em

Como cuidar de cabelos loiros: 7 dicas preciosas

Já que é para ter um loiro impactante, vale a pena tomar os cuidados certos para que seja um cabelo saudável e brilhoso

cuidar de cabelos loiros
Crédito: Unsplash

Os cabelos loiros são glamorosos, pois chamam a atenção por quer que passem. Aliás, chamam a atenção sendo platinados ou estando amarelados, então, é bom saber como cuidar de cabelos loiros se quiser que os seus sejam vistos como bem tratados, sedosos e saudáveis.

Veja também: como clarear cabelo com camomila

7 Dicas para cuidar de cabelos loiros

Não importa se o seu loiro é natural ou feito no salão, ele precisa de cuidados especiais para estar sempre bonito. Se você tem dúvidas sobre quais produtos usar, quando lavar, como secar e tratamentos de manutenção, veja essas dicas básicas.

1. Avaliação de um profissional especializado

Se você está planejando mudar o tom do seu loiro ou passar a usar o loiro, o primeiro passo é escolher um bom profissional que seja especializado em cabelos descoloridos. É muito importante valer uma avaliação antes de tomar qualquer decisão.

Assim, ficará sabendo até que tom o seu fio pode chegar e se vai precisar de algum tratamento antes de aplicar a nova cor. A ideia é evitar que você se frustre com um resultado que não esperava e que consiga fazer uma manutenção tranquila, mantendo o cabelo saudável.

Veja também: como cuidar de cabelo com mechas

2. Preparo dos fios

cuidar de cabelos loiros preparo do fio
Crédito: Unsplash

Depois de conversar com o profissional e escolher a cor de loiro que vai aplicar, precisa preparar o fio. O ideal é que seja feita uma hidratação profunda no cabelo pelo menos uma semana antes. Assim ele vai ficar mais saudável e resistente ao aplicar qualquer química, em especial se for descolorir.

3. Não lavar todos os dias

Para que o tom do seu loiro seja mantido bonito por mais tempo, não deve lavar o cabelo todos os dias, exceto se ele estiver oleoso demais. Mesmo nesse caso, o ideal é ir ao dermatologista antes de pintar o cabelo para que ele recomende os produtos adequados para reduzir essa oleosidade. De modo geral, pode lavar o cabelo dia sim e dia não ou ficar até 2 dias sem lavar, dependendo do aspecto que ficar.

Essa dica é válida por dois motivos. Um deles é que a cor sai mais rápido e desbota a cada lavagem. O outro é que, ao lavar demais, o couro cabeludo vai ficar desprotegido e vai acabar produzindo ainda mais óleo natural que serve como camada protetora para manter os fios nutridos.

4. Cuidado com o excesso de calor

Cuidar de cabelos loiros também exige o uso de um protetor térmico antes de passar secador, chapinha ou babyliss nos fios. Além disso, se for ficar longas horas do sol, prefira usar um creme protetor e um chapéu ou boné. Na hora do banho, nunca lave os fios com água muito quente, sempre morna ou fria, pois o excesso de calor vai ressecar o couro cabeludo e os fios.

5. Uso de matizador

O matizador é um dos produtos que não pode faltar no banheiro de quem tem cabelos loiros, principalmente se forem pintados. Como deve saber, depois de algum tempo o cabelo desbota e fica amarelado. Isso acontece com mais frequência no verão por causa do sol, do cloro da piscina e do sal do mar.

Então, o matizador é o grande salvador da pátria enquanto não chega o momento de fazer o retoque de cor. A aplicação é bem simples, como um xampu, e precisa de poucos minutos para fazer efeito.

6. Cronograma capilar

cuidar de cabelos loiros cronograma capilar
Crédito: Unsplash

O cronograma capilar é composto por três tipos de tratamento para fazer ao longo do mês. São eles a hidratação, a nutrição e a reparação dos fios. O seu cabeleireiro poderá ajudar a determinar as datas de cada tratamento, mas o importante é não deixar de fazê-los, pois a química agride muito o cabelo loiro pintado ou descolorido.

7. Retoque

Na hora de retocar o seu loiro, lembre-se que não é necessário descolorir ou repintar todo o comprimento dos fios. Apenas retocar a raiz é o suficiente. Se todas as vezes você quiser pintar o cabelo todo, terá que redobrar os cuidados com o cronograma capilar, pois os fios ficarão muito mais frágeis. Então, cuidar de cabelos loiros pode ser bem simples quando você respeita os limites do seu tipo de cabelo.

Agora que sabe quais são as principais dicas de como cuidar de cabelos loiros, aproveite e descubra qual é o melhor tom de loiro para você:

caldo de feijão

Caldo de feijão: 10 receitas cheias de sabor

hidratação para cabelo

Hidratação para cabelo caseira: veja como recuperar o brilho