em

Hidratação com glicerina e Bepantol: benefícios e como fazer

Mantenha seu cabelo longe do ressecamento com essa poderosa receita caseira fácil de fazer
hidratação com glicerina e bepantol
Crédito: Pxhere

A glicerina e o Bepantol são produtos muito usados para fins cosméticos, na pele e no cabelo. Os dois são poderosos hidratantes e reparadores, por isso fazem parte de diversas receitas caseiras para tratar da pele e do cabelo. A que você vai conhecer agora é a hidratação com glicerina e Bepantol para o cabelo. Veja como fazer e quais os benefícios.

Benefícios da hidratação com glicerina e Bepantol

hidratação com glicerina e bepantol no cabelo
Crédito: Vida Cor de Rosa

A glicerina líquida bidestilada é o tipo recomendado para utilizar no cabelo. Esse produto tem propriedades higroscópicas que absorvem a umidade do ar e a mantém no cabelo. Assim, aumenta a hidratação dos fios. Mas cuidado, pois se você estiver uma cidade com clima muito seco, a glicerina tende a deixar os fios ressecados, se for usada pura.

O Bepantol é um medicamento utilizado para manter a pele e o cabelo hidratados, ajudar na recuperação celular para contribuir com a regeneração e o fortalecimento dos fios. A melhor versão para cabelo é o Bepantol líquido. Se juntar os dois para fazer uma hidratação com glicerina e Bepantol, esses serão os resultados:

Hidratação extra aos fios

Os dois produtos vão contribuir com seu efeito hidratante. O Bepantol vai ajudar a segurar no cabelo a umidade absorvida do ar pela glicerina. Então, você terá cabelos mais hidratados e por mais tempo.

Maciez e brilho

Quando o cabelo está bem hidratado, a maciez e o brilho são uma consequência natural. Claro que o resultado vai ser ainda melhor se você mantiver as pontas aparadas, não lavar o cabelo com água muito quente, usar protetor térmico antes de usar secador ou chapinha e usar produtos próprios para o seu tipo de cabelo. Uma vez por mês também é importante fazer uma esfoliação capilar para remover os resíduos de tantos produtos usados ao longo do mês e que impedem a absorção de água e nutrientes.

Redução de frizz

O frizz se forma especialmente nos fios ressecados que ficam quebradiços e espetadinhos. Logo, com a hidratação de glicerina e Bepantol, que vai deixá-los bem sedosos e homogêneos, o frizz não vai existir, apenas fios contínuos, com caimento e balanço.

Como fazer

Assim como a maioria das receitas caseiras de hidratação para o cabelo, essa também é muito fácil de preparar e aplicar.

1. Prepare o cabelo

O primeiro produto que deve ter é um xampu para limpeza profunda. Esse tipo de xampu deve ser usado apenas em situações específicas, como antes de uma hidratação. Se remover todos os resíduos do couro cabeludo com muita frequência, ele vai ficar desprotegido e produzir mais sebo, trazendo a oleosidade.

Então, compre um xampu antirresíduos para o seu tipos de cabelo e, antes de fazer a hidratação, lave o cabelo duas vezes com o xampu. Enxágue bem, retire o excesso de água com uma toalha e penteie, sempre de baixo para cima.

2. Prepare a hidratação

Para fazer a máscara de hidratação com glicerina e Bepantol você vai precisar de 1 colher de sopa de Bepantol líquido, 2 colheres de sopa de glicerina líquida e 4 colheres de sopa de um creme para hidratação comum.

Se não for o suficiente para o tamanho do seu cabelo, aumente as quantidades proporcionalmente. Essa receita é para um cabelo até os ombros e pouco volumoso.

Misture todos os três ingredientes em um potinho até ficarem totalmente incorporados. Vai ficar uma mistura meio coalhada, mas é assim mesmo.

3. Aplique nos fios

Separe o cabelo por mechas e vá aplicando a máscara, das pontas à raiz, sempre no sentido do comprimento dos fios, sem esfregar. Faça um coque com cuidado, pois o cabelo vai ficar bem macio. Se tiver, coloque uma touca térmica (somente térmica, não elétrica) e deixe agir por meia hora.

4. Enxágue

Enxágue o cabelo com água morna ou fria e, de preferência, deixe secar naturalmente pegando um pouco de sol. Evite passar secador ou chapinha logo depois dessa hidratação, pois os fios estão justamente precisando evitar o calor que o resseca.

Se o seu cabelo estiver muito ressecado, aplique essa hidratação duas vezes por semana. Se não estiver, uma vez por semana está bom. Para ajudar a manter o efeito, sempre use protetor térmico antes de expor os fios ao calor excessivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
fondue de chocolate
Fondue de chocolate: 15 receitas perfeitas para experimentar
sintomas de pneumonia
Conheça quais são os sintomas de pneumonia