em

10 Mitos e verdades sobre cabelos e cuidados

Será que você sabe mesmo cuidados do seu cabelo? Veja essas dicas e descubra o que está fazendo de certo e de errado.

quais os mitos e verdades sobre cabelos
Crédito: Freepik

Cuidar bem dos cabelos é uma tarefa diária e cheia de particularidades. Isso porque, mesmo existindo muitos produtos para todo tipo de cabelo, é preciso fazer testes para saber o que funciona melhor no seu. Além disso, existe uma série de mitos e verdades sobre cabelos que acabam deixando todo mundo na dúvida sobre o que pode ou não fazer com as madeixas.

Se você já não sabe mais quanto usar de shampoo, se pode lavar o cabelo todo dia e o que faz ele crescer ou enfraquecer, vai tirar essas dúvidas e mais algumas agora. Mas de fato, lembre-se que o seu cabelo é único, e por mais que saber dos mitos e verdades ajude a cuidar melhor dos fios, você deve ter paciência até descobrir uma rotina de cuidados que se adapte ao seu cabelo.

1. Usar escova de cerdas naturais deixa o cabelo mais brilhoso

escovar cabelo com cerdas naturais faz bem
Crédito: Freepik

Verdade. As escovas feitas de cerdas naturais ajudam a distribuir melhor a oleosidade natural dos fios, evitando que fique tudo acumulado perto da raiz e levando o brilho para o cabelo todo. Claro que se o cabelo já estiver com aspecto oleoso, ao escovar ele vai ficar ainda mais. Então essa dica vale para a escovação enquanto os fios ainda estiverem com pouco óleo.

2. Raspar o cabelo é bom para engrossar os fios

Mito. Ao raspar o cabelo nada ocorre na estrutura dos fios, então eles vão voltar a crescer na mesma espessura. Inclusive, nunca use algum tipo de técnica que arranque a raiz do fio, como as usadas na depilação do corpo, pois eles poderão ficar mais finos e fracos.

3. Usar qualquer tipo de chapéu aumenta a caspa

usar chapéu com frequência estraga cabelo
Crédito: Freepik

Verdade. Um cabelo saudável não pode passar muitas horas sendo abafado por um boné, chapéu, boina ou bandana. Ele precisa de luz e de ar fresco. Se ficar usando esses acessórios o tempo todo, os cabelos vão ficar mais fracos, a oleosidade vai aumentar e o risco da caspa também.

4. Deve-se arrancar os primeiros fios brancos para que não cresçam mais

Mito. Esse é um dos maiores mitos entre os mitos e verdades sobre cabelos. Os fios de cabelo branco vão aparecer, você queira ou não. Arrancá-los não faz com que parem de crescer, pois eles ficam dessa cor quando a produção de melanina do seu organismo diminui. Então deixe-os vir brancos mesmo, pois é sinal de que ainda estão crescendo, e isso é bom.

5. Fazer uma dieta saudável ajuda a ter cabelos mais bonitos

alimentação adequada faz ter cabelo saudável
Crédito: Freepik

Verdade. A aparência da sua pele, das unhas e dos cabelos é reflexo dos seus hábitos saudáveis para se alimentar. Então, entre os mitos e verdades sobre cabelos, comer bem faz os fios ficarem mais bonitos. Quanto mais nutrientes comer, em quantidade equilibrada, mais seus cabelos crescerão fortes, assim como todo o corpo.

6. Dormir com o cabelo molhado faz mal

Verdade, em todos os sentidos. Dormir de cabelo molhado é um péssimo hábito que faz mal para os fios, para a sua saúde e para o travesseiro. Tudo se prejudica, pois o ambiente quente e úmido é propício para os fungos e as bactérias, além de deixar o cabelo opaco e com mau cheiro. Então, se for lavar o cabelo antes de dormir, seque-o o máximo possível antes de deitar.

7. Cortar as pontas dos cabelos incentiva o crescimento

cortar pontas cabelos faz crescer mais rápido
Crédito: Freepik

Mito. Você já deve ter ouvido falar que para o cabelo crescer mais rápido deve manter as pontas aparadas, mas essa afirmação não faz muito sentido. Então, entre os mitos e verdades sobre cabelos, esse é um mito. O que acontece é que quando as pontas estão muito feias, secas e quebradiças, o cabelo vai continuar rescendo na raiz, mas logo vai se quebrar nas pontas, então o comprimento não vai aumentar.

8. Não se deve lavar o cabelo todo dia

Mito. Cada pessoa tem necessidades diferentes na hora de cuidar dos cabelos, e especialmente quem tem fios muito oleosos precisar lavar diariamente. Mas essa limpeza deve ser feita com produtos adequados, com água morna e sem excesso de produtos, ou irá fazer com que os fios fiquem ainda mais oleosos.

9. Lavar o cabelo com água fria deixa-o mais bonito

lavar cabelo com água fria faz bem
Crédito: Freepik

Verdade. A água quente resseca os fios, então sempre que puder, lave-os com água morna ou fria, evitando esse efeito colateral. Depois de receber essa água fria, as cutículas dos fios se fecham deixando-os mais brilhosos e protegidos.

10. Colocar vitaminas nos produtos de cabelo é bom para os fios

Mito. Cada produto que você compra para utilizar no cabelo já vem com os ingredientes necessários para o que ele está oferecendo. Adicionar vitaminas não vai fazer com que sejam absorvidas pelo couro cabeludo. Se estiver precisando nutrir seus cabelos de alguma forma, vá ao dermatologista para fazer isso de uma forma mais segura e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Esporão no calcanhar: o que é, sintomas e tratamentos

tirar mancha de esmalte da roupa

Como tirar mancha de esmalte da roupa?