em

Benefícios e como preparar chá matcha

Com uma série de benefícios, esse pode ser facilmente implementado na sua dieta para um estilo de vida mais saudável
chá matcha
Crédito: Unsplash

Originário do Japão, o chá matcha é um coringa na alimentação de qualquer pessoa. Esse chá ajuda no emagrecimento, na queima de gordura, acelera o metabolismo, promove o relaxamento, reduz o colesterol e ainda contém muitos outros benefícios.

Benefícios

chá matcha benefícios
Crédito: Unsplash

Ele é extraído da mesma planta que dá origem aos chás verde, preto e branco: a Camellia Sinensis. A maior diferença é que para fazer o matcha são utilizadas as folhas mais novas. Essas folhas são cultivadas à sombra e, por não ter muita exposição solar, acabam concentrando ainda mais os seus nutrientes.

1. Ajuda no emagrecimento

Possui um efeito termogênico muito presente. Isso significa que ele ajuda a acelerar o metabolismo e potencializa a queima de calorias. Quando é consumido paralelamente à prática de atividades físicas, aumenta em até 25% a queima de calorias.

2. Propriedades antioxidantes

Esse chá tem 70 vezes mais antioxidantes do que a laranja, por exemplo. Essa característica é importante para evitar a ação dos radicais livres no organismo.

Dessa forma, ele pode ser importante na prevenção do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de muitas doenças, como, por exemplo, o câncer.

3. Reduz o colesterol

Contém uma quantidade considerável de fibras, o que pode ajudar a diminuir o colesterol. Com o equilíbrio ou redução do mau colesterol, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

4. Propriedades relaxantes

Ele também tem uma grande quantidade de L-teanina, cinco vezes mais do que outros chás. Este aminoácido estimula a atividade de um tipo de onda do cérebro que está ligada ao relaxamento, concentração, alívio do estresse e, ainda, à diminuição da pressão arterial.

Chá matcha emagrece?

Sim, ele ajuda a emagrecer. Um dos motivos é que, por se tratar de um chá verde, ele possui as catequinas em sua composição, substâncias que comprovadamente contribuem com a perda de peso.

Ainda, se for conciliado com exercícios físicos, por ser termogênico, aumenta em 25% a perda de peso.

Como fazer

cha matcha como fazer
Crédito: Unsplash

Para fazê-lo, basta esquentar um pouco de água. Não é nem mesmo preciso ferver completamente, basta começar a formar as primeiras bolhas.

Separadamente, coloque o pó em um recipiente e despeje a água quente, mexendo até dilui-lo chá por completo. Mesmo não sendo preciso, se quiser, você pode adoçar com mel.

Como consumir

A forma mais aconselhável de consumir o chá matcha é através do consumo da sua versão orgânica, que não é produzida artificialmente e não tem nenhuma adição de compostos como fertilizantes, herbicidas ou pesticidas.

Contraindicações e efeitos colaterais

Seu consumo excessivo pode causar alguns efeitos colaterais como dores no estômago, insônias, dores de cabeça, irritação, diarreia e azia. Estes efeitos podem ser provocados pela grande concentração de cafeína presente na planta.

Também não é recomendado para pessoas com úlceras e gastrite. Sua dose diária recomendada é de 15 a 20 gramas por dia.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

kombucha benefícios
Kombucha: o que é, benefícios e como fazer
versiculos sobre familia
5 Versículos sobre família