando.

Como e quando tomar água morna com limão?

como e quanto tomar água morna com limão
Crédito: Pixabay

O ideal é que você ingira essa bebida assim que acordar, em jejum. Há quem afirme que é necessário ser pelo menos 30 minutos antes do café da manhã, mas isso não é verdade. Os efeitos positivos podem ser sentidos independente se você beber e logo após comer algo ou se esperar meia hora para fazer o desjejum.

Para fazer a bebida é muito simples. Esprema suco de meio limão em um copo e adicione um pouco de água morna. Agora é só beber! Lembre-se, no entanto, que essa mistura por si só não lhe garante uma saúde em dia. É muito importante que você faça um acompanhamento médico regular e que procure manter hábitos saudáveis.

Alie uma alimentação rica em todos os nutrientes necessários ao organismo à prática de exercícios físicos para potencializar os efeitos da água morna com limão.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nutrição

72 Comments Leave a Reply
  1. Eu gostaria de saber a quantidade do limao p q seus beneficios funcionem meio limao ou um limao inteiro????? Ha uma semana tenho feito mas tenho feito cm meio limao
    Aguardo a resposta
    Agradeço desde ja

  2. Tomo água morna com limão faz um tempinho, mais tomo a noite antes de me deitar, acho que assim a limpeza no sangue é mais correta porque não estamos ingerindo nada, me sinti muito bem e sem contar que o meu sono melhorou muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Conheça as vantagens de reutilizar a água de massa cozida!
lavanda
Benefícios e usos da lavanda: uma planta medicinal e ornamental