em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Benefícios e como usar touca térmica nos cabelos

Conheça os diferentes tipos de toucas e como utilizar cada uma com segurança
como usar touca térmica
Crédito: Freepik

Por mais que não seja recomendado usar água muito quente nos cabelos, nem excesso de chapinha, secador e sol, com a touca térmica é diferente. Tudo porque ela deve ser usada em um momento específico, que é durante a hidratação. Assim, ela vai permitir que as cutículas dos fios se abram para receber melhor o produto hidratante. Então, se ainda não tem a sua, veja a seguir quais são os benefícios, como usar e qual o melhor tipo.

Benefícios da touca térmica para o cabelo

tipo de touca térmica alumínio
Crédito: Raskalo

A touca térmica é um equipamento de cuidado capilar muito antigo. Justamente por ser são eficiente é que ela continua sendo usada, geração após geração. Veja o que faz a touca ser parceira das hidratações.

1. Abre as cutículas

Como já mencionado, a principal função da touca é aquecer os fios para que suas cutículas sejam abertas. Assim, eles irão absorver melhor e mais rápido os nutrientes que estão sendo passados através do hidratante.

2. Colabora com outros procedimentos

Não é só na hora de hidratar os cabelos que as toucas são usadas. Elas cumprem a mesma função para melhorar os processos de alisamentos e colorações.

3. Aumentam a maciez e o brilho

Por causa do seu efeito, seja nas hidratações, alisamentos ou colorações, a touca vai promover um resultado de mais brilho e maciez aos fios.

Touca elétrica x de alumínio: qual a melhor?

tipo de touca térmica elétrica
Crédito: Profissional da Beleza

Existem basicamente dois tipos de touca térmica que ajudam a acelerar o processo de hidratação e deixar o cabelo mais sedoso. A touca elétrica e a touca não elétrica.

A touca elétrica é um modelo que vem com um dispositivo de aquecimento acionado quando a touca é ligada na tomada. Por atingir uma temperatura mais elevada, ela vai acelerar o processo de abertura das cutículas.

Porém, oferece maior risco aos cabelos, porque pode aquecer demais e queimar o couro cabeludo ou os fios. Assim, pode deixar o cabelo mais ressecado e oleoso. Então pode usar, mas com muito cuidado quanto à temperatura.

Já a touca não elétrica pode ser de alumínio, de plástico ou de isopor. Todos esses materiais são bem mais tranquilos de usar. Esse tipo não precisa ser ligado na tomada. Sua função é apenas de manter o couro cabeludo abafado, retendo o calor, e em uma temperatura mais elevada do que se estivesse sem touca nenhuma.

Então o efeito não é tão acelerado quanto o da touca elétrica, porém também funciona e é mais seguro. Se você esquecer e deixar mais tempo no cabelo do que o recomendado para o efeito da hidratação, não vai causar danos.

Como usar passo a passo

tipos de touca térmica a usar
Crédito: Vai e Vem da Vida

Mesmo trazendo benefícios aos processo de absorção de cosméticos pelos fios de cabelo, a touca térmica não precisa ser utilizada sempre. Isso porque atualmente vários produtos já são feitos para ativarem mais rápido e cumprir com o papel da touca. Então, aos poucos, ela está caindo em desuso.

Além disso, é preciso ter cuidado com o tempo que fica com a touca no cabelo. Só deve usar o suficiente para a absorção do produto. Especialmente no caso da touca elétrica, que vai na tomada e fica esquentando, deve cuidar para que ela não queime o couro cabeludo nem os cabelos, pois existe esse risco.

Então, veja como usar a touca térmica das duas formas. Na versão de alumínio, sem precisar aquecer, e na versão elétrica.

1. Touca de alumínio, plástico ou isopor

Esses passos são para a touca que não necessita ir na tomada. Então, ela não oferece risco algum aos fios e é muito simples de usar. Veja como:

  1. Lave os cabelos e aplique o produto da hidratação;
  2. Faça um coque bem no topo da cabeça para ficar firme;
  3. Coloque a touca no cabelo e deixe pelo tempo de ação do produto, recomendado na embalagem.

2. Touca elétrica

Para a touca térmica elétrica você precisa ter mais cuidado na hora do uso e tem um segredo importante para evitar danos. Veja como fazer.

  1. Coloque a touca na tomada para aquecer;
  2. Vá lavar os cabelos e aplicar o produto da hidratação;
  3. Retire a touca da tomada e aguarde um ou dois minutos;
  4. Coloque a touca sobre os cabelos, em coque, e deixe pelo tempo de ativação do produto. Assim, como a touca já vai estar desligada, apenas vai transmitir aos fios o calor que já alcançou, sem aumentar e oferecer riscos. Mesmo assim, se sentir que está quente demais, retire do cabelo e espere esfriar mais um pouco.

Receitas de hidratação para fazer com a touca

tipos de hidratação para fazer com touca térmica
Crédito: Polvilhos

Agora que já conhece as diferenças entre os tipos de touca e como deve usar, é só começar. Você pode usar a touca com qualquer tipo de hidratação, mas verifique no rótulo do seu produto se ele necessita da touca. Hoje existem produtos de ativação rápida, fazendo com que a touca seja desnecessária.

No entanto, ela não é proibida. É legal para quando você tem mais tempo para fazer a hidratação ou para quando deseja um resultado mais profundo, deixando os fios muito mais macios e sedosos. Veja quais tipos de hidratação com produtos e caseiras pode fazer usando a touca.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

passar roupa
Como passar roupa com ferro
alimentos que provocam gases
10 Alimentos que provocam gases